Qual é a origem do rap?

Perguntado por: Martim Faria de Pinheiro  |  Última atualização: 28. April 2022
Pontuação: 4.6/5 (9 avaliações)

O rap surgiu no início dos anos 1970, nos bairros negros de Nova York. O primeiro rapper foi provavelmente o DJ jamaicano Kool Herc. Kool Herc tocava nas festas do bairro do Bronx, em Nova York, usando dois toca-discos. Enquanto a música tocava, ele papeava, ou conversava (rap, em inglês), com a plateia.

Qual a origem do rap no Brasil?

O Rap chegou ao Brasil no final dos anos 1980, com grupos de periferia que se reuniam na Galeria 24 de maio e na estação São Bento do metrô de São Paulo onde "JR Blaw", padrinho do grupo "Rota de Colisão" que nasce em 1990, uns dos primeiros a defender o Hip Hop na Praça São Bento, lugar onde o movimento punk começava ...

Quem fundou o rap?

Provavelmente o pai do Rap é o DJ Kool Herc, um jamaicano que tocava em festas do Bronx.

Qual é a cultura do rap?

Rap (em inglês, também conhecido como rapped) é um discurso rítmico com rimas e poesias, que surgiu no final do século XX entre as comunidades afro-descendentes nos Estados Unidos. É um dos cinco pilares fundamentais da cultura hip hop, de modo que se chame metonimicamente (e de forma imprecisa) hip hop.

O que expressa o rap?

Sua principal função é transmitir informação a fim de conscientizar as comunidades periféricas para a luta contra os preconceitos e as injustiças. O rap designa, assim, a voz de um grupo que se reconhece enquanto marginalizado e menosprezado pelo sistema, porém luta e tenta, de alguma, forma ser notado.

A ORIGEM DO RAP: uma cultura de RESISTÊNCIA

20 questões relacionadas encontradas

Quais são as principais características do rap?

O rap tem como características principais, a temática social voltada aos problemas do gueto, o vocabulário também centrado no gueto e a rima marcando a linha rítmica.

O que significa rap e o que ele costuma integrar?

O rap, palavra formada pelas iniciais da expressão rhythm and poetry (ritmo e poesia), tem como fonte de produção a apropriação musical, sendo a música composta pela seleção e combinação de partes de faixas já gravadas, a fim de produzir uma nova música.

Em qual época o rap surgiu no Brasil?

Tendo seus primeiros registros conhecidos, datados de 1986, o RAP brasileiro surgiu nas periferias de São Paulo, como uma junção entre hip-hop e funk, e ao longo do tempo, foi se incorporando ao pop-rock e outros estilos musicais.

Quando surgiu o Trap?

Trap é um subgênero do rap/hip-hop que surgiu na década de 2000 com DJ Paul no sul dos Estados Unidos. Ganhou popularidade em meados de 2007 com o surgimento de vários grupos de rap e rappers como Gucci Mane, OJ da Juiceman e produtores como Drumma Boy, Shawty Redd e DJ Zaytoven.

Como surgiu o rap e o seu contexto histórico na sociedade?

O RAP surgiu na Jamaica na década de 1960. Este gênero musical foi levado pelos jamaicanos para os Estados Unidos, mais especificamente para os bairros pobres de Nova Iorque, no começo da década de 1970. Jovens de origens negra e espanhola, em busca de uma sonoridade nova, deram um significativo impulso ao RAP.

Quem é o rei do rap brasileiro?

Um dos maiores nomes do rap no Brasil é Mano Brown, integrante do Racionais MC's. O cantor começou sua carreira no final da década de 80 e, ao lado de Ice Blue, Edi Rock e KL Jay, fundou o maior grupo de rap do país, em 1988, mas se destacou também em carreira solo.

Quem foi o precursor do rap no Brasil?

O cantor Jair Rodrigues, encontrado morto em casa nesta quinta-feira (8) aos 75 anos, é considerado o primeiro rapper brasileiro. Ele conseguiu o status de precursor do gênero por ter lançado, ainda nos anos 1960, "Deixa isso pra lá".

Quem foram os primeiros rappers do Brasil?

