Qual é o objeto de intervenção do profissional assistente social?

Perguntado por: Álvaro Vieira  |  Última atualização: 25. April 2022
Pontuação: 4.1/5 (71 avaliações)

A intervenção profissional do assistente social pode ser caracterizada pelo atendimento às demandas e necessidades sociais de seus usuários, que podem produzir resultados concretos, tanto nas dimensões materiais, quanto nas dimensões sociais, políticas e culturais da vida da população, viabilizando seu acesso às ...

O que é objeto de intervenção?

O objeto de intervenção define onde o profissional irá atuar, desta forma a questão social é o objeto genérico do serviço social. A atuação do serviço social está intrisicamente ligada com as demandas do sistema capitalista.

Qual o objeto do planejamento da intervenção profissional?

O objeto do planejamento da intervenção profissional é o segmento da realidade que lhe é posto como desafio, é o aspecto determinado de uma realidade total sobre o qual irá formular um conjunto de reflexões e de proposições para a intervenção.

O que o assistente social na intervenção profissional deve ter em sua prática?

O conhecimento é, sem dúvida, o principal instrumento de trabalho em qualquer área, pois permite que o profissional tenha uma real dimensão das diversas possibilidades de intervenção.

Quais as formas de intervenção do assistente social nos movimentos sociais?

dentre as principais atividades desenvolvidas pelos/as assistentes sociais estão a formação política, por meio de cursos, oficinas e seminários; ações de assessoria e acompanhamento técnico para a elaboração de projetos de assentamento e moradias urbanas; formação/capacitação de lideranças para intervir nos conselhos ...

Objeto de Intervenção dos Assistentes Sociais: a CIDADE. 7a Pergunta - Serviço Social.

18 questões relacionadas encontradas

Qual a importância do compromisso do Serviço Social com as demandas dos movimentos sociais?

Dessa forma, o compromisso histórico do Serviço Social com os movimentos sociais visa contribuir com os grupos sociais e pessoas que lutam por condições de vida e trabalho, articulando forças e construindo alianças estratégicas com os que sofrem opressões econômicas, de classes, gênero, de orientação sexual, entre ...

Quais foram as contribuições dos movimentos sociais para a reconceituação do Serviço Social?

Podemos apontar quatro principais conquistas no movimento de reconceituação: a articulação de uma nova concepção da unidade latino-americana; a explicitação da dimensão política da ação profissional, tendo em vista de que o tradicionalismo ocultava a dimensão política da profissão e a interlocução crítica com as ...

É uma prática da atuação do profissional de Serviço Social?

Assistencialismo refere-se a uma prática de proteção à indivíduos fragilizados e vulneráveis, por meio de ações como doações, caridade, herança do serviço social tradicional de 1930.

Qual é o papel do assistente social como gestor frente aos desafios da prática profissional?

Resumo: O assistente social é um dos profissionais requisitados a atuar na gestão das políticas públicas. Trata-se de um dos campos profissionais onde exerce função de planejamento e avaliação de programas, projetos e serviços das políticas públicas.

Quais elementos que compõem o processo de trabalho do assistente social?

- direção ética: compreende um caminho a ser seguido, não podendo ser considerada pronta e acabada; - construção coletiva: construída com os sujeitos; - competência coletiva: configura-se em transformar a realidade, em que o exercício profissional cotidiano é o exercício político (LOPES apud MARTINELLI, 1994, p.

Qual é o objeto de intervenção do profissional assistente social enquanto profissional inserido na divisão sociotécnica do trabalho?

Como profissional inserido na divisão sociotécnica do trabalho, o assistente social é demandado a desenvolver ações como gestor e executor de políticas sociais, programas, projetos, serviços, recursos e bens no âmbito das organizações públicas e privadas, operando sob diversas perspectivas, como no planejamento e ...

O que é planejamento no Serviço Social?

O processo de planejamento proporciona a participação e a aprendizagem a todos os envolvidos e promove a pactuação de um projeto coletivo mediante a tomada conjunta de decisão. Nesse sentido, o processo é mais importante que o produto.

O que define o conceito de planejamento?

