Qual é a principal desvantagem de um turbo compressor?

Perguntado por: Tomás Esteves  |  Última atualização: 11. Februar 2025
Pontuação: 4.1/5 (51 avaliações)

Uma das desvantagens é o maior consumo de óleo em relação a motores aspirados convencionais. Isso ocorre porque o calor e a alta pressão gerados pelo funcionamento do turbocompressor proporcionam maior queima de óleo. Além disso, a alta pressão pode forçar o óleo a vazar pelas vedações do motor.

Qual o benefício do turbo compressor?

É função do turbocompressor comprimir mais ar que flui no cilindro do motor. Quando o ar é comprimido, as moléculas de oxigênio são mais compactadas entre si. Este aumento no ar significa que mais combustível pode ser adicionado ao motor com o mesmo tamanho do motor de aspiração natural.

Qual a diferença entre compressor e turbo compressor?

O turbo consegue fazer o seu reaproveitamento, usando-os para fazer girar uma turbina que cria pressão, podendo atingir até 130.000 rpm, enquanto os compressores fazem entre 10 a 15 mil rpm. Para alcançar um perfeito funcionamento, o turbo necessita que o motor atinja rotações elevadas.

Qual o problema dos motores turbo?

Conforme os especialistas, os principais problemas com motores turbo hoje são causados por falhas na lubrificação e alterações dos parâmetros de fábrica não recomendadas, como o remapping do motor.

Quais as principais vantagens que a turbina proporciona ao motor?

Economia de Combustível: Em condições normais de condução, os motores turbo podem ser mais eficientes em termos de consumo de combustível devido ao seu tamanho menor; Redução de Emissões: A tecnologia turbo pode ajudar a reduzir as emissões de poluentes, contribuindo para um menor impacto ambiental.

Como funciona e o que é um turbo? Gustavo explica...

16 questões relacionadas encontradas

Como funciona o turbo compressor do motor?

Em linhas gerais, a ideia de um turbocompressor é aumentar a quantidade de ar que será queimada junto ao combustível. À medida que ocorre a combustão completa dessa mistura, o veículo ganha em potência, que trata da relação entre o aumento de energia no menor intervalo de tempo.

O que pode danificar uma turbina?

– Uso indevido de cola, silicone ou adesivo líquido na entrada de óleo lubrificante. – Filtro de óleo de má qualidade, danificado ou saturado. – Óleo com prazo vencido, sem viscosidade e com carbonização (inadequado). – Nível de óleo do Cárter fora de especificação.

Qual a vida útil de um motor turbo?

Os turbinados de fábrica ultrapassam 200 mil km ou 300 mil km sem nenhum problema. Mas, mesmo eles, quando solicitados e excedidos os limites do bom-senso (e das rotações…), podem ter sua durabilidade reduzida.

Porque o motor turbo é mais econômico?

Por quê? Porque quem movimenta o turbo são os gases de escapamento, ou seja, o gás de escapamento era desperdiçado e hoje é aproveitado para girar a turbina, então nós estamos ganhando energia que era desperdiçada. Aí reduz o consumo.

É crime colocar turbo no motor?

Motor com turbo

De acordo com o CTB, não é proibido ter um carro com motor turbo. No entanto, para fazer uma modificação em carros para o motor turbo da mesma forma que ocorre com as demais alterações, a lei define quais são os parâmetros necessários para que a segurança do veículo seja mantida.

Qual motor possui turbo compressor?

Esse tipo de mecanismo é geralmente encontrado em motores a diesel, onde a temperatura dos gases de escapamento são menores que a de um motor a gasolina, que chegam até 1350° C.

Qual compressor mais econômico?

Isso acontece porque um compressor de pistão tem uma perda de 20 a 25% de vazão efetiva em relação a teórica, o que já não acontece nos equipamentos de parafuso. É por isso que os compressores de parafuso apresentam maior eficiência e economia.

Qual o compressor mais eficiente?

