Quais são os tipos de caules subterrâneos?
Perguntado por: Érika Brito | Última atualização: 10. Juni 2025Pontuação: 4.1/5 (8 avaliações)
Os caules subterrâneos são aqueles que se desenvolvem sob o solo. Existem três tipos deles: rizoma, bulbo e tubérculo. → Rizoma: caule espesso, com nós e entrenós bastante definidos e, geralmente, ricos em reservas.
Quais são os 4 tipos de caule?
- Tronco: caule robusto, rígido e lenhoso que apresenta ramificações concentradas, geralmente no ápice. ...
- Haste: caule flexível, verde e fotossintetizante. ...
- Colmo: caule que apresenta como característica marcante a presença de gomos. ...
- Estipe: caule geralmente não ramificado, com folhas concentradas no ápice.
Qual a diferença entre caules aéreos e caules subterrâneos?
Geralmente, os caules se apresentam de forma aérea, ou seja, acima do solo (em contato através da raiz), embora existam caules subterrâneos e até aquáticos, que podem ser classificados quanto ao seu formato de crescimento.
Como é possível distinguir um caule subterrâneo?
Os caules subterrâneos desenvolvem-se sobre o solo e são ricos em substâncias nutritivas. Eles são classificados em rizomas, tubérculos e bulbos. Os rizomas são caules que apresentam gemas laterais e crescem sob a superfície do solo emitindo algumas folhas, como o gengibre e a samambaia.
Quais vegetais são subterrâneos?
- A cenoura, a batata-doce, o nabo, a mandioca e a beterraba são raízes tuberosas. Elas atuam como órgãos especiais de reserva. - Já a batata comum, ou inglesa, é um tubérculo: um caule subterrâneo rico em material nutritivo.
Caules subterrâneos - Botânica - Biologia
Quais são os tipos de caule?
Podem ser classificados em eretos, trepadores e rastejantes. Os caules eretos estão relacionados, por exemplo, com plantas de floresta que precisam competir por luminosidade. São exemplos de caules aéreos eretos o tronco, o estipe, a haste e o colmo.
Quais são os três tipos de caule?
Os caules podem ainda apresentar algumas especializações, ajudando a planta, por exemplo, na fixação no substrato, na realização de fotossíntese e na proteção contra herbivoria. De maneira geral, podemos classificar os caules em três tipos principais: aéreos, subterrâneos e aquáticos.
Qual é o tipo de caule do chuchu?
Algumas espécies que possuem caules volúveis são o chuchu, a uva e o maracujá. do solo, produzindo ramos aéreos ou folhas. Podem ser do tipo: a) Rizoma: desenvolvendo-se horizontalmente como o das bananeiras.
Qual é o tipo de caule da cebola?
O caule é de formato de disco com entrenós muito curtos, constitui a base do bulbo e localiza-se abaixo do nível do solo. O sistema radicular é do tipo fasciculado, formado por raízes adventícias finas e bem providas de pêlos radiculares no terço médio inferior.
Qual é o tipo de caule do Coqueiro?
O caule do coqueiro é do tipo estipe, não ramificado, com uma única gema apical (Figura 1).
Como é possível diferenciar raízes e caules subterrâneos pela morfologia?
Os caules subterrâneos, como os rizomas, possuem gemas, enquanto as raízes subterrâneas, como os tubérculos, não possuem. Além da presença de gemas, outros fatores podem ser usados para distinguir um caule subterrâneo de uma raiz subterrânea.
Qual é o tipo de caule do bambu?
Os bambus possuem caule do tipo rizoma (subterrâneo) no qual estão gemas que originam o colmo (caule aéreo) e este, em geral, é dividido em nós (regiões do caule de onde saem as folhas) e entrenós (região entre um nó e outro) bem visíveis, dando suporte às folhas.
Como o caule é dividido?
O caule está dividido em: gema terminal (estrutura responsável pelo crescimento do vegetal), nó (região por onde saem as folhas, ou flores, ou uma ramificação do caule), entrenó (região localizada entre dois nós) e gema axilar (produção de folhas ou ramo folioso).
Qual é o tipo de caule da bananeira?
O caule verdadeiro da bananeira, também chamado de rizoma, é subterrâneo e cresce horizontalmente no solo.
O que é um caule tipo rizoma?
Os caules subterrâneos do tipo rizoma acumulam substâncias nutritivas e se desenvolvem próximos à superfície do solo. Nesse tipo de caule podemos observar vários ramos e raízes saindo dele. Esses tipos de caules subterrâneos podem ser vistos em samambaias, gengibre, bananeiras, etc.
Qual é o tipo de caule do milho?
O caule do milho é um colmo ereto, geralmente não ramificado e apresentando nós e entrenós que se denominam de meritalos, os quais são esponjosos e relativamente ricos em açúcar (Figura 5). O caule, além de ter a função de suportar as folhas e partes florais, é também um órgão de reserva, armazenando sacarose.
Qual é o tipo de caule da Cana-de-açúcar?
Entre as suas principais características, ela apresenta um caule delgado que é coberto por folhas compridas e verdes. Inclusive, é nesse caule, robusto, que se concentra o maior teor de açúcar da planta.
Qual o tipo de caule da batata?
O caule aéreo da batata é normalmente oco na sua parte superior. Tem secção circular, quadrangular ou triangular, podendo apresentar asas, que são lisas ou onduladas. Quando o caule cresce diretamente do tubérculo-mãe ou próximo dele, é chamado de "rama", que pode ou não se ramificar.
O que é um caule Rizóforos?
Rizóforo é um caule com geotropismo positivo não originário da plúmula do embrião, presente em plantas com sistema caulinar bipolar de ramificação, isto é, a planta possui ramos aéreos, as quais tem geotropismo negativo e formam folhas, e ramos basais, os quais tem geotropismo positivo e formam raízes.
O que é um caule herbáceo?
caule herbáceo - caule macio ou maleável com presença de tecido colenquimático e consequentemente com acúmulo da celulose junto à parede celular (podendo, geralmente, ser cortado apenas com a unha);
O que é um caule Sarmentoso?
b) Sarmentoso: caules que apresentam elementos de fixação ao longo de seu crescimento, como gavinhas (chuchu) e raízes grampiformes (hera).
Qual o tipo de caule do gengibre?
Zingiber officinale, o gengibre pertence à família das Zingiberaceae, que é uma planta perene que pode atingir mais de 1 m de altura. Suas folhas verde escuras nascem de um caule duro, grosso e subterrâneo, conhecido como rizoma, que é a parte mais usada para o consumo.
Por que o caule do cacto e verde?
A parte perene do cacto é o caule, que é responsável pela fotossíntese. É geralmente de coloração verde, podendo também ser azulado ou acinzentado devido à presença de cera na epiderme.
O que é login do Instagram?
O que e uma analogia?