O que é Planejamento:

O planejamento consiste em uma importante tarefa de gestão e administração, que está relacionada com a preparação, organização e estruturação de um determinado objetivo. É essencial na tomada de decisões e execução dessas mesmas tarefas.

Quais são os tipos de intervenção social?

Rothmam (1995) apresenta três modelos de intervenção – Planeamento Social; Desenvolvimento Local; Acção Social/ Política – para os quais definiu 12 variáveis que ajudam a caracterizar e a diferenciar cada modelo: Objectivos/ finalidade da acção comunitária; Postulado sobre a estrutura comunitária e a problemática; ...

São instrumentos de intervenção da realidade?

Os instrumentos ligados à intervenção da realidade são os encaminhamentos, as reuniões e assembleias, dentre outros. 2 A divisão em instrumentos de apreensão da realidade e de intervenção da realidade é observada rigorosamente pelos assistentes sociais?

O que é a instrumentalidade no trabalho do assistente social?

RESUMO: A instrumentalidade do Serviço Social é uma propriedade da profissão que possibilita o atendimento das demandas e o alcance de objetivos por meio da objetivação das intencionalidades profissionais.

Qual o papel do assistente social na gestão social?

1-Coordenar, elaborar, executar, supervisionar e avaliar estudos, planos, pesquisas, programas e projetos na área de Serviço Social; 2- Planejar, organizar e administrar programas e projetos em Unidade de Serviço Social.

Quais os maiores desafios da prática profissional do assistente social?

Os 5 maiores desafios da assistência social
  • Falta de esclarecimento sobre a função.
  • Não dar conta de tanto trabalho.
  • Lidar com público em vulnerabilidade.
  • Problemas na liberação de recursos.
  • Dificuldade de acessar quem precisa.
  • Adquirir habilidades fundamentais.
  • Organização.
  • Mudança na visão assistencialista.

São desafios postos a ação profissional do assistente social?

Os Assistentes Sociais que trabalham no CRAS tem muitos desafios a superar, como a falta de autonomia, como IAMAMOTO, (2009) afirma esses profissionais possuem uma autonomia relativa, o clientelismo, a precariedade no local de trabalho também contribui para a superação desses desafios.

Quais são as características do serviço social tradicional?

Este serviço social tradicional pode ser facilmente caracterizado por seu desempenho profissional assistemático, intuitivo, carente de procedimentos técnico-ciêntificos bem determinados e rigorosos, informado por valores de cunho liberal, voltado a correção(numa perspectiva claramente funcionalista) das chamadas “ ...

O que é sistematização da prática em serviço social?

Sistematização da prática é definida como “(...) todo o processo de organização teórico-metodológico e técnico instrumental da ação profissional em Serviço Social” (ALMEIDA, 1997, p. 3).

O que foi o movimento de reconceituação o que representou para o Serviço Social?

O Movimento de Reconceituação é o marco do Serviço Social que vem propor a ruptura das práticas tradicionais, é através deste movimento que surge um perfil profissional mais crítico, capaz de atuar nos desafios postos à profissão.

Quais as três vertentes do movimento de reconceituação do Serviço Social?

Tal disputa é polarizada por três vertentes teórico-metodológicas denominadas: Modernizadora, Reatualização do Conservadorismo e Intenção de Ruptura.

Qual foi a principal vitória do movimento de reconceituação?

Neste contexto, Netto (2005) diz que a principal conquista do Movimento de Reconceituação foi a recusa dos assistentes sociais em caracterizar-se exclusivamente em agentes técnicos, executores das políticas sociais.

Qual a importância dos movimentos sociais nos dias de hoje?

Os movimentos sociais são de extrema importância para a formação de uma sociedade democrática ao tentarem possibilitar a inserção de cada vez mais pessoas na sociedade de direitos. Os primeiros movimentos sociais visavam resolver os problemas de classes sociais e políticos, como a ampliação do direito ao voto.

Artigo anterior
Quem tem direito a carteira de estudante?
Artigo seguinte
Quantos e quais são os processos psicológicos os quais compõem o Hexaflex?