Compressor parafuso

Os compressores parafusos são mais silenciosos e mais eficientes do que os compressores pistão, o que significa que o custo de operação é menor. Além disso, eles também são mais econômicos em termos de energia, pois não exigem altos níveis de potência.

Quem inventou a turbo compressor?

Turbocompressor, superalimentador de ar, kit turbo e turbina são apenas alguns dos nomes mais utilizados para o sistema que foi inventado pelo suíço Alfred Büchi em 1905, na busca por melhorar a performance de motores a combustão interna.

Qual a rotação de um turbocompressor?

Lembre-se de que ele pode girar a mais de 100.000 rpm. Desligar o motor logo depois de a máquina trabalhar arduamente significa que o fluxo de óleo lubrificante pela bomba será desligado enquanto o turbo ainda estiver girando em alta rotação por vários minutos.

Quais são os benefícios mais significativos no uso de dois turbo compressores?

Nesse sentido, promovem vários benefícios para quem busca reduzir os custos com combustível e elevar a performance dos veículos na operação. Os turbocompressores contribuem para aumentar a quantidade de ar queimada junto ao combustível. Conforme a combustão ocorre, o veículo ganha potência.

Qual motor dura mais turbo ou aspirado?

Qual motor dura mais: aspirado ou turbo? Quando falamos de durabilidade, podemos dizer que não há muita vantagem de um tipo sobre o outro, desde que ambos tenham vindo de fábrica. Isso porque, caso o motor turbo tenha sido colocado em uma oficina mecânica, durará menos tempo do que o motor aspirado.

Qual é o motor mais econômico?

O motor 1.0 é conhecido por ser o mais econômico da categoria e cumpre um papel importante no dia a dia. Comporta 1.000 cilindradas, refletindo em enorme economia (já que queima menos combustível), porém a sua potência é menor. É importante ressaltar que nem sempre toda essa economia estará presente.

Qual o melhor combustível para o motor turbo?

USAR GASOLINA PREMIUM

Os motores turboalimentados lidam com altas compressões. Por conta disso, é de suma importância que se use uma gasolina de boa octanagem, no mínimo aditivada. Se você não usar esse combustível, além do desempenho ser prejudicado, é bem possível que o carro fique mais beberrão.

O que é melhor motor turbo ou aspirado?

O motor turbo também oferece maior desempenho. A resposta do carro ao dirigir em baixas e médias rotações é muito mais potente. No caso de um motor aspirado, observa-se mais potência também em baixas e altas rotações, embora em termos médios esteja em clara desvantagem em relação ao seu concorrente.

Quantos km aguenta um motor 1.0 turbo?

Quantos km aguenta um motor TSI? Os turbinados de fábrica ultrapassam 200 mil km ou 300 mil km sem nenhum problema.

Quanto tempo um motor aguenta?

Independentemente disso – e salvo casos mais raros –, o mais comum é que um motor a gasolina ou flex funcione corretamente por algo entre 200 mil e 300 mil km. Depois disso, provavelmente perderá eficiência e pode começar a apresentar defeitos, necessitando de uma retífica.

Qual o sintoma de turbina ruim?

1.Perda de potência

Basicamente, o trabalho das turbinas é melhorar o desempenho do motor. Ou seja, se o veículo estiver apresentando perda de potência significa que a sua turbina pode estar com algum defeito.

Qual sintomas de turbina ruim?

Quando a turbina está ruim o que acontece? Perda de potência, emissão de fumaça preta ou branca, ruídos e consumo excessivo de combustível são os principais sintomas que indicam eventuais falhas no sistema de turboalimentação.

Porque turbina quebra o eixo?

Restrições na entrada de ar através da obstrução dos filtros ou mangueiras dobradas, bem como dutos de alimentação reduzidos, favorecem o surgimento de altas temperaturas de escape. Ambas as condições juntas podem provocar até a quebra da carcaça da turbina, do eixo ou rotor do compressor.

Artigo anterior
Onde deve ser obrigatório a instalação de DR de alta sensibilidade?
Artigo seguinte
Como fazer a cambalhota no GTA 5?