Qual o papel do Assistente Social no Cras?
Perguntado por: Edgar Nuno Figueiredo Neves Leal | Última atualização: 22. Februar 2022Pontuação: 4.7/5 (12 avaliações)
O Serviço Social no CRAS tem por finalidade acompanhar as famílias referenciadas por ele, realizar as articulações com a rede socioassistencial presente no seu território de abrangência, bem como realizar os encaminhamentos necessários a esta rede, deve atuar junto a outros profissionais, compondo uma equipe ...
Quais os desafios do Assistente Social no Cras?
Os Assistentes Sociais que trabalham no CRAS tem muitos desafios a superar, como a falta de autonomia, como IAMAMOTO, (2009) afirma esses profissionais possuem uma autonomia relativa, o clientelismo, a precariedade no local de trabalho também contribui para a superação desses desafios.
Quais são as principais atividades desenvolvidas pelo assistente social na instituição?
Faz parte do trabalho do Assistente Social criar e programar campanhas de auxílio, gerenciar os programas sociais já existentes, monitorar a distribuição de benefícios, desenvolver projetos para garantir direitos e facilitar o acesso da população às ações de saúde e educação.
Qual é o papel de uma assistente social?
Segundo o Conselho Federal de Serviço Social, “o assistente social analisa, elabora, coordena e executa planos, programas e projetos para viabilizar os direitos da população e seu acesso às políticas sociais, como a saúde, a educação, a previdência social, a habitação, a assistência social e a cultura.”
Qual a diferença do serviço social para o assistente social?
Já o Serviço social é a profissão de nível superior regulamentada pela Lei 8.662/1993. ... Por outro lado, a assistência social é uma política pública prevista na Constituição Federal de 1988 e também direito de cidadãos e cidadãs, assim como a saúde, a educação, a previdência social etc.
PAPO DE AS: O Trabalho da/o Assistente Social no CRAS: EP8
Para que serve a assistente social do hospital?
O assistente social no hospital serve para utilizar seu olhar crítico social para oferecer suporte aos pacientes até a alta médica. Este suporte pode ser relacionado a apoio psicológico, orientações, mobilização de recursos e etc.
Quais os desafios do assistente social na área da saúde?
Como desafios, podemos elencar aqueles referentes aos problemas de implementação, implantação, financiamento e gestão do SUS, fator este que, para ser compreendido, exige uma análise mais detalhada, fazendo-se necessário um resgate do processo de construção do sistema de saúde.
Quais são os desafios para o serviço social?
A intensificação do ritmo do trabalho, reforçada pela inserção da tecnologia nos espaços de trabalho, o acúmulo de tarefas, as péssimas condições de trabalho, os vínculos temporários, os baixos salários, o contingenciamento de recursos direcionados às políticas sociais tem se apresentado na realidade como limites para ...
Qual o maior desafio do assistente social na contemporaneidade?
- 1- Ampliação das equipes de referência. ...
- 2- Articulação intersetorial. ...
- 3- Superação de subalternidade. ...
- 4- Execução da política de forma articulada. ...
- 5- Garantia de Secretarias próprias e adequação de suas nomenclaturas. ...
- 7- Regulamentação dos benefícios eventuais.
Quais são os desafios para o serviço social na cena contemporânea?
Na cena contemporânea, que se considera tendência e desafio do serviço social onde sempre tem um enfrentamento na partilha e demandas, tanto na esfera pública quanto no setor privado, diante das perspectivas desregulamentadoras dos mercados de trabalho.
O que mudou no serviço social?
Uma das grandes mudanças se refere ao avanço da tecnologia e da inserção desta no processo industrial produtivo. Diminuiu o número de operários nas fábricas, e aumentou o número de processos automatizados baseados em princípios da robótica e computação.
Quais os desafios apresentados aos assistentes social e quais atribuições e competências são exigidas aos profissionais?
São competências do assistente social, que a Lei de Regulamentação reconhece: implementar, planejar e avaliar políticas sociais. Mais uma vez se coloca a mediação da política, donde a importância de se problematizar o modelo de política social que se configura como espaço sócio-profissional dos assistentes sociais.
Quais são os novos desafios do serviço social frente à realidade brasileira?
