Qual é o conceito filosófico de arte?
Perguntado por: Letícia Melissa Batista de Nunes | Última atualização: 14. Juli 2024Pontuação: 4.9/5 (52 avaliações)
Para a filosofia da arte, o artista é um indivíduo possuidor de um conhecimento intuitivo que o permite criar a partir da sua sensibilidade. A arte não é compreendida como um conhecimento racional e objetivo, mas intuitivo e subjetivo.
O que a filosofia fala sobre a arte?
No que diz respeito à filosofia, os estudos da arte se relacionam, inicialmente, com a poética e, depois, com as noções do belo, próprias da argumentação estética. Enquanto poesis significa uma fabricação, aesthesis – que origina estética – diz de uma experiência sensorial[1].
O quê filósofos dizem sobre a arte?
Para o filósofo, a arte é a reprodução do mundo, que por sua vez, é a representação de ideias no mundo manifesto e por isso a arte distancia a mente da realidade e consequentemente do Belo. O filósofo reconhece que a arte possui valor em si mesma, por isso, cria confusão com o objeto real e deturpa a essência do belo.
O que é o conceito da arte?
Segundo o dicionário Houaiss, arte é a "produção consciente de obras, formas ou objetos, voltada para a concretização de um ideal de beleza e harmonia ou para a expressão da subjetividade humana". Na verdade, a arte transforma a forma de imaginar e de entender o mundo.
Quais as características da filosofia da arte?
Resposta: Examina, portanto, idéias que permearam os grandes movimentos artísticos da história: a arte como imitação, o problema da estética, o destino da arte, a imaginação, as relações entre arte e verdade e arte e política.
O que é arte?
Qual o objetivo da filosofia na arte?
Na disciplina de Filosofia, o conteúdo estruturante Estética propõe a reflexão sobre a arte, a beleza e as percepções sensoriais no âmbito da disciplina. Sua importância recai sobre a reflexão acerca da produção humana e o desenvolvimento da sensibilidade.
Como surgiu a filosofia da arte?
É comum dizer que a filosofia da arte teve seu início no círculo de filósofos do chamado idealismo alemão que, dependendo de como se o enxergue, se inicia com o grande seguidor da filosofia kantiana, J. Gottlieb Fichte (1762-1814), passa por Friedrich Schiller (1759-1805), Friedrich W. J.
Quais são os três conceitos de arte?
Confira aqui como os três componente da arte - tema, forma e conteúdo - se combinam para produzir uma unidade orgânica em uma obra artística. Os três componentes básicos de uma obra de arte, e que estão ligados de maneira inseparável, são tema, forma e conteúdo.
Como a arte e a filosofia se completam?
A parceria entre a filosofia e a arte torna possível tratar com alegria e leveza alguns temas importantes e complexos da cultura e da existência, tais como o sentido da realidade, o lugar da ciência na sociedade, as interpretações do corpo e da natureza, a relação entre arte e verdade, a transitoriedade do amor e a ...
Quando foi criado o conceito de arte?
O termo “arte” está relacionado com a palavra latina “ars” que significa habilidade ou ofício. O primeiro uso conhecido da palavra vem de manuscritos do século XIII, no entanto, a palavra e suas muitas variantes provavelmente existiam desde a fundação de Roma (27 a.C).
O que falar da arte?
A arte é uma forma de o ser humano expressar suas emoções, sua história e sua cultura através de alguns valores estéticos, como beleza, harmonia, equilíbrio. A arte pode ser representada através de várias formas, em especial na música, na escultura, na pintura, no cinema, na dança, entre outras.
O que é a arte para Aristóteles?
A arte para Aristóteles quer dizer produto, fazer, elaborar. De fato, ela, diferentemente do que se conceitua hoje, reflete a natureza, physis, sendo isto sua característica mais universal. A arte imita a natureza e esta imitação contribuiu para compreensão dela própria.
Como Platão e Aristóteles concebiam a arte?
