Quantas características anatômicas dos espongiários?

Perguntado por: Letícia Pinho Anjos  |  Última atualização: 7. April 2022
Pontuação: 5/5 (20 avaliações)

04) (PUC-RS) Quanto às características anatômicas dos espongiários, é correto afirmar que: A) as esponjas de estrutura asconóide são as mais complexas e não apresentam coanócitos na cavidade atrial. B) o esqueleto dos espongiários é formado por microtúbulos silicosos sempre localizados no átrio.

Quais as características anatômicas dos espongiários?

Principais características da anatomia dos espongiários:

- Não possuem sistema circulatório. Os alimentos são transportados pelos amebócitos. - A reprodução pode ser de dois tipos: assexuada (por gemulação e brotamento) e sexuada (produção de larva ciliada). - Não possuem sistema respiratório.

Quais são as características dos poríferos?

Os poríferos são animais bastante simples que apresentam como principal característica a presença de poros por todo o seu corpo. Os poríferos, ou filo Porifera, apresentam como representantes animais com características pouco complexas e que se destacam pela presença de um corpo rico em poros.

Quais as principais características dos poríferos e cnidários?

Animais fixos ou sésseis; • Animais filtradores; • Ausência de sistema nervoso; Animais com coloração e formas variadas. O corpo deste animal se assemelha a uma bolsa de veludo encharcada de água. A sustentação se dá por minúsculas agulhas-Espículas.

Qual a característica principal dos poríferos marque a alternativa correta?

Alternativa correta: letra “c”

Os poríferos são esponjas, animais aquáticos que quase não se movimentam. Seu corpo é preenchido por inúmeros poros e se alimentam por meio da filtração.

Introdução à ANATOMIA: Variações Anatômicas, Normalidade, Anomalia e Monstruosidade

16 questões relacionadas encontradas

Quanto às características anatômicas dos poríferos é correto afirmar que?

04) (PUC-RS) Quanto às características anatômicas dos espongiários, é correto afirmar que: A) as esponjas de estrutura asconóide são as mais complexas e não apresentam coanócitos na cavidade atrial. B) o esqueleto dos espongiários é formado por microtúbulos silicosos sempre localizados no átrio.

Qual das características abaixo não condiz com os poríferos?

Alternativa “d”. Os coanócitos são células dotadas de flagelos que, ao se movimentarem, permitem o deslocamento da água no interior do corpo do animal. (Fuvest-SP) A característica abaixo que não condiz com os poríferos é: a) respiração e excreção por difusão direta.

Quais são as principais características dos cnidários?

Os cnidários são animais diblásticos (possuem dois folhetos germinativos) e possuem tecidos, simetria radial e apenas um orifício corporal: a boca. Essa abertura corpórea está rodeada por variados tentáculos que são uma forma importante de defesa, além de ajudar na captura de alimento.

Quais as características gerais dos cnidários quais características eles têm em comum com os os poríferos quais as características exclusivas desse Filo *?

Eles possuem um corpo bem simples, mas um pouco mais complexo do que o corpo dos poríferos. A característica mais marcante dos cnidários é a presença de estruturas chamadas de cnidócitos, que proporcionam defesa ao animal.

O que é poríferos cnidários?

Cnidários e Poríferos

Os Poríferos representam outro grupo de animais invertebrados e aquáticos, que podem viver fixos em um substrato. Eles também são chamados de esponjas ou espongiários.

O que os poríferos se alimentam?

As esponjas são animais filtradores que se alimentam de plâncton e de minúsculas partículas de matéria orgânica dissolvidas na água. A água penetra no corpo desses animais através de inúmeros poros, sendo esta a característica a que se refere o nome do grupo (do latim porus = poro e ferre = portador).

Qual o tipo de alimentação dos poríferos?

A alimentação se dá através de partículas alimentares suspensas na água, como protozoários e algas unicelulares. As partículas absorvidas são capturadas pelos coanócitos, que digere parte das substâncias. A outra parte é digerida pelos amebócitos, sendo posteriormente distribuída a todas as células.

Qual é a importância dos poríferos?

