O que acontece se aproximarmos o polo sul de um ímã do polo sul de outro ímã?

Perguntado por: Violeta Cunha de Coelho  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.1/5 (56 avaliações)

Seguindo a regra da atração entre opostos, comum na física, o pólo norte e o sul de dois imãs se atraem mutuamente. Por outro lado, se aproximarmos os pólos iguais de dois imãs o efeito será a repulsão.

Quando aproximamos o polo norte de um ímã?

Se um ímã se mover livremente, um de seus polos se alinhará com o polo norte geográfico terrestre, esse é o polo norte do ímã, e o outro polo se alinhará com o polo sul geográfico, sendo assim denominado polo sul do ímã.

Quando aproximamos o polo norte de um ímã do polo sul de outro ímã surge uma força de atração entre os imãs em relação a esta afirmação Assinale a alternativa correta?

Quando polos diferentes aproximam-se, eles atraem-se. d) Os materiais ferromagnéticos são os que não podem ser atraídos por imãs. A alternativa correta é a letra c, pois, polos iguais de um imã repelem-se e os diferentes atraem-se.

O que ocorre se inverter a polaridade do ímã?

A bobina passa a girar em sentido contrário. Observa-se que o sentido da força na bobina é invertido, quando invertemos as posições dos pólos N e S do imã: inverte-se o sentido das linhas de indução do campo magnético. Assim, a bobina inverte o sentido de rotação.

Qual a região de maior atração de um ímã?

Externamente, as forças de atração magnética de um imã manifestam-se com maior intensidade nas suas extremidades. Por isso, as extremidades dos ímanes são denominadas de polos magnéticos. Cada um dos polos apresenta propriedades magnéticas específicas. Eles são denominados de polo sul e polo norte.

Na Figura, o Polo Sul de Um Imã Aproxima se de Um Solenóide

44 questões relacionadas encontradas

Qual o ímã mais poderoso do mundo?

O National High Magnetic Field Laboratory, ou MagLab, possui o mais forte ímã contínuo do planeta, com potência de 45 tesla – cerca de 10 vezes mais forte que uma máquina de ressonância magnética hospitalar.

Onde as ações de um ímã natural são mais intensas?

Propriedades do ímã

Os polos são as áreas em que a força magnética atua de forma mais intensa.

O que acontece quando aproximamos os polos iguais de cada ímã?

Seguindo a regra da atração entre opostos, comum na física, o pólo norte e o sul de dois imãs se atraem mutuamente. Por outro lado, se aproximarmos os pólos iguais de dois imãs o efeito será a repulsão.

O que acontece quando aproximamos as pontas de dois imãs?

Ao aproximar os polos magnéticos de dois imãs, podemos verificar duas situações: repulsão, se os polos aproximados são iguais; ou atração, se são polos diferentes. Alinhamento com os polos geográficos da Terra, que ocorre se um imã estiver posicionado de uma maneira em que pode mover-se livremente.

Qual a mudança que ocorre ao se inverter a pilha inverter os polos )?

Invertendo a polaridade da pilha, o que acontece? ... Ao inverter o pólo da pilha, inverte-se o sentido da corrente elétrica no fio, por isso, a orientação da agulha também se inverte: gira sentido horário, mantendo-se também perpendicular ao fio.

Quando um ímã é quebrado cada pedaço se constitui num novo ímã com polos norte e sul?

Quando um ímã é quebrado, cada pedaço se constitui num novo ímã com pólos norte e sul. III. Pólos magnéticos de mesmo nome se atraem e de nomes diferentes se repelem.

O que acontece se aproximarmos um corpo não magnetizado da Barra encostada no ímã?

Se você escolheu (d) acertou, pois se o corpo neutro, não magnetizado, for um material ferroso, tanto faz aproximar o polo norte como o polo sul, o material ferroso é sempre atraído.

Como se explica o magnetismo?

O magnetismo é o fenômeno físico que explica a atração entre metais e ímãs, por exemplo. Esses materiais são capazes de se atraírem mutuamente graças à disposição espacial dos vetores de momento de dipolo magnético (μ) que se encontram no interior desses materiais.

