Quantos e quais são os processos psicológicos os quais compõem o Hexaflex?
Perguntado por: Hugo Denis Garcia | Última atualização: 25. April 2022Pontuação: 4.2/5 (56 avaliações)
Os seis processos que compõem o quando de Flexibilidade Psicológica em ACT envolvem processos como: Desfusão Cognitiva, Aceitação, Atenção Flexível ou contato com o momento presente, eu como (parte do) contexto (self como contexto), valores e ações comprometidas (Wilson, Strosahl &Hayes, 2012; Saban, 2015).
O que é Hexaflex?
O modelo do hexágono chamado Hexaflex ilustra os seis processos utilizados pela Terapia de Aceitação e Compromisso (ACT) para que o paciente alcance maior flexibilidade psicológica. Na ACT, flexibilidade psicológica refere-se ao nível de funcionamento do ser humano e à compreensão sobre o mesmo.
O que é a ACT psicologia?
O objetivo da ACT é “aumentar a flexibilidade psicológica, ou seja, a habilidade de entrar totalmente em contato com o momento presente e com as reações psicológicas que ele produz. A partir disso, manter ou mudar o comportamento na situação de acordo com os valores que a pessoa tem” (Fletcher & Hayes, 2004, p. 319).
O que é inflexibilidade psicológica?
A inflexibilidade psicológica pode ser definida como a incapacidade de mudar de opinião ou pensar de forma diferente, mesmo após eventos que provem que o pensamento original não está correto. ... Um autoconhecimento defasado é um dos grandes contribuintes para a inflexibilidade psicológica.
O que é self como contexto?
A ideia de self como contexto é sobre a experiência de si mesmo que cada pessoa tem, a noção de si como pessoa inteira que se desloca pelo mundo e pelo tempo, noção que é composta por conceitos ou autoconceitos.
PROCESSOS PSICOLOGICOS BASICOS
O que é o conceito de self?
Em uma definição sucinta, self inclui um corpo físico, processos de pensamento e uma experiência consciente de que alguém é único e se diferencia dos outros, o que envolve a representação mental de experiências pessoais (Gazzaniga & Heatherton, 2003).
Quais os tipos de self?
A diferença entre o primeiro tipo de eu e o segundo consiste na fixidez, maior ou menor. O eu como conceito tende e quer ser fixo, imutável, rígido.
Quais são os 6 processos psicológicos normais que permitem a flexibilidade psicológica?
Os seis processos que compõem o quando de Flexibilidade Psicológica em ACT envolvem processos como: Desfusão Cognitiva, Aceitação, Atenção Flexível ou contato com o momento presente, eu como (parte do) contexto (self como contexto), valores e ações comprometidas (Wilson, Strosahl &Hayes, 2012; Saban, 2015).
Como lidar com uma pessoa inflexível?
Invista na sua autoconfiança, empatia e na sua “voz interior”. Veja o lado bom dos imprevistos porque só assim será mais fácil lidar de maneira bem humorada com os problemas. Por fim, atingir mais flexibilidade ao ajudar outras pessoas e ouvir diferentes opiniões fará com que você seja bem quisto por todos.
O que é ser uma pessoa rígida?
Normalmente a pessoa rígida é “cabeça dura”, os seus pensamentos, escolhas e decisões não dão abertura para questionamentos. Ela se fecha na própria ideia, tem dificuldade em escutar ou aceitar opiniões diferentes das suas.
Como funciona a terapia de exposição?
Terapia de exposição é uma técnica usada em terapia comportamental para tratar perturbações de ansiedade. Consiste em expôr o paciente à fonte da sua ansiedade ou ao seu contexto sem que haja intenção de causar qualquer perigo, ajudando-o a superar a ansiedade ou receio.
Como funciona a abordagem centrada na pessoa?
A Abordagem Centrada na Pessoa (ACP) valoriza a aceitação, acolhimento e a autenticidade, ou seja, o terapeuta dentro da sua autenticidade partilha dos princípios centrados na pessoa. Trata-se de uma abordagem que é mais do que apenas um compilado de técnicas e normas.
Como funciona a terapia do esquema?
