Quais são os tipos de pena?
Perguntado por: Jorge Neves Reis | Última atualização: 11. Mai 2025Pontuação: 4.2/5 (14 avaliações)
As penas são: I - prisão; II - restritivas de direitos; III - multa; IV - perda de bens e valores. Art. 33. A pena de prisão deve ser cumprida progressivamente em regime fechado, semiaberto ou aberto.
Quais são os tipos de penas que existem?
Os tipos de pena privativa de liberdade previstos na legislação penal são: reclusão (crimes graves), detenção (crimes menos graves) e prisão simples (contravenções penais).
Quais são as 3 funções da pena?
A pena teria três fins: retribuir o mal causado (conforme Teoria Absoluta), prevenção geral e prevenção especial (conforme Teoria Relativa).
Quais as 7 penas restritivas de direito?
O artigo 43 do mencionado diploma legal descreve as possibilidades de penas restritivas como: prestação pecuniária, perda de bens e valores, limitação de fim de semana, prestação de serviços à comunidade, e interdição de direitos.
Quais as penas para crime?
As principais diferenças estão no campo da pena: para os crimes, a lei prevê prisão de reclusão ou detenção, que pode chegar a até 30 anos. Para as contravenções, a lei prevê a pena de prisão simples, que na prática muito se assemelha a detenção, que pode chegar no máximo a 5 anos.
Teoria da Pena - Aula 05.1 - Tipos de Pena - Penas Permitidas (Direito Penal)
Quais são os tipos de penas no Brasil?
Neste diapasão, o ordenamento jurídico brasileiro prevê três tipos de pena, as privativas de liberdade, as restritivas de direito e a pena pecuniária, as quais devem ser aplicadas pelo magistrado de modo a punir e evitar a ocorrência de novos crimes, nos termos do artigo 59 do Código Penal, veja-se: “Art.
Qual o crime que tem a maior pena?
Se considerarmos somente as penas máximas, a maior pena prevista no Código Penal é 30 anos, prevista para os seguintes crimes: – Homicídio qualificado, incluindo o feminicídio (art. 121, § 2º, do Código Penal). – Latrocínio (art.
Qual o limite máximo da pena?
75, caput, do CP reza que «o tempo de cumprimento das penas privativas de liberdade não pode ser superior a trinta anos». Significa que não há impe- dimento a que o sujeito seja condenado a penas cujo total exceda o limite dos trinta anos.
O que é uma pena privativa de liberdade?
A pena privativa de liberdade é aquela que tem o poder de limitar o direito de ir e vir por um certo período tempo de quem foi condenado. Sendo que, dentro dela existem três tipos, se é que podemos chamar assim. Reclusão: condenações mais severas (regime de cumprimento fechado, semiaberto ou aberto).
Quantos anos pena privativa de liberdade?
A pena privativa de liberdade é meio de punição e ressocialização do transgressor, de modo que toda pessoa – imputável - que praticar um crime se sujeitará a uma determinada pena pelo período previsto no tipo penal respectivos. Vale dizer, que a pena sempre será temporária, não podendo ultrapassar 30 anos.
O que é a pena criminal?
A pena é sanção penal, imposta pelo Estado, em execução de uma sentença ao culpado pela prática de infração penal, consistente na restrição ou na privação de um bem jurídico, com finalidade de retribuir o mal injusto causado à vítima e à sociedade bem como a readaptação social e prevenir novas transgressões pela ...
O que é pena absoluta?
É a punição direta, derivada de julgamento, pela prática de um crime. Na Teoria Absoluta da Pena, não há indicativo de elementos de ressocialização ou, ainda, de orientação para correção de prática criminosa/comportamental.
Qual a diferença entre detenção e reclusão?
A pena de reclusão é aplicada a condenações mais severas, o regime de cumprimento pode ser fechado, semi-aberto ou aberto, e normalmente é cumprida em estabelecimentos de segurança máxima ou media. A detenção é aplicada para condenações mais leves e não admite que o inicio do cumprimento seja no regime fechado.
Quais são os princípios da pena?
Princípios da pena
Consistem nos seguintes: princípio da intranscendência da pena; princípio da legalidade; princípio da Inderrogabilidade; princípio da proporcionalidade; princípio da Individualização da pena e princípio da humanidade.
O que diz o artigo 77 do Código Penal?
1. A suspensão condicional da pena constitui medida penal substitutiva e deve ser necessariamente aplicada no lugar da pena privativa de liberdade quando presentes os requisitos objetivos e subjetivos previstos pelo art.
Quais penas podem ser convertidas?
§ 2o Na condenação igual ou inferior a um ano, a substituição pode ser feita por multa ou por uma pena restritiva de direitos; se superior a um ano, a pena privativa de liberdade pode ser substituída por uma pena restritiva de direitos e multa ou por duas restritivas de direitos.
Qual a pena para crime hediondo?
Art. 8º Será de três a seis anos de reclusão a pena prevista no art. 288 do Código Penal, quando se tratar de crimes hediondos, prática da tortura, tráfico ilícito de entorpecentes e drogas afins ou terrorismo. Parágrafo único.
Qual a pena mínima para o regime fechado?
Regime fechado: Pena superior a 8 anos.
Qual o significado de pena pecuniária?
A prestação pecuniária é um tipo de pena restritiva de direitos – ou para parcela da doutrina, restritiva de liberdade –, de natureza patrimonial, que substitui a pena privativa de liberdade e é autônoma em relação as demais reprimendas.
Qual a pena para quem comete homicídio?
Além disso, a lei penal estipula pena maior para o crime mais grave. Enquanto para o homicídio simples o Código Penal prevê pena de reclusão de 6 a 20 anos, para o homicídio qualificado a pena varia de 12 a 30 anos.
O que acontece depois que o réu é condenado?
O efeito principal da sentença condenatória é a aplicação da pena a ser cumprida pelo acusado. Existem, contudo, diversos efeitos secundários previstos tanto no Código Penal quanto em leis especiais. Em alguns casos, esses efeitos secundários são de natureza penal e, em outros, de cunho extrapenal.
Como se faz o cálculo da pena?
- 1) Encontrar a diferença entre a pena mínima e máxima:
- 2) Transformar o intervalo de anos pra dias:
- 3) Aplicar as circunstâncias judiciais:
- 4) Encontrar o resultado.
- Menoridade relativa.
- Senilidade.
- Confissão.
- Reincidência.
Qual é o pior tipo de crime?
- Homicídio simples, quando praticado em atividade típica de grupo de extermínio, ainda que cometido por um só agente;
- Homicídio qualificado;
- Latrocínio;
- Extorsão qualificada pela morte;
- Extorsão mediante;
Qual é a pena mais leve?
As penas mais leves (restritivas de direito e multa) prescrevem com as mais graves (privativas de liberdade), conforme o disposto no art. 118 do Código Penal.
O que é considerado um crime grave?
O que são delitos graves? Delitos graves são crimes extremamente graves, como os hediondos que envolvem violência e até mesmo premeditação. São considerados graves aqueles crimes com violência ou grave ameaça e até mesmo o roubo.
O que é ad extra?
Quantas vezes por mês posso fazer bronzeamento artificial?