Qual a função do prensa chapas?

Perguntado por: Lourenço Micael Baptista  |  Última atualização: 7. April 2022
Pontuação: 4.4/5 (35 avaliações)

O prensa-chapas tem a função de manter a chapa sob pressão para fazer com que ela deslize apenas para o interior da cavidade da matriz, sem formar rugas.

Qual a função do prensa-chapas em uma ferramenta de estampagem de peças com formato de copo embutimento )?

O prensa-chapas de uma ferramenta de estiramento é um dispositivo um pouco diferente do prensa-chapas no embutimento, embora sua função seja a mesma: controlar o fluxo de material de modo a evitar rugas.

Para que serve o repuxo?

Também chamado de punção, o repuxo é usado para rebater pregos, de modo que penetrem totalmente na madeira, possibilitando melhor acabamento da superfície. Dependendo do seu tipo, o martelo pode ser usado para pregar, despregar e bater direta ou indiretamente na madeira, com diferentes finalidades.

Qual o objetivo da estampagem?

O PROCESSO DE ESTAMPAGEM DE METAIS. O processo de estampagem de metais tem como principal objetivo desenvolver um grande volume de produtos e peças com exatidão e de maneira ordenada, otimizando tempo.

Como é feito corte de chapas com punção?

Quando o punção ou a lâmina inicia a penetração na chapa, o esforço de compressão converte-se em esforço cisalhante (esforço cortante) provocando a separação brusca de uma porção da chapa. No processo, a chapa é deformada plasticamente e levada até a ruptura nas superfícies em contato com as lâminas.

Weloze Parts - Estampados Metálicos de Precisão

31 questões relacionadas encontradas

Quais são os tipos de corte que podem ser executados?

Como escolher o tipo de corte de chapa certo?
  • Corte de chapa a laser. O equipamento que realiza esse tipo de corte tem um mecanismo que concentra feixes de luz altamente focalizados. ...
  • Corte de chapa plasma. ...
  • Oxicorte. ...
  • Corte de chapa por jato d'água. ...
  • Cisalhamento ou Guilhotina.

Qual a influência da folga entre punção e matriz numa operação de corte de chapas metálicas?

A furação de chapas realizada por puncionamento pode causar uma conicidade no furo estampado devido à folga entre punção e matriz de corte. A falta de controle dos parâmetros e as variações do diâmetro inicial e final dos furos podem inviabilizar a utilização deste método.

O que é o processo de estampagem?

Estampagem consiste em todas as operações de corte e conformação de materiais metálicos planos, a fim de lhe conferir a forma e a precisão desejada, sem a presença de defeitos superficiais (Ex: rugosidades ou riscos) ou estruturais (Ex: trincas).

Como é o processo de estampagem?

A estampagem se baseia em aplicar uma força sobre uma chapa metálica (normalmente aço de baixa liga) e moldá-la ao formato desejado. Existem alguns procedimentos que são mais utilizados, tais como: estampagem profunda ou repuxo profundo, estampagem envolvendo corte e dobramento.

Qual o principal setor a utilizar a estampagem?

A estampagem de chapas pode ser definida como a passagem de uma forma qualquer de um plano semi-acabado em uma forma diferente, esse processo é especialmente importante na fabricação de componentes da indústria eletro-eletrônica e também na produção de peças para carrocerias automotivas e motocicletas.

Como funciona o rebite de repuxo?

Rebite de Repuxo (Rebite POP)

Sua haste é tubular, trazendo dentro de si um mandril. Sua aplicação é simples: o rebite de repuxo é introduzido no orifício de união das peças e, com a utilização de um rebitador manual, seu mandril é puxado, fazendo sua cabeça expandir a extremidade da haste até o seu travamento.

Qual a função do Sujeitador?

O uso do sujeitador no embutimento profundo tem por função evitar o surgimento de rugas na superfície da peça que a danificam e prejudicam a continuidade do processo. Isso é válido especialmente para as chapas de pequena espessura.

O que é conformação de chapas?

A conformação de chapas é o processo em que é efetuada a transformação mecânica, por meio da conformação de um disco plano (também chamado de “blank”) à forma de uma matriz. Esse processo se dá através de um punção que é realizado por meio da aplicação de esforços.

O que acontece com a chapa metálica na estampagem profunda?

Estampagem profunda, é a produção de peças ocas a partir de chapas metálicas. O processo não altera a espessura da chapa usada e nem deforma ela, além da modelagem padrão.

Quais são os processos de conformação de chapas?

Confira, a seguir, os principais tipos de processos utilizados na conformação de chapas de aço e as principais diferenças entre cada um deles.
...
Conheça os processos mais usados na conformação de chapas de aço
  1. Processo de forjamento. ...
  2. Processo de estampagem. ...
  3. Laminação a quente ou a frio. ...
  4. Processo de corte e dobra.

Quais são os tipos de estampagem?

Existem três tipos de estampas: as localizadas, as rotativas e as digitais. A estampa localizada é produzida através de um conjunto de técnicas, como as descritas anteriormente, e geralmente estão fixas em um determinado local da peça. Já a estampa rotativa é a que preenche boa parte do tecido.

Como são classificados os processos de estampagem?

As operações de estampagem podem ser resumidas em três básicas: corte, dobramento e embutimento ou repuxo.

Como podem ser classificados os processos de estampagem?

A estampagem é dividida em grupos de acordo com a peça a ser estampada e a tecnologia a ser empregue. Os processos básicos são: corte, dobra, estampagem profunda ou repuxo. O processo de estampagem é apropriado para séries grandes de peças, obtendo vantagens como alta produção, boa qualidade e precisão dimensional….

O que é o processo de forjamento?

Em suma, o forjamento é um processo de transformação de metais. Antes de se tornar útil, o metal precisa ser trabalhado até obter uma forma que seja adequada para o objeto no qual será convertido. O forjamento mais conhecido é o chamado forjamento quente.

O que é estampagem profunda ou embutimento?

A estampagem ou embutimento é um processo de conformação que envolve uma contínua intervenção entre ferramenta, lubrificante, material de conformação e equipamento.

Quais são as máquinas na estampagem?

As prensas hidráulicas são mais usadas na estampagem profunda. Podem distinguir-se dois tipos de equipamentos para alimentação de prensas: - Equipamentos de alimentação a partir de bobines; - Manipuladores ou robots que transportam as peças de um posto para outro, dentro da mesma prensa, ou de uma prensa para outra.

O que é punção e matriz?

As punções e matrizes são ferramentas intrínsecas do estampo, necessárias tanto para o processo de corte, como de dobra e repuxo.

Qual a fórmula para se calcular a folga entre o punção e a placa matriz?

Por exemplo, para calcular a folga entre a matriz e o punção de um estampo que vai repuxar uma chapa de alumínio com 2 mm de espessura, basta substituir o valor da espessura na fórmula d = e + 0,02 . Ou seja, como você vê na figura a seguir, a folga entre o punção e a matriz deve ser de 2,09 mm.

Qual a importância do estudo de corte no processo de estampagem de corte?

A força de corte imprimida pela prensa e transferida ao punção age sobre a chapa, obrigando-a a passar pela matriz de corte, gerando o produto final com as características definidas no projeto.

Artigo anterior
O que significa 25 MPa?
Artigo seguinte
Quantas características anatômicas dos espongiários?