Os poríferos possuem grande importância ecológica - fazem simbiose com organismo fotossintéticos (zooxantelas - matriz amarelada ou cianobactérias - matriz verde, violeta, marrom), vivem em águas rasas e claras, aumento na taxa metabólica entre 33% e 80%. Abriga grande comunidade de organismos aquáticos.

Quanto à organização dos espongiários é correto afirmar que?

Quanto à organização dos espongiários, é correto afirmar que

os amebócitos são células achatadas e bem unidas entre si, que revestem externamente o corpo desses organismos. por sua simplicidade morfológica, os poríferos somente conseguem se reproduzir por brotamento, fragmentação ou gemulação.

Qual é o tipo e a estrutura do esqueleto encontrado nos espongiários?

O esqueleto das esponjas é formado por diversos tipos de substâncias. Entre elas destacam-se as espícolas de calcário ou de sílica, com formas variadas, e uma rede de proteína chamada espongina. Em certas esponjas, o esqueleto não possui espículas, mas tem a rede de espongina bastante desenvolvida.

Quais são as características que tornam os organismos do Filo Porifera bem diferente dos organismos de outros filos de animais?

4) (UFPI) Indique as características que tornam os organismos do filo Porifera bem diferentes daqueles de outros filos animais: a) não podem se reproduzir. b) as formas adultas são sésseis. c) não respondem a estímulos externos.

Quais as principais diferenças entre poríferos e cnidários *?

Também conhecidos como esponjas ou espongiários, a origem deles está relacionada a seres unicelulares e heterótrofos que se aglomeravam em colônias. Os cnidários, por sua vez, são representados pelas anêmonas-do-mar, medusas ou água-vivas, hidras e corais.

Em que ambiente poríferos e cnidários são encontrados?

Os cnidários ou celenterados são animais aquáticos encontrados em água doce e salgada, sendo a maioria das espécies marinha. Diferentemente das esponjas, esses animais destacam-se por apresentarem tecidos verdadeiros. Tecidos contráteis e células nervosas são observados neles.

Como ocorre a reprodução dos poríferos e cnidários?

A reprodução dos poríferos pode ser assexuada ou sexuada. Assexuada - Ocorre, por exemplo, por brotamento. ... As esponjas apresentam ainda grande capacidade de regeneração. Se uma esponja for partida em pedaços, cada pedaço poderá dar origem a uma nova esponja.

Qual é a classificação dos cnidários?

Classificação dos cnidários

Podemos classificar o filo Cnidaria em quatro classes: Hydrozoa, Scyphozoa, Cubozoa e Anthozoa. As anêmonas-do-mar são pólipos e exemplos de antozoários. Classe Hydrozoa: hidrozoários têm representantes com grande variedade de formas e ciclos de vida. ... A hidra é um exemplo de hidrozoário.

São representantes dos cnidários?

O filo Cnidaria é representado pelas hidras, medusas, anêmonas-do-mar, caravelas e corais, animais diblásticos e aquáticos, sendo que a maioria habita regiões marinhas.

Qual a classificação dos cnidários Cite exemplos?

As principais classes dos cnidários são:
  • Hydrozoa - hidras e caravelas;
  • Scyphozoa - águas -vivas.
  • Anthozoa - anêmonas e corais; e.
  • Cubozoa - cubozoárioa, como a vespa do pacífico.

Não é uma característica dos poríferos?

Os poríferos não apresentam a capacidade de locomoverem-se, sendo, portanto, animais sésseis. Eles podem ser encontrados vivendo sozinhos ou em colônias. Os poríferos são animais sésseis, ou seja, que não apresentam capacidade de locomoção.

Por que os poríferos não apresentam tecidos verdadeiros?

Os poríferos são animais muito simples e que não possuem células organizadas em tecidos verdadeiros, assim, essas células apresentam certa independência. Esses animais são sésseis e filtradores, ou seja, não se locomovem e retiram as partículas necessárias para a sua sobrevivência do ambiente aquático.

Qual das alternativas abaixo justifica a classificação das esponjas No Sub Reino?

Qual das alternativas abaixo justifica a classificação das esponjas no sub-reino Parazoa? Ausência de epiderme. Ocorrência de fase larval.

Artigo anterior
Qual a função do prensa chapas?
Artigo seguinte
O que são exercícios aeróbicos na academia?