O que provoca faringite?

Perguntado por: Isabel Pacheco de Barbosa  |  Última atualização: 4. Juni 2024
Pontuação: 4.8/5 (53 avaliações)

Quais são as causas da faringite? As causas da faringite são variadas. A condição pode ser desencadeada por conta da ação de vírus e de bactérias, mas também pode ser consequência de alguma outra condição médica, como o resfriado comum, a gripe, a mononucleose e a gonorreia.

Porque se pega faringite?

É uma inflamação da garganta, provocada mais frequentemente por vírus mas também por bactérias. A faringite pode surgir associada à constipação, à gripe ou à mononucleose, ou no contexto de infeção estreptocócica, a algumas doenças de transmissão sexual, como a gonorreia.

O que fazer para aliviar a faringite?

Gargarejo com água morna e sal. Um cuidado simples para ajudar a limpar a garganta, controlar a inflamação e aliviar o desconforto causado pela faringite viral é o gargarejo com água morna e sal marinho. Essa combinação tem propriedades antissépticas e também ajuda a diluir a secreção, limpando as paredes da mucosa.

Quais são os sintomas de faringite?

O paciente com faringite viral pode ter, também, coriza, febre baixa (de até 38,5 °C) e tosse. Já a faringite bacteriana pode causar dores no corpo, aumento de linfonodos cervicais e retroauriculares — ínguas no pescoço e atrás da orelha —, secreção purulenta nas amígdalas e febre alta de início abrupto.

Quanto tempo dura uma crise de faringite?

É uma infecção da faringe (garganta) de curta duração, causada por diferentes vírus ou bactérias. Ela é contagiosa através de gotículas eliminadas pelos espirros ou tosse. Os principais sintomas são dor de garganta, dor de cabeça e febre. A condição geralmente se resolve dentro de 7 a 10 dias sem qualquer medicação.

Laringite e Faringite: o que é, sintomas, como evitar e dicas caseiras

33 questões relacionadas encontradas

Quando a faringite é preocupante?

Se tiver algum sinal de dor de garganta ao engolir, febre, dores pelo corpo, prostração, inchaço dos gânglios linfáticos, rouquidão e mau hálito, procure um especialista para identificar o problema, uma vez que a dor de garganta é um sintoma de muitas causas diferentes, e cada paciente terá um tratamento mais adequado.

Como saber se estou com faringite viral ou bacteriana?

O que mais fica evidente na distinção das duas é que, enquanto na faringite viral, dores abdominais, náuseas e vômitos também podem se manifestar, apesar de serem sintomas mais habituais quando a doença acomete crianças, na faringite bacteriana não se espera quadros de rouquidão, tosse, conjuntivite e diarreia.

Qual exame detecta faringite?

Na faringite (faringoamigdalite), pode realizar testes com swabs de garganta para identificar infecção por estreptococos beta-hemolíticos do grupo A ou N. gonorrhea.

O que acontece se a faringite não for tratada?

(Faringite; Amigdalite; Amigdalofaringite)

Os sintomas incluem dor intensa com inflamação e amígdalas vermelhas e inchadas. O diagnóstico é baseado em um exame da garganta. Se não for tratada, a amigdalofaringite causada por bactérias pode se transformar num abscesso.

O que é faringite alérgica?

Faringite alérgica

Assim como o nome diz, essa faringite é causada por uma reação alérgica a substâncias como pólen, poeira ou pelos de animais.

Qual o melhor antialérgico para faringite?

Os anti-histamínicos, como desloratadina ou cetirizina na forma de comprimidos ou xarope, são remédios antialérgicos podem ser indicados pelo médico no caso de faringite alérgica, que normalmente é causada devido è rinite alérgica.

Como cuidar da faringite em casa?

Colocar no liquidificador o abacaxi e a água e bater bem. Coar, acrescentar o própolis, o mel e beber a seguir. Este suco pode ser tomado por 2 ou 3 vezes por dia enquanto a faringite não for curada. Mas é importante fazer o suco e bebê-lo a seguir para que não se perca as suas propriedades anti-inflamatórias.

