O que é epidemiologia e qual a sua aplicação?
Perguntado por: Neuza Íris Teixeira | Última atualização: 21. September 2024Pontuação: 4.7/5 (30 avaliações)
Epidemiologia pode ser definida como a “ciência que estuda o processo saúde-doença em coletividades humanas, analisando a distribuição e os fatores determinantes das enfermidades, danos à saúde e eventos associados à saúde coletiva, propondo medidas específicas de prevenção, controle ou erradicação de doenças, e ...
Qual é a aplicação da epidemiologia?
No âmbito da promoção da saúde, a epidemiologia exerce importante papel ao se preocupar não apenas com o controle de doenças e de seus vetores, mas, sobretudo, com a melhoria da saúde da população.
O que é epidemiologia e qual o seu principal objetivo?
A epidemiologia estuda os aspectos e as dimensões relativos ao comportamento e à evolução de problemas de saúde coletiva, com destaque para sua incidência, distribuição, e possível controle dos determinantes das próprias doenças e de seus fatores. Portanto, significa estudo sobre população.
O que é a epidemiologia aplicada?
O foco principal da especialização em epidemiologia aplicada aos serviços do SUS – EpiSUS é a identificação e levantamento de um problema de saúde local, cuja resposta deverá ser elaborada por meio de projeto aplicado a ser desenvolvido em grupo.
Quais os 3 tipos de epidemiologia?
- Estudos observacionais. Os estudos observacionais permitem que a natureza determine o seu curso: o investigador mede, mas não intervém na pesquisa. ...
- Delineamentos observacionais analíticos. ...
- Estudos de caso-controle. ...
- Estudo de coorte.
Epidemiologia: Conceitos Fundamentais
Quais são as doenças da epidemiologia?
- Mpox (Varíola dos Macacos)
- Aids.
- Hanseníase.
- Hepatites virais.
- IST.
- Tuberculose.
- Tracoma.
- Doenças de Transmissão Hídrica e Alimentar – DTHA.
Qual o objetivo de um estudo epidemiológico?
A realização de estudos epidemiológicos é muito importante para que sejam identificadas as causas ou a etiologia das doenças e seus fatores de risco. Assim, é possível desenvolver estratégias preventivas que reduzam ou mesmo eliminem a exposição aos fatores de risco.
Quem é o pai da epidemiologia?
Início da Epidemiologia
No entanto, a maior parte dos pesquisadores aponta o médico britânico John Snow como o pai da Epidemiologia.
Quais os 4 determinantes primordiais da epidemiologia?
Saúde, Trabalho e Ambiente.
Quais são os ramos da epidemiologia?
Usos da epidemiologia:
Epidemiologia genética. Epidemiologia veterinária. Epidemiologia das doenças infecciosas e parasitárias. Epidemiologia das doenças não transmissíveis.
O que a epidemiologia avalia?
Epidemiologia pode ser definida como a “ciência que estuda o processo saúde-doença em coletividades humanas, analisando a distribuição e os fatores determinantes das enfermidades, danos à saúde e eventos associados à saúde coletiva, propondo medidas específicas de prevenção, controle ou erradicação de doenças, e ...
Quais os 5 principais objetivos da epidemiologia?
Conhecer a situação de saúde da comunidade. Conhecer os fatores causais determinantes do mecanismo de produção das enfermidades. Identificar os sujeitos aos riscos e as áreas prioritárias de ação. Orientar e colaborar no planejamento e na adoção de decisões.
Qual o conceito atual de epidemiologia?
EPIDEMIOLOGIA “é a ciência que estuda a distribuição e os determinantes dos problemas de saúde (fenômenos e processos associados) em populações humanas”, segundo definem Almeida e Rouquayrol. É a ciência básica para a saúde coletiva, principal ciência de informação de saúde.
Quais são os pilares da epidemiologia?
Pilares da epidemiologia
Ciências Sociais: buscando entender e compreender questões sociais, impactos na população e efeitos da doença no cotidiano; Estatística: para analisar e lidar com dados quantitativos, taxas e índices numéricos relacionados a saúde pública, contaminação e controle social.
O que é epidemiologia e saúde pública?
A epidemiologia em saúde pública proporciona uma compreensão abrangente da saúde da população, permitindo que os estudantes compreendam a: Distribuição de doenças. Fatores de risco. Determinantes sociais que afetam a saúde em nível populacional.
Qual a importância da epidemiologia para a saúde do trabalhador?
Esta apresenta determinados objetivos ou aplicações, como: informar a situação de saúde do trabalhador; investigar os fatores que influenciam a situação de saúde; e avaliar o impacto das ações propostas para alterar a situação encontrada (Pereira, 1995).
Qual o princípio da epidemiologia?
É um conjunto de ações que proporciona o conhecimento dos fatores determinantes e condicionan- tes da saúde individual ou coletiva, com a finalidade de se recomendar e adotar as medidas de prevenção e controle das doenças ou agravos.
Quais são os 3 elementos fundamentais que fizeram a epidemiologia se desenvolver?
Discute-se as raízes da Epidemiologia a partir do tripé Clínica-Estatística-Medicina Social, o seu desenvolvimento inicial subsidiário à Saúde Pública, a sua constituição ideológica e o seu avanço técnico no bojo do projeto preventivista.
Qual a tríade epidemiológica das doenças?
A Tríade Epidemiológica é o modelo tradicional de causalidade das doenças transmissí- veis; nesse, a doença é o resultado da interação entre o agente, o hospedeiro suscetível e o ambiente (Figura 2.2). Fonte de Gordis, 1996.
O que Hipócrates descobriu sobre a epidemiologia?
Evolução histórica da epidemiologia
Neste período, a evolução mais importante para epidemiologia foi oriunda de HIPÓCRATES, 460-380 a.C., que observou que as doenças poderiam ser ocasionadas por mudanças climáticas, ventos, águas, posição das casas e relevo etc., afirmando que o homem é parte integrante do ambiente.
Qual foi o primeiro estudo epidemiológico?
(Século XIX) O nascimento da epidemiologia moderna – As descobertas de John Snow, Louis Pasteur e Florence Nightingale. A partir do século XIX, a epidemiologia sofreu uma grande revolução a partir dos estudos pioneiros do médico e sanitarista britânico, John Snow, sobre a epidemia de cólera em Londres.
Onde iniciou a epidemiologia?
O termo epidemiologia tem origem no grego: epi (sobre), demos (povo), logos (conhecimento), e terá sido utilizada inclusivamente por Hipócrates na Grécia antiga durante o século VI a.C. para descrever as doenças que relacionou com fatores pessoais e do meio ambiente (Gordis, 2008).
Quais são os 3 principais tipos de estudo?
- Observacionais.
- Experimentais.
- (Intervenção)
- Analíticos.
- Descritivos.
Como é feita a pesquisa epidemiológica?
Por meio da análise sistemática de dados e da aplicação de métodos quantitativos, a epidemiologia busca identificar padrões e tendências nas ocorrências de doenças, lesões e outros problemas de saúde, permitindo assim uma abordagem mais informada na prevenção e controle desses problemas.
Qual é o alvo do estudo epidemiológico?
O objetivo geral do estudo da epidemiologia é identificar e reduzir os problemas de saúde da população.
É crime invadir a privacidade do filho?
O que é segurança hídrica?