As últimas décadas vêm exigindo do Serviço Social um esforço de decifrar as novas dinâmicas familiares, o mundo do trabalho, as desigualdades matizadas nas relações de gênero, etnia e raça, sexualidade, as múltiplas formas de violência entre outras questões.
Qual é o papel do assistente social como gestor frente aos desafios da prática profissional?
O Serviço Social por sua vez, especialmente no âmbito da prática profissional, se ver preso nesses campos de atuação, nas tendências conservadoras e neoconservadoras das instituições, da cultura capitalista permitindo que o profissional se encontre numa autonomia relativa.
Como é o serviço social na atualidade?
O Serviço Social é uma profissão inserida na divisão sócio técnica do trabalho; ou seja, no mundo do trabalho e sua inserção foi resultante das transformações históricas, sociais, políticas e econômicas. E a questão social é matéria prima do trabalho do assistente social.
Qual a importância do assistente social na área da saúde?
Segundo o Ministério da Saúde, as responsabilidades do assistente social na saúde pública são: Através do atendimento ao usuário, compreender sua situação e realizar o encaminhamento adequado; Informar e mobilizar o usuário acerca de seus direitos e de seu papel como cidadão.
Qual o papel do assistente social na área da saúde PDF?
No âmbito da saúde o assistente social faz uso contínuo de algumas atividades, quais sejam: levantamento de dados, interpretação de medidas e ações de caráter emergencial, procedimentos sócio-educativos, informação em saúde, desenvolvimento de atividades de cunho pedagógico e técnico-político, entre outras.
Qual o perfil adequado do profissional de serviço social no âmbito de atuação da saúde?
Frente à alta social, a atuação do assistente social é a de orientação, esclarecimentos e reflexão junto ao usuário e a equipe de saúde com relação às condições objetivas que estão impulsionando os usuários a tomarem esta decisão. O profissional responsável pela alta deve ser o médico e não o assistente social.
Qual o papel do Assistente Social no presídio?
O Assistente Social no sistema prisional assegura os direitos ao apenado tendo como posicionamento a equidade e justiça social, construindo práticas humanas ao tratamento dos presos, viabilizando a concretização da defesa dos direitos humanos, sendo que a presença deste profissional na prisão, contribui no sentido de ...
Qual a função do Assistente Social na UTI?
O assistente social, ao atuar na UTI, tem a oportunidade de contribuir, juntamente com os demais profissionais, com uma assistência mais humanizada ao paciente a partir de sua capacidade de apreensão da realidade social e das expressões da questão social manifestas na totalidade da história de vida do sujeito.
Quais são as demandas do Serviço social?
Algumas das situações mais comuns a ser demanda ao assistente social eram aquelas que de alguma forma interferiam na produção das empresas, seriam elas: absenteísmo, insubordinação, etilismo; e ainda conflitos familiares, dificuldades financeiras, doenças; controle e disciplinamento, tudo aquilo que de alguma forma ...
Qual a diferença entre atribuições e competências do Assistente Social?
37). Assim, as atribuições privativas são aquelas que se referem diretamente à profissão, como a atribuição privativa de coordenar cursos, bem como equipes de Serviço Social nas instituições públicas e privadas. E competências são aquelas ações que os(as) assistentes podem desenvolver, embora não lhes sejam exclusivas.
Qual é a diferença entre competência e atribuições?
Costuma-se dizer que o vocábulo “competência” refere-se à atividade jurisdicional, enquanto “atribuição” diz respeito à ativi- dade administrativa. Os dicionários jurídicos não estabelecem dife- renciação conceitual rígida entre esses dois vocábulos. ... Competência é “Capacidade, aptidão para alguma coisa”.
Quais habilidades e competências que o assistente social precisa ter domínio para atuar frente a este serviço?
O conhecimento, a consistência teórica, a capacidade argumentativa e o domínio da tecnologia são elementos essenciais na formação do assistente social e são estes elementos que diferenciarão o bom do mal profissional.
Quais são as principais mudanças que afetam os trabalhadores em geral e o Serviço Social?
Os principais impactos postos são precarização, terceirização, baixos salários e polivalência. Palavras chaves: Trabalho; Política de Assistência Social; Prática Profissional.
O que é cervicalgia e quais suas causas?
O que é uma esquadria de alumínio?