Como concordar o verbo com porcentagem?
Perguntado por: Jorge Baptista Vieira | Última atualização: 13. März 2022Pontuação: 4.1/5 (33 avaliações)
O verbo pode concordar com o número ou com o nome: Dez por cento da população votou (concorda com população) ou votaram (concorda com 10). Um por cento dos presentes saiu (concorda com um) ou saíram (concorda com presentes). “Então”, conclui você, “na concordância com percentagem vale tudo.
Como concordar com porcentagem?
A concordância deve ser feita sempre com o número percentual quando o verbo aparecer antes da porcentagem, ou a porcentagem for antecedida por um determinante. Exemplos: Do total de alunos, 25% não compareceram à aula. Não apareceu nem 1% do dinheiro até agora.
São 20% ou E 20%?
As duas formas estão corretas.
Nestas situações, a concordância verbal do verbo ser poderá ser feita no plural, concordando com o numeral, ou no singular, estando subentendida a palavra dia.
São 10% e 10%?
Quando indica tempo, o verbo ser concorda com o numeral expresso no predicativo: São três horas da tarde. Já são mais de quinze horas. Hoje são dez de setembro de 2011.
Como se sabe o verbo deve concordar?
Regra geral:
O verbo concorda com o núcleo do sujeito em número e pessoa. Ex.: Nós vamos ao cinema. O verbo (vamos) está na primeira pessoa do plural para concordar com o sujeito (nós).
? Como fica a concordância com porcentagem??? [Prof. Alda]
Devem ou deve?
Deve-se OU devem-se? Crítica do leitor: “Você diz que a forma correta é DEVEM-SE EVITAR as formas rebuscadas, afirmando que FORMAS REBUSCADAS é o objeto direto da forma passiva e portanto o sujeito da forma ativa. Acontece que FORMAS REBUSCADAS é o objeto direto do verbo EVITAR e não do verbo DEVER.
Deve ser devem ser?
Apenas o primeiro verbo faz a concordância com o sujeito. O segundo verbo não sofre flexão. Sendo assim, o correto é devem ser.
Que horas são ou é?
Vamos tirar essa dúvida! O verbo ser deve sempre concordar com as horas que você deseja anunciar. Se a hora é singular, use o singular. Se plural, use a forma são.
E três horas ou são três horas?
Correto: já são 3 horas. Comentário: normalmente, os verbos que definem as horas e os demais tempos variam sempre. Exemplos: – são, agora, 10 horas, num dia ensolarado. – já são 09 horas da manhã.
É uma hora e meia ou são uma hora e meia?
Faz zero grau! Em se tratando de Gramática Normativa, o plural, em enumerações, só será obtido com números de “dois” em diante; com 1,5, por exemplo, a concordância exige apenas o singular. Assim, pontualmente, é uma e meia; é meio-dia e meia.
E 13 ou são 13?
Portanto, se o predicativo é “dia”, então é singular. Se é a representação numérica de soma ou “dias”, então é plural. Assim também ocorre com as horas: São cinco horas da tarde. O verbo ser (são) concorda com o predicativo (cinco).
É ou são exemplos?
A expressão é que permanece invariável, independentemente de um sujeito singular ou plural: Eu é que sou feliz! Nós é que somos felizes! Eles é que são felizes!
São e plural ou singular?
Essa é uma dúvida que certamente você já teve: os Estados Unidos “são”, ou os Estados Unidos “é”? Afinal, estamos falando de um país, não de vários. Mas, ao mesmo tempo, o nome está no plural!
Qual o correto por cento ou porcento?
A percentagem (representada pelo símbolo %) é um cálculo baseado em 100 unidades. Traduz a ideia 'por cada cem', 'por cada centena', 'por cada cento'. É, pois, por cento que se deve escrever.
Como conjugar percentual?
- 1% passou no concurso público.
- 3% passaram na prova de língua portuguesa.
- 1,9% passou no concurso público.
- 0,8% chegou a estudar português.
- 2,1% passaram na prova de língua portuguesa.
Quando se usa porcentagem?
A porcentagem é usada para comparar grandezas, calcular valores de lucro, desconto ou prejuízo e até mesmo taxas de juros.
Quantos são 3 horas?
Horas, Minutos e Segundos
Desta forma, 1 hora corresponde a 3600 segundos. Assim, para mudar de hora para minuto devemos multiplicar por 60. Por exemplo, 3 horas equivalem a 180 minutos (3 . 60 = 180).
É 3 horas ou e 4 horas?
A abreviação de horas é h (h minúsculo e sem ponto). É assim tanto no singular como no plural, ou seja, a abreviação de hora e de horas é simplesmente h. As formas hr, hs, hrs estão erradas.
Quanto é 3 horas?
Por exemplo, 3 horas equivalem a 180 minutos (3 . ).
É ou é?
/Dúvidas /E, é, è, eh ou he? As formas – e, é e eh – existem na Língua Portuguesa; “è” está incorreto e “he” pode ser usado de forma informal. Ou seja, ambas os termos “e”, “é” e “eh” estão corretos, devendo, no entanto, ser usadas em diferentes situações.
São ou e meia noite?
O correto é "meia-noite" (com hífen). 2 - "É" ou "são" meia-noite? O verbo nesse caso concorda com "meia", que é metade de uma unidade. Portanto: "é meia-noite".
São 18h ou e 18h?
Por exemplo: "É dezoito de abril" (= É dia dezoito de abril) ou "São dezoito de abril" (= São dezoito dias de abril); "É primeiro de maio" (= É dia primeiro de maio ou é o primeiro dia de maio). A frase apresentada, portanto, está errada.
Deve de ser ou deve ser?
A forma deve-se, com hífen, é uma conjugação pronominal (acompanhados do pronome oblíquo “se”) do verbo – neste caso, no presente do indicativo. O pronome é usado para indicar ações relativas ao sujeito que as pratica. O baixo número de acidentes deve-se aos alertas. Tal deve-se à excelente cooperação entre os grupos.
Devem ou Deverão ser?
Ambas são formas conjugadas do verbo dever na 3. ª pessoa do plural. Estão, contudo, conjugadas em diferentes tempos verbais. Deveram está no pretérito perfeito do indicativo ou no pretérito mais-que-perfeito do indicativo e deverão está no futuro do presente do indicativo.
Devia ser ou deveria ser?
Estão, contudo, conjugadas em diferentes tempos verbais. Devia está conjugado no pretérito imperfeito do indicativo. Deveria está conjugado no futuro do pretérito do indicativo. Dever significa ter de, precisar, necessitar, carecer, agradecer, ter que.
Quem tem epilepsia pode tomar sertralina?
Qual foi o contexto histórico do estilo barroco?