Qual é o objetivo da psicomotricidade?

Perguntado por: Matilde Érika Torres  |  Última atualização: 14. Januar 2025
Pontuação: 4.5/5 (32 avaliações)

A psicomotricidade tem como objetivo melhorar os movimentos do corpo, a noção do espaço onde se está, a coordenação motora, equilíbrio e também o ritmo. Estes objetivos são alcançados através de brincadeiras como correr, brincar com bolas, bonecas e jogos, por exemplo.

Qual o objetivo do psicomotricidade?

Psicomotricidade é a ciência que tem como objeto de estudo o homem através do seu corpo em movimento e em relação ao seu mundo interno e externo. Está relacionada ao processo de maturação, onde o corpo é a origem das aquisições cognitivas, afetivas e orgânicas.

Quais são as finalidades da psicomotricidade?

O objetivo do estudo da psicomotricidade é entender como funciona o desenvolvimento de crianças com dificuldades/transtornos de aprendizagem motora e atuar de forma educativa, reeducativa ou terapêutica.

Qual o objetivo da psicomotricidade De acordo com a Bncc?

A psicomotricidade visa levar a criança a passar pelos estágios da evolução corporal até chegar a um ponto máximo de reconhecimento de seu próprio corpo dentro de Page 5 5 sua vontade cognitiva e intelectual, respondendo através dos movimentos a estímulos sociais.

Qual o objetivo de se trabalhar a psicomotricidade na Educação Infantil?

Segundo Alves (2008) a psicomotricidade é importante, pois ajuda a melhorar o comportamento, em especial as atividades motoras, fazendo com que a criança tenha consciência de seu corpo, se entendendo no espaço e tempo, aprendendo a ter ritmo, equilíbrio e boa postura, além de também desenvolver a coordenação motora.

Objetivos da Psicomotricidade

30 questões relacionadas encontradas

Quais são os três pilares da psicomotricidade?

A psicomotricidade é sustentada por três conhecimentos básicos: o movimento, o intelecto e o afeto. Sendo estruturada por três pilares: o querer fazer (emocional) – sistema límbico, o poder fazer (motor) – sistema reticular e o saber fazer (cognitivo) – córtex cerebral.

Qual a importância da psicomotricidade para a aprendizagem?

A psicomotricidade tem uma importante contribuição no processo de ensino- aprendizagem, pois é através dela que a criança desenvolve suas habilidades, competências e atitudes corporais, que vão proporcionar prontidões para diversas formas de usos dos movimentos, que permitirão a construção de novos conhecimentos que ...

Como trabalhar a psicomotricidade em sala de aula?

Dicas para estimular a psicomotricidade infantil
  1. Estimule a brincadeira e inclua atividades lúdicas no dia a dia da sala de aula.
  2. Crie um ambiente saudável e afetivo para a aprendizagem.
  3. Incentive a prática de exercícios físicos e movimentos corporais.
  4. Use a mimetização nas atividades em sala de aula.

Quais são os 4 elementos psicomotores?

O conhecimento dos principais elementos psicomotores (esquema corporal, coordenação motora, lateralidade, organização espacial e temporal) é fundamental para o professor identificar possíveis dificuldades psicomotoras, planejar as práticas e acompanhar a evolução da criança.

Qual a diferença entre ludicidade e psicomotricidade?

Ludicidade é um “estado de estar”, já psicomotricidade é um modo de olhar o Ser Humano, principalmente, através do movimento corporal.

O que a psicomotricidade previne?

Segundo Barreto (2000), “O desenvolvimento psicomotor é de suma importância na prevenção de problemas da aprendizagem e na reeducação do tônus, da postura, da direcional idade, da lateralidade e do ritmo”.

Como um psicomotricista trabalha?

O profissional está apto a desenvolver atividades que combinem o lúdico com o pedagógico. Tem habilidades para identificar as dificuldades e potenciais das crianças e criar estratégias que melhorem o seu desenvolvimento motor, psicológico, social, cultural e afetivo.