Como os filósofos antigos concebiam a arte? Ainda de acordo com Chauí (2015), para Platão, a arte não diferia das Ciências ou da Filosofia. Aristóteles, contudo, estabeleceu a distinção entre arte e Ciência. Para ele, a arte é um saber prático e diz respeito ao possível e contingente.
O que é o feio para a filosofia?
Nesse sentido, o feio é o aparente, o-que-parece-ser. Daí o repúdio de Platão pelas artes que, na sua época, eram sobretudo artes que imitavam a aparência das coisas, à excepção da poesia ou das artes divinatórias que procediam de uma inspiração divina e, enquanto tal, eram louvadas por Platão.
Em que sentido se pode dizer que a arte é?
A arte, como expressão racional não afirmativa da cultura, revela- se como conhecimento crítico da sociedade, dada sua universalidade e capacidade de reivindicação do que deve ser a realização da humanidade na história: realização de uma vida sem sacrifícios.
Como a arte influencia o pensamento?
Com base na educação, a arte realiza o processo de criação no indivíduo, levando-o a desenvolver sua criatividade e raciocínio, melhora o seu potencial de pensamento e realização de atividades, de exposição e solução de problemas em situações sociais e cotidianas.
O que arte e filosofia têm em comum?
Tanto a filosofia como a arte são ferramentas que nos ajudam a questionar a realidade e porventura são capazes de realizar transformações culturais, sociais, políticas e econômicas.
Qual é a semelhança entre a arte e a filosofia?
Arte e filosofia são formas do auto-conhecimento de uma humanidade que se questiona e que se propõe, que olha o ser e pensa o dever-ser ou o poder-ser. Neste sentido, talvez pudéssemos dizer que pretensão e impotência são também características comuns às duas.
Quais são os 7 tipos de arte?
Na lista, Pintura, Escultura, Música, Literatura, Dança e Arquitetura. O Cinema entrou como o sétimo item a partir do “Manifesto das Sete Artes”, escrito pelo intelectual italiano Ricciotto Canudo em 1911 e publicado em 1923.
Qual é a origem da arte?
A arte é uma manifestação humana que começou a se desenvolver na Antiguidade. Já no período Pré-Histórico, os homens utilizavam a arte rupestre para gravar nas paredes das cavernas fatos marcantes da existência. ... Com a chegada do século XIX, a arte passou a ser usada para retratar a beleza.
Quais são as 7 funções da arte?
Nesse sentido, De Botton e Armstrong (2014) elencam sete fragilidades psicológicas que dão sete funções à arte. Elas são: a rememoração, a esperança, o sofrimento, o reequilíbrio, a compreensão de si, o crescimento e a apreciação.
Qual é o papel da filosofia?
A Filosofia permite ao ser humano compreender melhor a si mesmo, a sociedade e o mundo que o cerca, estimulando uma maior autonomia do pensar, agir e se comportar. A partir dela, e ao longo de séculos, foram e são fundamentados projetos, pesquisas, produções científicas, artísticas e culturais.
Quem é o pai da estética?
Alexander Baumgarten pode ser considerado o fundador da Estética. Seu livro que traz esse título foi publicado em 1750 e dedica-se a desenvolver uma filosofia da faculdade de sentir, investigando como a sensibilidade pode levar à produção de conhecimento.
Como a filosofia contribui para o entendimento sobre a arte e a cultura?
Nesse panorama cultural, apelar para a filosofia nos ajudará a entender esses fenômenos, uma vez que é indispensável para pensarmos os imbricados processos de criação-destruição artística nas sociedades capitalistas e para entendermos as chaves dos sentidos da criação artística do nosso tempo.
Quem criou a arte no Brasil?
A história da arte brasileira pode começar a ser contada pelas peças desenvolvidas pelos índios, muito antes do descobrimento em 1500. No entanto, foi com a vinda da corte portuguesa em 1808 que as escolas de belas artes surgiram e começaram a formar os primeiros artistas brasileiros.
Como ver a porta do XAMPP?
Porque os gatos têm espinhos no pênis?