Onde deve ser obrigatório a instalação de DR de alta sensibilidade?
Perguntado por: Gustavo Lima | Última atualização: 11. Februar 2025Pontuação: 4.3/5 (65 avaliações)
De acordo com a norma brasileira NBR 5410, a instalação do Dispositivo DR é obrigatória em circuitos que alimentam tomadas de uso geral, em circuitos de iluminação, e em áreas molhadas ou úmidas, como banheiros, cozinhas, áreas de serviço, garagens e outdoors.
Em quais locais o uso de DR é obrigatório?
- Em circuitos que sirvam a pontos de utilização situados em locais que contenham chuveiro ou banheira.
- Em circuitos que alimentam tomadas situadas em áreas externas à edificação.
O que a NBR 5410 fala sobre DR?
NBR 5410/97: Diretrizes para o Uso do DR
Circuitos que atendem pontos de utilização em locais molhados com chuveiros ou banheiras. Circuitos que alimentam tomadas em áreas externas à edificação. Circuitos que alimentam tomadas em áreas internas que possam conectar equipamentos na área externa.
Onde deve ser instalado o dr?
O DR deve ser instalado em série com o disjuntor do circuito que se deseja proteger. A instalação deverá ser feita antes ou depois do disjuntor do respectivo circuito. O ideal é que toda a instalação de uma residência esteja protegida por um dispositivo DR.
Quais os circuitos que precisam de DR?
circuitos que têm pontos de uso em cozinhas, copas, áreas de serviço, lavanderias, garagens e outros locais que sejam molhados frequentemente ou sujeitos a lavagens; circuitos que alimentam as tomadas em áreas internas que possam alimentar também equipamentos em áreas externas.
2 COISAS QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE O DR (DISPOSITIVO DR)
Quais os casos em que o uso de Dispositivo Diferencial Residual DR de alta sensibilidade 30 mA como proteção adicional é obrigatório?
III. O uso de dispositivo diferencial-residual de alta sensibilidade como proteção adicional só é obrigatório em circuitos que alimentem áreas internas molhadas em uso normal ou sujeitas a lavagens.
Quantos circuitos posso ligar em um dr?
Podemos instalar 1 DR como proteção geral em cada QDC. Ou seja, dependendo da situação a gente pode colocar novamente 1 DR para cada circuito obrigatório. Ou até mesmo agrupar os circuitos no mesmo DR respeitando sua capacidade nominal claro.
Quando instalar o dr?
É importante destacar que o dispositivo de proteção DR é de uso obrigatório em todas as instalações, mas principalmente em ambientes que oferecem maiores riscos de choques elétricos, como por exemplo, onde há chuveiros elétricos ou eletrônicos e/ou banheiras.
O que não pode passar pelo dr?
*O condutor de proteção (PE), nunca poderá passar pelo DR. *Após o condutor Neutro passar pelo DR, o mesmo não poderá ser aterrado em qualquer parte da instalação. *Condutor Neutro do DR não poderá passar por outros DR´s.
Qual a diferença entre DR e DDR?
IDR é a sigla para Interruptor Diferencial Residual, DR é a sigla para Diferencial Residual, o que demonstra que DR é outra maneira de nomear o IDR. DDR é a sigla para Disjuntos Diferencial Residual. O IDR se diferencia o DDR, pois ele não funciona como disjuntor, o que é o caso do DDR.
Qual a exigência de uso do DR de acordo com a NBR 5410 2004?
De acordo com a Norma Brasileira NBR 5410, é obrigatório o uso de Dispositivo de Proteção a Corrente Diferencial-Residual (DR) nas instalações elétricas. Este dispositivo deve ser instalado nos seguintes circuitos: Que sirvam a pontos de utilização situados em locais que contenham chuveiro ou banheira.
Em qual situação a NBR 5410 não se aplica?
A NBR 5410 atualizada não se aplica a instalações de iluminação pública. Nesses casos, a instalação tem a voltagem maior que o atendido pela norma.
Quando é obrigatório o uso de DPS?
A PARTIR DE 1º DE SETEMBRO É OBRIGATÓRIO O USO DE DPS.
Qual é a sensibilidade do dr?
IMPORTANTE: a proteção contra choques elétricos somente deve ser feita usando-se o DR de alta sensibilidade (30mA), já a proteção patrimonial pode ser feita pelos Dispositivos DR de 100mA, 300mA, 500mA além da sensibilidade de 30mA já mencionada.
Quantos tipos de DR existem?
Para evitar esses problemas, o DR é instalado de forma a interromper a passagem de corrente elétrica quando é identificada alguma fuga. Existem dois tipos de dispositivos DR: o Disjuntor Diferencial Residual (DDR) e o Interruptor Diferencial Residual (IDR).
O que é dr tipo A?
- Classe A: indica que o dispositivo detecta correntes residuais dos tipos alternada e contínua pulsante, por esse motivo essa classe é indicada em instalações que possuam componentes eletrônicos (ex: retificadores de onda);
Pode alimentar o dr por baixo?
Sim, não há impedimento em alimentar os Interruptores Diferenciais Residuais da Schneider pela parte inferior.
Tem que colocar DPS no neutro?
A instalação da unidade consumidora deve ser provida com dispositivo de proteção contra sobretensões transitórias (DPS) para todas as fases. Também se recomenda sua utilização no neutro.
Pode usar Dr como disjuntor geral?
Caso você tenha o disjuntor DR como disjuntor geral, se um condutor estiver apresentando fuga de corrente em uma caixa de passagem metálica, por exemplo, toda a sua instalação terá a energia cortada, o que vai dificultar muito na procura do problema. O ideal é usá-lo como disjuntor de circuitos parciais.
Quais são as amperagem do dr?
Disjuntor Dr Steck Bipolar 16,20,25,32,40,50,63 Amperes | MercadoLivre 📦 Entra na sua conta para ver suas compras, favoritos etc. Compre e venda com o app!
Qual dr usar em 220V?
O tipo de DR correto a ser utilizado em instalações elétricas é o Tipo AC. Detecta correntes residuais alternadas e são normalmente utilizados em instalações elétricas residenciais, comerciais e prediais. Em áreas industriais também são recomendáveis em características similares aos ambientes citados acima.
Qual é o disjuntor ideal para iluminação?
Ou seja, um disjuntor de 10A e curva C entra em ação quando a corrente for de 50A a 100A. Ele é utilizado para proteger cargas de média corrente, como ar-condicionado, sistemas de comando e circuito de iluminação, máquinas de lavar roupas e lâmpadas fluorescentes.
O que é dr nr10?
O Dispositivo Diferencial Residual, ou DR, é um dispositivo de segurança utilizado em instalações elétricas. Sua função é detectar pequenas fugas de corrente em circuitos elétricos, acionando o desligamento imediato da alimentação e evitando que ocorram acidentes.
O que é um Dr bipolar?
Material de proteção contra correntes elétricas ocasionais que possam passar pelo corpo humano em caso de contatos diretos ou indiretos e, quando a operação de dispositivos elétricos estiverem entre a corrente residual/fulga de 30mA a 300mA, de acordo com a sua especificação, o Interruptor Diferencial Residual (IDR) ...
Qual a divisão de circuitos mínimos que uma residência deve ter?
Obedecendo aos critérios estabelecidos pela norma NBR 5410 na Residência-modelo, o projeto deve possuir, no mínimo, quatro circuitos terminais: – um para iluminação; – um para os pontos de tomada; – dois para os circuitos independentes (chuveiro e torneira elétrica).
O que é mockup?
Qual é a principal desvantagem de um turbo compressor?