Os primeiros rappers brasileiros

O primeiro álbum brasileiro exclusivo de rap foi a coletânea "Hip-Hop Cultura de Rua", lançada em 1988. Nela foi apresentado o trabalho de rappers como Thaíde e DJ Hum, MC Jack e Código 13, que se tornaram lendas na cena.

Quem foi o primeiro real Trap?

Para uma boa parte dos entusiastas, o rapper carioca Meno Tody foi o primeiro trapper brasileiro a realmente estar vivendo uma vida no crime e ingressado no mundo da música, algo que define o estilo "Real Trap" americano.

Quem é o rei do trap?

Empresário começou gerenciando a carreira do Hungria

No show business o nome de Eduardo Bastos circula como o 'Rei do TRAP'. Há sete anos ele fundou a Best Produções e hoje, em sociedade com o cantor Hungria, está abrindo uma rede de Gastrobar com sua primeira filial em Formosa/GO.

Qual foi o primeiro trap do Brasil?

Já no Brasil, o trap só chegou na última década. Inclusive, há uma pequena e saudável disputa sobre a verdadeira origem do gênero no país: se em Guarulhos (SP) ou em Vitória (ES). De um lado, temos Naio Rezende, que alega que a festa Red Room, evento que produziu em 2014, em Vitória, apresentou o trap para o Brasil.

O que aconteceu no ano de 1999 no rap?

Com a ascensão do gangsta rap, nomes como Facção Central, RZO, Dexter, A286, Hórus, Dú Alto, Realidade Cruel se consagraram na cena. Em 1999, um dos principais artistas do gênero, MV Bill, faz uma polêmica apresentação no Free Jazz Festival com uma arma na cintura, chocando o público.

Em que ano o hip hop chegou ao Brasil?

Foi em 11 de agosto de 1973 que o DJ jamaicano Kool Herc comandou uma festa emblemática no Bronx, em Nova Iorque, que marcou o início dessa importante cultura, iniciada nos Estados Unidos e que chegou ao Brasil anos depois. Já na década de 80, São Paulo abraçou o Hip-Hop e é considerado o berço dessa cultura no país.

Qual a importância do rap no Brasil?

Muito mais poesia do que ritmo, o rap é carregado em suas letras por conteúdo político e pela valorização da cultura negra, além de uma forma encontrada para difundir as ideias do poder negro para outras pessoas, como um método de resistência.

Qual a importância do rap?

É importante esclarecer que o rap é um meio de expressão para os jovens e é dessa forma que eles fazem seus discursos contundentes e questionadores sobre suas condições sociais, econômicas, culturais e educacionais.

Como o rap é visto hoje em dia?

Mas, mesmo assim, parece seguro afirmar que o rap é o gênero musical mainstream mais relevante da década. Isso graças a uma soma de fatores, sendo os principais, além do desempenho comercial, a aliança entre forma e conteúdo. Entenda forma como a música em si (produção, criatividade, etc.)

Quais são os tipos de rap que tem?

RAP; do Boom bap ao Trap
  1. Boom-bap. Originado em Nova York, o boom-bap foi uma das formas mais populares do hip-hop no início da década de 1990. ...
  2. Trap. A vertente Trap é uma das forças dominse originou na década de 2000 com Dj Paul no sul dos Estados Unidos. ...
  3. Gangstar Rap. ...
  4. R&B. ...
  5. Rap Gospel.

Quem foi o primeiro rapper?

O rap surgiu no início dos anos 1970, nos bairros negros de Nova York. O primeiro rapper foi provavelmente o DJ jamaicano Kool Herc. Kool Herc tocava nas festas do bairro do Bronx, em Nova York, usando dois toca-discos. Enquanto a música tocava, ele papeava, ou conversava (rap, em inglês), com a plateia.

Quem trouxe o hip hop ao Brasil?

Além de Thaíde, DJ Hum, MC Jack, Código 13 e dos Racionais MC's, outros nomes também se destacaram ao longo da história do hip hop no Brasil.

Artigo anterior
Qual a importância dos RS para o meio ambiente?
Artigo seguinte
É possível ver a Lua com uso de telescópio?