Quem precisa de psicomotricidade?

Na Educação, as ações de Psicomotricidade estão relacionadas a dificuldades de aprendizagem, inibição, instabilidade e Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), por exemplo. Na educação especial, os profissionais procuram ampliar as possibilidades de seus pacientes.

Quais são os princípios chave da psicomotricidade?

Os conceitos básicos da Psicomotricidade são: o aprimoramento das funções motoras com a lateralidade, a estruturação do esquema e imagem corporal, noção espacial e temporal, coordenação motora fina (pequenos músculos), global (grandes músculos), equilíbrio e ritmo (JIMENEZ, 2008).

Quais são as habilidades psicomotoras?

Portanto, o desenvolvimento psicomotor envolve atividades para o corpo como um todo. Sendo assim, elas são: tonicidade, equilíbrio, lateralidade, noção de esquema e imagem corporal, organização espaço-temporal, praxia global e praxia fina.

Como é uma sessão de psicomotricidade?

As sessões psicomotoras podem ocorrer de forma individual ou em grupo, desde que sejam analisadas as necessidades de adaptações sensoriais, sociais, comportamentais e de crescimento pessoal. No Espaço Estímulos o atendimento é voltado para bebês, crianças e adolescentes.

Qual a diferença entre psicomotricidade e coordenação motora?

Um estudo definiu muito bem qual o valor de todo esse processo, no qual diz que “a motricidade é a faculdade de realizar movimentos e a psicomotricidade é a educação de movimentos que procura melhor utilização das capacidades psíquicas”.

Quais são os sete fatores da psicomotricidade?

São 7 os fatores psicomotores (tonicidade, equilíbrio, lateralidade, noção de corpo, estruturação espácio-temporal, motricidade grossa e fina) que vão surgindo e cujo o seu desenvolvimento global é fundamental para uma aprendizagem e ritmo de desenvolvimento típico!

Quais são os 9 elementos psicomotores?

Para tanto, utilizou-se a bateria psicomotora, que consiste em uma série de atividades propostas para cada aspecto ou elemento psicomotor: equilíbrio, imagem corporal, lateralidade, estruturação espaço-temporal, musicalidade/ritmicidade, coordenação motora fina e coordenação motora ampla.

Quais brincadeiras trabalham o esquema corporal?

As atividades que ajudam a desenvolver essa habilidade são as seguintes: amarelinha, boliche, cirandas, entre outras.

São exemplos de brincadeiras que trabalhem a psicomotricidade?

Corrida de saco, ou corrida num pé só (corrida do Saci)

Entre as atividades psicomotoras mais utilizadas, a corrida de saco e a corrida num pé só são as principais indicações quando o objetivo é trabalhar o equilíbrio, a coordenação motora e a velocidade.

Quem pode trabalhar com psicomotricidade na escola?

Poderão se intitular psicomotricista e exercer sua atividade, os portadores de diploma de curso superior de Psicomotricidade, os portadores de diploma de curso de pós-graduação, nas áreas de saúde ou de educação, desde que possuam, em quaisquer dos casos, especialização na área.

Qual é o papel do professor na psicomotricidade?

[...] o papel do professor é organizar atividades que contemplem o processo de desenvolvimento da psicomotricidade na criança, estimulando cada etapa vivenciada pela criança (professora D).

O que a psicomotricidade trabalha no autismo?

Os principais campos de atuação da psicomotricidade e o autismo estão relacionados às dificuldades na coordenação motora e em questões sensoriais. Essas são justamente algumas das principais características encontradas em pessoas com autismo.

Como a psicomotricidade pode ajudar o ensino?

A educação psicomotora ajuda a criança a adquirir o estágio de perfeição motora até o final da infância (7-11 anos), nos seus aspectos neurológicos de maturação, nos planos rítmico e espacial, no plano da palavra e no plano corporal.

Artigo anterior
Qual a relação da ética com a biotecnologia?
Artigo seguinte
Quantos livros vendidos para ser best seller?