A Terapia do Esquema (TE) é uma abordagem integrativa, sistemática e estruturada. Seu início foi como uma extensão da Terapia Cognitiva para o tratamento de transtornos de personalidade, mas desde então desenvolveu uma identidade própria. A TE utiliza vários conceitos e métodos derivados de outras escolas.
O que significa Desfusão cognitiva?
Desfusão Cognitiva (DC) nada mais é do que procurar mudar as funções dos eventos privados (pensamentos, emoções, lembranças, etc.), principalmente quando lutamos contra eles (“não quero pensar nisso”, “não quero sentir isso”). Visa mudar a forma como nos relacionamos e interagimos com nossos pensamentos.
O que fazer para ser uma pessoa mais flexível?
- 2 – Seja grato. Dê mais atenção para as coisas boas que lhe acontecem e não tanto para as ruins. ...
- 3 – Ouça com atenção. ...
- 4 – Compreenda suas expectativas. ...
- 5 – Não tenha medo de mudar. ...
- 6 – Reflita. ...
- 7 – Seja curioso. ...
- 8 – Dê asas a sua imaginação. ...
- 9 – Alongue-se.
O que é uma pessoa inflexível?
adjetivo Que não possui flexibilidade; que não se consegue dobrar e/ou curvar. [Figurado] Que não se consegue persuadir, induzir ou comover; que resiste as influências; impassível ou austero. [Figurado] Que não se consegue alterar; sem mudanças: lei inflexível. Que não consegue se adaptar a distintas situações; rígido.
O que fazer com uma pessoa que te incomoda?
Crie fronteiras. Mostre, por exemplo, que há uma linha bem delimitada entre ser amigável e ser ingênuo. Se você perceber que alguém está tentando tirar vantagem de você, seja direto. Mostre que você sabe muito bem quando alguém não está sendo legal contigo.
O que fazer com uma pessoa que acha que sabe tudo?
- Tente ser compreensivo. ...
- Escolha suas batalhas. ...
- Falar pelo exemplo. ...
- Arme-se com argumentos. ...
- Mantenha seu senso de humor. ...
- Faça perguntas de teste. ...
- Ofereça críticas construtivas para essa pessoa sobre seu comportamento.
Quais os princípios da ACT?
- ATENÇÃO PLENA (Mindfulness) ...
- ACEITAÇÃO. ...
- COMPROMISSO COM VALORES. ...
- AÇÃO COMPROMETIDA.
Como aplicar a Terapia de Aceitação e Compromisso?
Um dos aspectos fundamentais desse tipo de terapia é a aceitação, ou seja, parar de lutar o tempo todo contra sentimentos ruins, como ansiedade, raiva e medo. O ideal é permitir que surjam, observá-los e deixá-los passarem, pois assim se desenvolve uma ação mais consciente em relação a eles.
O que é desesperança criativa?
A desesperança criativa é uma postura de desistir do controle sobre os eventos privados. De acordo com o modelo de psicopatologia da ACT, o controle sobre os eventos privados não é eficaz, pois funciona apenas a curto prazo, enquanto a médio e longo prazo é o responsável pelos problemas psíquicos.
Quais as duas características do self *?
A consciência do self nasce quando o ego passa a estar definido através da autoconsciência, da auto-expressão e do autocontrolo. ... A identidade dual do sujeito assenta na capacidade para formar uma imagem do self na sua perceção consciente do self corporal. Numa pessoa saudável, as duas identidades são congruentes.
O que é o self social?
O self social é as imagens que criamos na mente dos outros. São os papeis que nós aceitamos voluntaria e involuntariamente. Uma avaliação negativa do self pode acarretar em baixa autoestima e outros problemas de natureza psicológica.
O que é self ego id e superego na psicologia?
Id, Ego e Superego são conceitos criados por Freud para explicar o funcionamento da mente humana, considerando aspectos conscientes e inconscientes. Seriam três “partes” da mente que, integradas e atuando em conjunto, determinam e coordenam o comportamento humano.
Qual é o objeto de intervenção do profissional assistente social?
Porque Arão não entraram na Terra Prometida?