Quais são os principais tipos de estudos analíticos?

Perguntado por: Alexandre Freitas Andrade  |  Última atualização: 4. Juni 2024
Pontuação: 4.4/5 (69 avaliações)

Estudos analíticos são aqueles delineados para examinar a existência de associação entre uma exposição e uma doença ou condição relacionada à saúde. Os principais delineamentos de estudos analíticos são: a) ecológico; b) seccional (transver- sal); c) caso-controle (caso-referência); e d) coorte (prospectivo).

Quais são os 3 principais tipos de estudo?

  • Observacionais.
  • Experimentais.
  • (Intervenção)
  • Analíticos.
  • Descritivos.

Quais são os 5 tipos de estudos epidemiológicos?

Os principais delineamentos de estudos analíticos são: a) ecológico; b) seccional (transversal); c) caso-controle (caso-referência); e d) coorte (prospectivo).

Qual a diferença entre estudo descritivo e analítico?

um estudo descritivo limita-se a descrever a ocorrência de uma doença em uma população, sendo, frequentemente, o primeiro passo de uma investiga- ção epidemiológica; um estudo analítico aborda, com mais profundidade, as relações entre o esta- do de saúde e as outras variáveis.

Qual a principal característica do estudo transversal analítico?

O estudo analítico de corte ou transversal é um tipo de estudo onde a relação exposição-doença em uma população é investigada em um momento particular, fornecendo um retrato da situação naquele momento.

Introdução aos Estudos Epidemiológicos - Resumo - Epidemiologia

19 questões relacionadas encontradas

Quais são os tipos de estudo transversal?

Tipos de estudo transversal
  1. Estudo transversal descritivo. Pode ser completamente descritivo e serve para avaliar a frequência e distribuição de um tópico de estudo em um determinado grupo demográfico. ...
  2. Estudo transversal analítico.

Quais são os tipos de estudos transversais?

• Estudos Transversais

Medem a prevalência da doença (proporção da população que tem a doença num determinado momento) e por isso são frequentemente chamados de estudos de prevalência, porém, podem ser também chamados seccionais, corte-transversal e inquéritos ou surveys.

O que é um estudo analítico transversal?

Os estudos transversais analíticos são realizados para investigar a associação entre exposições (fatores de risco) e efeito (doença ou outra condição) em estudo.

O que é um estudo observacional analítico?

Estudos observacionais analíticos são aqueles que apresentam grupo controle ou comparador. São classificados quanto à unidade de avaliação, se grupos de indivíduos ou indivíduos. Estudo observacional analítico em que a unidade de análise é um grupo de indivíduos.

O que é um estudo de caso analítico?

Propõem reflexões para assimilar ou refutar uma tese, partindo dos elementos de um ou mais casos escolhidos. Em geral, estudos de caso analíticos utilizam mais de um objeto, pois têm como missão apresentar dados que fundamentem sua análise e pontos de discussão.

O que é um estudo de coorte?

Estudos de coorte fazem parte do grupo de estudos observacionais de cunho epidemiológico que se propõem a observar, em uma população previamente definida, qual será a incidência de determinada doença ou fenômeno relacionado à saúde ou doença.

Qual a diferença entre estudo transversal e longitudinal?

Caso especial: Dados Longitudinais: são medidas ao longo do tempo em uma mesma unidade/indivíduo. Transversal: uma única resposta é medida em cada unidade em um certo instante de tempo. Longitudinal: unidades são, geralmente, medidas repetidamente ao longo do tempo.

O que é um estudo epidemiológico transversal?

ROUQUAYROL, 1994, assim define a pesquisa transversal: é o estudo epidemiológico no qual fator e efeito são observados num mesmo momento histórico e, atualmente, tem sido o mais empregado. A pesquisa longitudinal ou horizontal se classifica em retrospectiva e prospectiva. Na retrospectiva estudam-se casos e controles.

Qual é a diferença entre epidemiologia descritiva e analítica?