Qual xarope é bom para faringite?

Benatux é indicado como auxiliar no tratamento de sintomas, tais como tosse, irritação da garganta e faringite, provocados por complicações das vias aéreas superiores.

Qual antibiótico é bom para faringite?

Quando causada por bactérias, a doença deve ser tratada utilizando antibióticos, que são responsáveis pela eliminação desses organismos. Entre eles, podemos citar o Clindamicina e o Azitromicina.

Quais são os tipos de faringite?

Existem dois tipos; a faringite viral e a bacteriana, ambas adquiridas pelas vias aéreas, porém, de acordo com o Ministério da Saúde cerca de 90% das infecções de garganta são causadas por um vírus, sendo assim, a faringite viral é o tipo mais comum.

Como é a tosse de faringite?

Como é a tosse da faringite? Na maioria dos casos, a tosse da faringite é seca e surge por conta da inflamação na garganta, que fica seca e vulnerável a agentes irritantes. Porém, pode ser que o muco fique mais opaco e esbranquiçado, transformando-a em tosse produtiva.

Qual a diferença de faringite e dor de garganta?

A dor de garganta é um dos principais sintomas da amigdalite e faringite, que representam, respectivamente, o processo de inflamação das amígdalas e da faringe. Pelo fato desses dois elementos serem anatomicamente bem próximos, é comum que ocorra a inflamação simultânea de ambos, resultando na faringoamigdalite.

Qual a diferença entre dor de garganta e faringite?

A principal diferença entre amigdalite e faringite são as inflamações das mucosas. A amigdalite acontece nas amídalas e a faringite é a inflamação da faringe.

Qual a bactéria causadora da faringite?

A Causa da Faringite estreptocócica está relacionada a uma bactéria conhecida como Streptococcus pyogenes ou estreptococo do grupo A. Este tipo de bactéria é extremamente contagiosa e pode se espalhar facilmente de um lugar para outro.

Onde a faringite ataca?

A faringite é um tipo de inflamação que afeta a faringe, uma estrutura do corpo humano localizada acima da garganta responsável por conectar a boca e o nariz ao resto do sistema digestivo e respiratório do nosso corpo.

Qual é a diferença entre ter uma faringite e uma laringite?

A diferença está justamente na localização em que a inflamação ocorre na garganta.

Pode tomar prednisona para faringite?

Além do efeito anti-inflamatório, a prednisona proporciona efeito antirreumático e antialérgico no tratamento de doenças que respondem a corticosteroides. Prednisona serve para dor de garganta? A prednisona pode ser útil em pacientes que têm a dor de garganta como sintoma.

Onde dói a laringite?

A laringite é a inflamação da região onde se situam as cordas vocais. O problema resulta em dor de garganta e rouquidão. Veja como prevenir e tratar. A maioria dos casos de laringite ocorre por infecção viral ou excesso de esforço vocal.

O que comer para aliviar faringite?

Alimentação para dor de garganta
  • Mingaus;
  • Sopa de abóbora, cenoura, aspargos ou aipo;
  • Purê de frutas, como maçã, pêra, pêssego, banana, manga ou abacate;
  • Macarrão;
  • Suco de frutas que não sejam ácidas;
  • Iogurte natural, leite e queijos brancos suaves, como cottage, ricotta ou mussarela;

Como é feito o exame de faringite?

Os exames laboratoriais disponíveis incluem cultura da garganta e teste de detecção rápida de antígeno. A cultura de garganta é considerada o diagnóstico padrão, embora a sensibilidade e especificidade da testagem de detecção rápida de antígeno tenham melhorado significativamente.

Artigo anterior
Qual a hierarquia do Poder Judiciário?
Artigo seguinte
Quais são os principais tipos de estudos analíticos?