O que é uma reunião ordinária?

Perguntado por: Martinho Francisco de Mota  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 5/5 (49 avaliações)

Uma reunião é ordinária quando é convocada pelo Presidente da Comissão para ocorrer no dia e horário predeterminado. As Comissões Permanentes, em geral, se reúnem ordinariamente às quartas-feiras para a deliberação de proposições.

Qual a diferença em reunião ordinária e extraordinária?

ORDINÁRIA é anual e obrigatória, para prestação de contas e aprovação da proposta orçamentária, podendo tratar de outros assuntos. EXTRAORDINÁRIA ocorre a qualquer momento, sempre que necessário, podendo tratar de qualquer assunto.

Como se define a reunião extraordinária?

O que é uma reunião extraordinária? Diferente do caso anterior, a reunião extraordinária é chamada para a resolução de assuntos que não podem esperar até a próxima assembleia para serem resolvidos. Portanto, não existe nenhuma periodicidade ou data definida, já que é convocada apenas em situações emergenciais.

Quando devo realizar reuniões extraordinárias?

Reuniões extraordinárias deverão ser realizadas quando: a) Houver denúncia de situação de risco grave e iminente que determine aplicação de medidas corretivas de emergência; b) Ocorrer acidente do trabalho grave ou fatal; c) Houver solicitação expressa de uma das representações.

O que é uma assembleia geral ordinária?

O que é a AGO – Assembleia Geral Ordinária

A AGO – Assembleia Geral Ordinária, é uma reunião oficial e obrigatória que deve acontecer durante os 4 meses seguintes após o término do ano fiscal em uma empresa.

11ª Reunião Ordinária de 2022

35 questões relacionadas encontradas

Quando a assembleia geral ordinária deve ser convocada?

A ordinária é a assembléia obrigatória, que deve ser convocada uma vez por ano. As demais serão extraordinárias. E não existe limitação para os assuntos que nela devam ser discutidos. Desde que, logicamente, estejam previstos na “Ordem do Dia” da convocação.

O que é assembleia geral e para que serve?

A assembleia geral ordinária ou AGO é uma reunião que por lei ocorre anualmente nos quatro meses seguintes ao término do exercício social, seu principal objetivo é tomar decisões sobre o futuro da empresa segundo o artigo 132 da lei das SA. através da votação dos acionistas em relação aos pontos que serão debatidos.

Quantas reuniões extraordinárias da CIPA deve fazer?

Conforme já mencionado, a CIPA deve realizar reuniões ordinárias, previamente agendadas, uma vez ao mês. As reuniões extraordinárias, por sua vez, devem ser realizadas sempre que houver denúncia de risco ou a ocorrência de acidentes graves ou fatais e quando uma das representações solicitarem.

Como fazer uma ata de reunião extraordinária?

Encerrada a pauta do dia, o(a) Sr(a) Diretor(a) agradeceu a presença de todos. De tudo para constar foi lavrada a presente ata, por mim ____________________________________ que Secretariei e que lida e achada conforme será assinada pelos membros presentes. São Paulo __________, ________ de __________.

Quais as três fases da reunião?

A organização da reunião envolve basicamente três etapas básicas:
  • Preparar infraestrutura;
  • Arrumar local;
  • Convocar participantes.

Quais são os tipos de reuniões?

Para saber isso, vamos conhecer os tipos de reunião!
  • Reunião de treinamento. ...
  • Reunião de informação. ...
  • Reunião para tomada de decisões e novas diretrizes. ...
  • Reunião criativa ou brainstorming. ...
  • Reunião de avaliação ou feedback. ...
  • Reunião de acompanhamento ou follow up. ...
  • Reunião de desenvolvimento de projeto.

Quem pode convocar assembleia geral extraordinária?

Assembléias extraordinárias poderão ser convocadas pelo síndico ou por um quarto dos condôminos. Perceba que tanto a assembleia ordinária como a extraordinária podem ser convocadas pelas mesmas pessoas. Existe, porém, uma exceção à regra, que permite que a reunião seja convocada por qualquer um dos condôminos.

Como convocar assembleia com 1 4?

