Qual é o contexto do Salmo 137?

Perguntado por: Alexandra Carolina Gomes Leite Araújo  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.7/5 (43 avaliações)

O Salmo 137, o tema desta comunicação, caracterizado como sendo um salmo de lamento coletivo, permite reconhecer como a comunidade no exílio na Babilônia, vivendo longe do local da presença de Deus, lembra com saudades de Sião.

O que quer dizer terra de Sião?

É um hino alegre de agradecimento pela liberdade adquirida, mas, ao mesmo tempo, uma intercessão por um futuro incerto que podia acontecer.

Como podemos adorar em terra estranha?

Mas como entoaremos o cântico do Senhor em terra estranha? Se eu me esquecer de ti, ó Jerusalém, esqueça-se a minha destra da sua destreza. Apegue-se-me a língua ao paladar se me não lembrar de ti, se não preferir Jerusalém à minha maior alegria.

Quem foi que escreveu o livro de salmos?

A autoria da maioria dos salmos é atribuída ao rei Davi, o qual teria escrito pelo menos 74 poemas. Asafe é considerado o autor de 12 salmos. Os filhos de Corá escreveram em torno de nove salmos e o rei Salomão ao menos dois. Hemã, com os filhos de Corá, bem como Etã e Moisés, escreveram no mínimo um cada.

Quais são os rios da Babilônia?

A Babilônia foi o berço de uma das primeiras grandes civilizações da história. Desenvolveu-se na região banhada pelos rios Tigre e Eufrates, que faz parte do chamado Crescente Fértil.

Salmo 137 Estudo: CHORANDO DE SAUDADES (Bíblia Explicada)

26 questões relacionadas encontradas

Onde fica o rio da Babilônia?

Babilônia (país) está situada na planície entre os rios Tigre e Eufrates, na extremidade leste do Crescente Fértil na Ásia Ocidental. Com aproximadamente 65 quilômetros de extensão, ela abrange aproximadamente 20.000 quilômetros quadrados.

Onde fica Os rios da Babilônia?

Onde fica localizado o rio da Babilônia? (em babilônio: Bâb-ilim ou Babil, 'porta de Deus'), uma das cidades mais importantes da Antigüidade, cuja localização é assinalada, atualmente, por uma região de ruínas a leste do rio Eufrates, a 90 km ao sul de Bagdá, no Iraque.

O que nos ensina o livro de Salmos?

Temas como louvor e adoração a Deus, orações, pedidos de ajuda, intercessão em favor do rei, canções para incentivarem as pessoas a fazerem o bem, súplicas para que o Senhor afaste os inimigos, composições que descrevem a grandiosidade ou a misericórdia infinita de Deus, entre outros são temas que estão nos textos.

O que quer dizer a palavra salmos?

Significado de Salmo

substantivo masculino Cântico sagrado dos hebreus e dos cristãos. [Religião] Cada um dos 150 poemas líricos inseridos na Bíblia que, compostos para serem cantados, fazem parte do Livro dos Salmos, sendo de autoria atribuída, em grande parte, ao Rei Davi.

Quando em cativeiro te levaram de Sião Bíblia?

Salmos 137. Quando estavam no cativeiro, os judeus choraram junto aos rios da Babilônia — Devido à tristeza, não conseguiam cantar os hinos de Sião. 1 Junto dos rios de Babilônia, ali nos assentamos e choramos, quando nos lembramos de Sião. 2 Sobre os salgueiros que há no meio dela, penduramos as nossas harpas.

O que quer dizer são como monte de Siao que não se abala?

O salmo 125: 01-03 nos diz: Os que confiam no Senhor são como o monte de Sião, que não se abala, firme para sempre. Como em redor de Jerusalém estão os montes, assim o Senhor, em derredor do seu povo, desde agora e para sempre.

Qual a diferença entre Sião e Jerusalém?

Após a morte do rei David, o termo Sião passou a se referir ao monte em Jerusalém, o Monte Sião, onde se encontrava o Templo de Salomão. Mais tarde, Sião passou a se referir ao próprio templo e aos terrenos do templo. Depois disso, Sião foi usado para simbolizar Jerusalém e a Terra Prometida.

O que significa a palavra Babilônia na Bíblia?

Babilônia significa "Porta de Deus", os judeus, no entanto, dizem que é um termo de origem hebraica, que significa "grande confusão", e inclusive aparece na Bíblia. Babilônia foi um império, que fez história, principalmente com a figura do Rei Nabucodonosor, e teve um papel fundamental na história da Mesopotâmia.

O que podemos aprender com Salmos 1?

Este salmo mostra onde está a felicidade que o ser humano tanto procura. Ela só é encontrada por quem não anda segundo o conselho dos ímpios. Andar segundo o conselho dos ímpios é fazer escolhas como o mundo faz. Se você é cristão de verdade você não pode fazer escolhas que pessoas que não amam a Deus te recomendam.

Por que Davi escreveu o Salmo 40?

O Salmo 40 é a demonstração do que podemos alcançar através do poder da fé. Neste Salmo exultamos a ideia da bondade de Deus e do pensamento de que vale a pena esperar. Podemos notar na Bíblia Salmo 40, a importância de entender a vontade Divina e tudo que acontecerá em nosso caminho.

Qual a classificação do livro de Salmos?

Essas formas seriam: (1) Hinos para culto de adoração pública; (2) lamentações e intercessões coletivas; (3) salmos reais, com a função de confirmar a autoridade do rei; (4) salmos de ação de graças; (5) lamentações, intercessões e confissões individuais, além de pedidos pelas necessidades pessoais .

Para que serve o Salmo 90?

O salmo 90 consegue nos colocar em contato com poderosas forças espirituais. Ele é conhecido também como o salmo da confiança, nos ajudando a revigorar nossa fé. Com muito foco e a certeza de ser atendido em sua oração, confira a interpretação do Salmo 90 a seguir.

Onde está escrito a oração de Moisés?

Ex 5,22-6,1: A oração de Moisés e a resposta divina.

Quem foi que escreveu o salmo 46?

A tradição judaica atribui a autoria deste salmo aos coraítas, visto que a inscrição acima do Salmo traz a referência respectiva.

Qual o salmo da música Rios da Babilônia?

A canção que a sua letra remete ao salmo 137 da Bíblia e retrata o sofrimento do povo judeu no exílio babilônico chama-se: “Rivers of Babylon”.

Quem canta rios da Babilônia em português?

Sanfoneiro Vermelho - Boney M-Rivers of Babylon-(1978) Rios da Babilônia! | Facebook.

Porque a Babilônia foi destruída?

Após a morte de Nabucodonosor, o Segundo Império Babilônico entrou em decadência por falta de administração, levando a conflitos internos. No ano de 539 a.C., os babilônios acabaram conquistados e submetidos, pelo rei Ciro II, ao Império Persa.

Artigo anterior
Quem são os leiloeiros?
Artigo seguinte
O que acontece se uma pessoa com dengue não faz repouso?