O que e uma analogia?

Perguntado por: Bernardo Pinto de Fonseca  |  Última atualização: 10. Juni 2025
Pontuação: 4.7/5 (3 avaliações)

Analogia é um processo cognitivo de transferência de informação ou significado de um sujeito particular para outro sujeito particular, e também pode significar uma expressão linguística, correspondendo a este processo.

Como se faz uma analogia?

Para propor uma analogia há a criação de um paralelo entre coisas distintas que tenham algo em comum, possibilitando uma conclusão acessível para o(s) ouvinte(s).

O que é uma analogia no texto?

A analogia é amplamente utilizada no direito e em textos filosóficos para se defender ideias que necessitam de comparação para serem discutidas e compreendidas. É, também, uma comparação que, muitas vezes, necessita de conectivos para “funcionar” na frase, tais como “assim como”, “da mesma forma”, entre outros.

Como identificar a analogia?

A estrutura linguística utilizada na analogia se estabelece por meio de expressõescomparativas, por exemplo: como, tal qual, semelhante a, parecido com, quanto, do que, lembra a, etc.

Como usar analogia na frase?

Na linguagem escrita, justamente por ser um recurso explícito, ou seja, explicado de modo claro e sem ambiguidades, a analogia pode vir acompanhada das seguintes conjunções, ou elementos que ligam termos e frases, por exemplo: “como”, “tal qual”, “semelhante a”, “parecido com”, “assim como”, “da mesma forma”, etc.

O que é - Analogia

38 questões relacionadas encontradas

Quais são os tipos de analogia?

No direito, existem três tipos principais de analogia: Analogia legis; Analogia juris; e. Analogia in malam partem.

Qual é a função da analogia?

A analogia tem um papel muito significativo na resolução de problemas, tomada de decisão, percepção, memória, criatividade, emoção, explicação e comunicação, geralmente por meio de tarefas básicas, como identificação de lugares, objetos e pessoas, por exemplo.

Qual a diferença entre analogia é metáfora?

uma analogia compara explicitamente as estruturas de dois domínios: ela indica semelhança ou identidade de partes das estruturas. Uma metáfora, por sua vez, compara implicitamente, destacando características ou qualidades relacionais que não coincidem em dois domínios.

Quando ocorre a analogia?

Então, analogia ocorre quando temos uma conduta prevista em lei, tipificada como crime, por exemplo, e outra conduta extremamente semelhante, quando comparada, mas que não está prevista em lei.

Qual é o princípio da analogia?

A analogia consiste na aplicação de uma norma jurídica concebida para uma dada situação de fato a uma outra situação semelhante, mas que não fora prevista pelo legislador.

O que é responder por analogia?

A analogia é o raciocínio que se desenvolve a partir da semelhança entre casos particulares. Através dele não se chega a uma conclusão geral, mas só a outra proposição particular.

Qual a diferença entre analogia e interpretação?

A interpretação extensiva baseia-se no plano teórico, na possibilidade de referir um certo caso não expressamente considerado pela letra da lei ao seu pensamento. Diferencia-se da analogia na medida em que o caso real é meramente semelhante aos casos previstos pela lei, sem no entanto ter sido pensado por ela.

Qual palavra pode substituir analogia?

Semelhança entre seres, coisas e fatos: 1 semelhança, similaridade, correspondência, conformidade, aproximação, parecença, afinidade, equivalência, relação, correlação, similitude, vizinhança, identidade, paridade, coerência, uniformização homogeneidade, homogenia.

O que é sinônimo de analogia?

Semelhante: 1 aproximado, afim, similar, parecido, semelhante, igual, comparado, conforme, congênere, correlativo, correlato, correspondente, equivalente, gêmeo, idêntico, paralelo, parente, próximo, símil, símile, vizinho.

O que é falsa analogia exemplos?

Se duas coisas que vão ser comparadas não são realmente parecidas em aspectos relevantes, a analogia é fraca e o argumento que se apóia nela comete a falácia da falsa analogia. Exemplo: “As armas de fogo são como martelos – ambos são instrumentos com partes metálicas que podem ser usados para matar alguém.

Qual é o propósito de usar um argumento por analogia?

Quando se quer ter uma proximidade maior com o leitor, a analogia é um caminho muito bom, pois ela consegue sair do campo das ideias e apresentar algo palpável para ele visualizar, e isso funciona muito bem na argumentação.

Quando a analogia é permitida?

É sabido que o recurso à analogia é sempre legítimo quando “estendemos a um caso não previsto aquilo que o legislador previu para outro semelhante, em igualdade de razões.

Como saber se a frase é uma metáfora?

Elas podem ser literais, subentendidas, mentais ou abreviadas. Mentalmente, o filho comparou a rua a um formigueiro: é uma multidão que vai e vem sem parar. Portanto, usou a palavra “formigueiro” no sentido figurado ou conotativo. A essa comparação mental e abreviada chamamos de metáfora.

O que é analogia visual?

Uma analogia visual é uma comparação entre duas coisas que são semelhantes em alguns aspectos, mas não em outros.

Quando se usa metáfora?

Metáfora é uma figura de linguagem muito utilizada para fazer comparações por semelhança. É o uso de uma palavra com o significado de outra. É um tipo de comparação subjetiva, momentânea.

Artigo anterior
Quais são os tipos de caules subterrâneos?
Artigo seguinte
Como chama uma melhor amiga?