Reunidos 1/4 dos condôminos, devem redigir a convocação, respeitando as cláusulas da convenção do condomínio. De forma geral, deve constar a data, o local, o horário da primeira e da segunda convocação, com o tempo que deve medir uma e outra, e a “Ordem do Dia”.

Para que serve a Assembleia Geral extraordinária?

O que é a Assembleia Geral Extraordinária

A AGE (Assembleia Geral Extraordinária) é uma reunião convocada por acionistas de uma empresa de capital aberto ou fechado para discutir temas em caráter de urgência.

Como fazer uma ata passo a passo?

Geralmente são os seguintes:
  1. Data, hora e local da reunião;
  2. Nomes dos participantes da reunião e dos ausentes, e seus respectivos cargos;
  3. Aceitação ou correções/alterações das atas de reuniões anteriores;
  4. Decisões tomadas sobre cada item da agenda.

Como fazer uma ata de uma reunião?

Como fazer uma ata de reunião simples
  1. Data, local e horário são fundamentais. ...
  2. Em seguida cite todas as pessoas presentes e seus respectivos cargos. ...
  3. Comece a pauta para reunião colocando todos os assuntos e temas que serão discutidos;

O que não pode ter em uma ata?

Uma ata, normalmente, é um documento oficial que não pode ter nenhuma mudança após ser redigido, por isso não costuma-se usar espaçamentos nem parágrafos neste tipo de texto, além de tudo, o livro ou caderno de atas tem margens em ambos os lados, e caso a ata seja digital, o arquivo tem que ser salvo em um tipo que não ...

Quantas vezes o funcionário pode se candidatar a CIPA?

São permitidas até 2 (duas) eleições seguidas para o cipeiro, sendo a segunda considerada uma reeleição. A estabilidade do primeiro mandato é válida desde a candidatura até a realização de nova candidatura para a reeleição.

Em qual situação Observa-se necessidade de convocação de reunião extraordinária da CIPA?

Quando é que deve ser convocada uma reunião extraordinária da CIPA? Quando houver constatação de risco e/ou ocorrer acidente de trabalho, com ou sem vítima, cabendo ao responsável pelo setor comunicar de imediato, ao Presidente da CIPA, o qual, em função da gravidade, convocará a reunião extraordinária.

O que é uma assembleia geral na Igreja?

A Assembléia Geral Deliberativa é o órgão máximo e soberano da Igreja, e será constituída pela irmandade em pleno gozo de seus direitos. Reunir-se-á na segunda quinzena de janeiro, para tomar conhecimento das ações da Diretoria Executiva e, extraordinariamente, quando devidamente convocada.

Qual o objetivo de uma assembleia?

O significado de assembleia, inclusive, pode se referir um grupo de indivíduos que, atendendo a uma imposição legal, tem como objetivo resolver assuntos que dependem dos seus julgamentos. O local onde tal grupo se reúne também é chamado de assembleia.

Qual é o papel da assembleia?

Atribuições Constitucionais da Assembleia. Legislar, apresentando, discutindo e deliberando proposições legislativas instituindo normas para o cumprimento de direitos e deveres na sociedade, através de projetos de leis, moções, resoluções, emendas, decretos legislativos.

Quem convoca a assembleia geral?

Compete ao conselho de administração, se houver, ou aos diretores, observado o disposto no estatuto, convocar a assembleia geral. A assembleia geral pode também ser convocada (Lei 6.404/1976, art.

Qual o prazo mínimo para convocar assembleia de condomínio?

O prazo mínimo é de 5 dias úteis. De acordo a legislação, é importante que os moradores tenham conhecimento da assembleia com um tempo hábil para que possam se organizar e estar presentes no horário e data marcados. Esse tempo pode ser definido também dentro da convenção do condomínio.

Como convocar uma assembleia?

As assembleias ordinárias e extraordinárias podem ser convocadas pelo síndico do condomínio e também pelos condôminos, caso seja a vontade de ao menos 25% destes. Para isso, é preciso que todos os moradores estejam cientes da reunião. Do contrário, a assembleia e todas as decisões tomadas nela podem ser invalidadas.

Artigo anterior
Quantos dias de visita os avós têm direito?
Artigo seguinte
Quem é o santo protetor dos cachorros?