Na investigação epidemiológica descritiva, a preocupação está em anotar e observar os diversos fatores do local em relação à doença. Já na investigação epidemiológica analítica, a relação de causa e efeito será testada.

O que é a epidemiologia analítica?

A epidemiologia analítica, por sua vez, proporciona o enfoque básico para gerar hipóteses, inferências e previsões sobre o modo de transmissão e as prováveis exposições associadas a um maior risco de adquirir a doença ou evento de saúde em questão.

Quais são os métodos de estudo mais eficientes?

Os 10 métodos de estudo mais eficientes
  • Mapa mental. O mapa mental é um ótimo método para quem aprende de forma mais visual. ...
  • Resumos e fichamentos. ...
  • Técnica Pomodoro. ...
  • Mnemônica. ...
  • Intercalação de matérias. ...
  • Testes práticos. ...
  • O pensamento difuso. ...
  • Método Robinson (EPL2R)

Quais são os tipos de metodologia?

Principais tipos de metodologia de ensino
  • Metodologia de ensino tradicional. ...
  • Metodologia de ensino construtivista. ...
  • Metodologia tradicional de ensino sociointeracionista. ...
  • Metodologia de ensino freiriana. ...
  • Metodologia de ensino Montessori. ...
  • Metodologia de ensino Waldorf. ...
  • Metodologia de ensino Reggio Emilia.

Quais são os tipos de estudos científicos?

Se fizermos uma divisão extremamente simplista, podemos dividir os estudos em:
  • Observacionais (coorte) – observamos o que acontece ao longo do tempo, são os estudos que determinam incidência ou risco. ...
  • Experimentais (ensaios) – para saber se um tratamento é superior ao outro nada melhor que um experimento.

O que é estudo de coorte e caso-controle?

Visão geral do projeto de um estudo de coorte: Os estudos de coorte são um tipo específico de desenho de estudo observacional que possuem um nível de evidência maior que os outros observacionais tais como: série e relato de casos, caso-controle e estudos transversais (mas menor nível de evidência que os estudos ...

O que é um estudo retrospectivo?

No estudo retrospectivo o pesquisador colhe informação pregressa dos fatores de exposição e acompanhar por um período de tempo os indivíduos. Já no estudo prospectivo o pesquisador está presente no momento da exposição de um ou mais fatores e acompanham por um período de tempo para observar um ou mais desfechos.

O que é um estudo de coorte retrospectivo?

Retrospectivos ou histórico

São estudos de coorte que se analisa a partir de registros do passado até a data presente. Esse tipo de estudo só é viável quando existem dados e arquivos organizados e completos. Nesse caso, a exposição e o desfecho já aconteceu antes de a pesquisa começar.

O que significa um estudo randomizado?

O termo "randomizado" diz respeito ao fato de que os grupos utilizados no experimento têm seus integrantes escolhidos de forma aleatória. O termo "controlado" diz respeito a determinadas variáveis que são controladas, buscando-se identificar a relação entre variáveis.

Como identificar um estudo transversal?

O estudo transversal é um tipo de estudo observacional que utiliza análise e avaliação por meio da observação, sem a interação direta da pessoa pesquisadora com a população amostral. Essa variável é usada ao longo de toda a pesquisa, permitindo captar as opiniões e dados de um grupo em um momento específico.

Como se faz um estudo transversal?

Para levar a cabo um estudo transversal o investigador tem que, primeiro, definir a questão a responder, depois, definir a população a estudar e um método de escolha da amostra e, por último, definir os fenómenos a estudar e os métodos de medição das variáveis de interesse.

Qual a desvantagem de um estudo transversal?

Desvantagens da Pesquisa transversal

Detecção de mudança. Não há muitos dados coletados. Sua precisão em relação ao tempo é baixa. A incidência não pode ser medida.

Artigo anterior
O que provoca faringite?
Artigo seguinte
Como carregar o VEM Recife?