Qual foi o contexto histórico do estilo barroco?
Perguntado por: Diego Pires de Castro | Última atualização: 13. März 2022Pontuação: 4.9/5 (43 avaliações)
As manifestações barrocas têm como contexto histórico a ocorrência da Reforma e da Contrarreforma, as quais agitaram, sobretudo, a Europa a partir do século XVI.
Qual é o contexto histórico do barroco no Brasil?
O barroco no Brasil está associado a obras produzidas no período de 1601 a 1768. O estilo chegou ao país após seu surgimento na Europa, no século XVI, e teve como marcos históricos a Reforma Protestante e a Contrarreforma.
São características do estilo barroco?
As principais características do Barroco, também chamado de seiscentismo, são o dualismo, a riqueza de detalhes e o exagero. Na literatura barroca, os textos refletem elementos rebuscados e quase sempre extravagantes, onde são valorizados os detalhes em um jogo de contrastes.
Quando e onde surgiu o estilo barroco?
Barroco é o nome de um estilo de época surgido no final do século XVI, na Itália, e caracterizado por forte influência religiosa, devido ao contexto histórico marcado pela Reforma Protestante e pela Contrarreforma.
Onde se originou o estilo barroco?
Movimento artístico que teve início na Europa no século XVI
O Barroco foi um estilo artístico nascido na Itália no século XVI que se espalhou pelos países da Europa e pela América Latina. ... Barroco foi um movimento artístico que surgiu na Europa no final do século XVI e se difundiu para a América Latina.
BARROCO: CONTEXTO HISTÓRICO E CARACTERÍSTICAS | Resumo de Literatura para o Enem
Quais são as principais características do barroco brasileiro?
- Linguagem dramática;
- Racionalismo;
- Exagero e rebuscamento;
- Uso de figuras de linguagem;
- União do religioso e do profano;
- Arte dualista;
- Jogo de contrastes;
- Valorização dos detalhes;
Quais as principais características do barroco português?
► As principais características do barroco português são: ► Exagero e minúcia nos detalhes; ► Temática religiosa e profana; ► Dualidade e complexidade; ► Uso de figuras de linguagem; ► Contrastes e conflitos; ► Teocentrismo versus antropocentrismo; ► Cultismo e conceptismo. ► O cultismo significa “jogo de palavras”.
Qual o principal tema da arte barroca no Brasil?
Os artistas barrocos empregavam realismo, cores ricas e temas religiosos ou mitológicos, enquanto os arquitetos favoreciam o equilíbrio e a simetria. Mas a extravagância é uma característica evidente na arte e arquitetura barroca no Brasil, assim como nas obras irmãs europeias.
O que é o movimento Barroco?
O Barroco foi um período do século XVI marcado pela crise dos valores Renascentistas, gerando uma nova visão de mundo através de lutas religiosas e dualismos entre espírito e razão. O movimento envolve novas formas de literatura, arte e até filosofia.
Qual era o tema das obras do barroco brasileiro?
Suas principais características são o fusionismo, o culto ao contraste, o cultismo e o conceptismo. Assim, as principais obras literárias desse estilo no Brasil são Prosopopeia, de Bento Teixeira; Os sermões, de Padre António Vieira; além da poesia de Gregório de Matos.
Quais os principais temas da arte barroca no Brasil?
- A religiosidade e a fé: Em todas as manifestações barrocas você vai identificar a religião como base da obra.
- O realismo: Como característica única, ao obras barrocas são baseadas no real, envolvendo aspectos do eu e do mundo.
- A grandeza: ...
- A sensualidade. ...
- Emoção e encenação. ...
- Valorização das luzes e sombras.
Qual era o tema principal na pintura barroca?
A pintura barroca
As obras retratavam cenas de histórias bíblicas e eram sempre pintadas em seu momento mais dramático, chegando a teatralidade. Os elementos do cristianismo estavam na obra como forma de transmitir as mensagens que a igreja queria passar.
Quais são as características do barroco em Portugal?
O Barroco em Portugal teve início 1580, com a morte do escritor português Luís de Camões, e fim em 1756, com a fundação da Arcádia Lusitânia. Esse estilo literário, também é chamado de Seiscentismo (por ter iniciado no final do século XVI), é posterior ao Classicismo e anterior ao Arcadismo (Setecentismo).
Qual é o objetivo do Barroco português?
O Barroco em Portugal inicia-se durante o período de colonização do Brasil e de diversos conflitos com os holandeses. Eles tentavam conquistar parte do território que estava dob domínio português.
Quem são os principais representantes do barroco em Portugal?
- Principais autores de Portugal.
- Sermões, cartas, prosa religiosa e moralística: Padre Antônio Vieira, Padre Manuel Bernardes, Francisco Manuel de Melo, Maria Alcoforado;
- Poesia e novela: Francisco Manuel de Melo;
- Teatro: Antônio José da Silva e Francisco Manuel de Mole.
Porque surgiu a arte barroca?
Logo, a arte barroca surgiu como uma resposta da Igreja Católica para não perder sua hegemonia. Assim, para diminuir o poder do protestantismo da renascença, que apresentava um caráter mais racional e que prestigiava a ciência, o barroco na arte teve seu início.
Quem iniciou o movimento barroco no Brasil?
O Barroco no Brasil foi introduzido pelos jesuítas portugueses durante o Período Colonial, com o objetivo principal de catequizar os índios. Ainda que tenha chegado sob influência de Portugal, visto que o Brasil era uma colônia portuguesa, o estilo artístico adquiriu características próprias no território brasileiro.
Quando surgiu a arte barroca na Europa?
O surgimento da arte denominada "barroca" ocorreu no século 17, na Itália, provocado por uma série de mudanças econômicas, sociais e, principalmente, religiosas. Um importante pintor barroco italiano foi Michelangelo Caravaggio (1571-1610).
Qual o principal tema da pintura?
O tema pode ser uma paisagem (natural ou imaginada), uma natureza morta, uma cena mitológica ou cotidiana, mas independente disto a pintura manifestar-se-á como um conjunto de cores e luz.
Qual é o elemento básico da pintura barroca?
De forma geral, a pintura italiana desse período prezava por uma composição baseada na distribuição diagonal do elementos e cenas com grandes contrastes de claro-escuro, o que valorizava o caráter sentimental.
Quais os temas tratados pelo movimento barroco?
Os temas principais oscilavam entre o espírito cristão e o espírito secular da vida terrena; o bem e o mal; o céu e a terra; a alegria e a tristeza; o claro e o escuro; Deus e o diabo. Esse é o motivo pelo qual dizemos que o barroco é a arte das contradições.
O que é um texto Barroco?
Linguagem rebuscada, dramática e exagerada; Uso de figuras de linguagem: antítese, paradoxo, hipérbole e metáforas; Cultismo ou Gongorismo (jogo de palavras); Conceptismo ou Quevedismo (jogo de ideias).
Quais são as principais características da pintura barroca?
Características. Composição assimétrica, em diagonal - que se revela num estilo grandioso, monumental, retorcido, substituindo a unidade geométrica e o equilíbrio da arte renascentista. Acentuado contraste de claro-escuro (expressão dos sentimentos) - era um recurso que visava a intensificar a sensação de profundidade.
São características da pintura barroca na Itália certo?
A pintura barroca tem como características a disposição diagonal dos elementos do quadro, o que transpassa uma ideia de movimento desses elementos. Além de uma acentuação do contraste de claro-escuro, o que intensifica a expressão dos sentimentos.
Como concordar o verbo com porcentagem?
Porque o tubarão e um peixe?