O que acontece quando aproximamos o polo norte do ímã com o polo norte de outro ímã *?

Cada ímã possui em sua natureza dois polos comumente chamamos de polo norte e polo sul. ... Aproximando-se o polo norte de um ímã ao polo sul de outro ímã, nota-se uma atração. A partir da figura abaixo, podemos enunciar esta lei da força magnética: polos da mesma natureza se repelem e de naturezas diferentes se atraem.

O que acontece quando aproximamos a agulha magnética as linhas de indução magnética de um ímã?

Se pegarmos pequenas bússolas e colocarmos sobre as linhas de indução magnética, a agulha da bússola sempre apontará na mesma direção do vetor indução magnética B, e o norte da agulha no mesmo sentido de B, ou seja, B estará apontando para o polo sul do ímã.

Qual o nome do polo magnético localizado próximo ao polo norte geográfico B por que ele recebeu este nome?

Uma confusão frequente é quanto à nomenclatura dos polos. Pela convenção física, o polo magnético norte estaria situado no sul da Terra e vice-versa. Para evitar essa confusão, convencionou-se chamar de polo norte magnético o polo que está próximo ao polo norte geográfico, o mesmo ocorrendo com o polo sul.

Como ocorre a interação entre os ímãs?

III – os ímãs exercem, entre si, forças de ação mútua de atração e repulsão, conforme a posição em que são postos um frente ao outro. Portanto, dizemos que os polos iguais de um ímã exercem forças de repulsão e os polos diferentes exercem força de atração quando colocados próximos.

O que acontece quando o ímã e retirado do local?

Neste processo, o sólido que possui propriedades magnéticas é atraído através da utilização de imãs, e então retirado do restante das partículas que não possuem tais propriedades. As propriedades magnéticas podem ser classificadas em três tipos: ferromagnéticos, paramagnéticos e diamagnéticos.

O que acontece com o ímã em forma de ferraduras?

Figura de um ímã em forma de “ferradura”. Sabemos que antigamente eram chamados de fenômenos magnéticos os fenômenos que estavam associados diretamente a um minério de ferro (a magnetita), que possui a propriedade de atrair objetos de ferro.

O que acontece numa indução elétrica?

A indução eletromagnética ocorre quando a variação de um campo magnético nas proximidades de um condutor causa-lhe o surgimento de uma força eletromotriz induzida. Ela é descrita qualitativa e matematicamente pela lei de Faraday-Lenz.

Como se magnetiza um ímã?

Um ímã pode ser magnetizado novamente, esfregando um polo de neodímio, por exemplo, contra o polo oposto do antigo ímã, repetindo desta maneira com o outro lado e alcançando o efeito desejado.

Por que os ímãs se grudam?

Se ele estiver próximo de um ímã, os movimentos de rotação desses átomos passam a se direcionar no sentido do ímã (devido ao campo magnético deste) – e, dessa forma, o ferro é atraído.

Por que os ímãs são mais fortes nas extremidades?

Os polos magnéticos são as partes localizadas nas extremidades dos ímãs. ... Neles as ações magnéticas são intensificadas. A determinação dos polos magnéticos ocorre com a suspensão do ímã pelo centro de massa até que ele se alinhe ao polo norte e sul geográfico recebendo nomenclatura equivalente.

Porque os ímãs se atraem e se repelem?

Isso ocorre porque todo ímã tem duas extremidades opostas, chamadas de polos: o polo norte e o polo sul. O polo norte de um ímã atrai o polo sul de outro ímã, mas repele seu polo norte. Da mesma forma, o polo sul atrai o polo norte, mas repele o polo sul.

O que diz a regra da mão direita?

Essa relação é representada pela regra da mão direita: o polegar da mão direita indica o sentido convencional da corrente elétrica; e os outros dedos, ao envolverem o condutor por onde passa a corrente, dão o sentido das linhas de campo magnético.

Artigo anterior
Como apagar todos os vestígios de um programa?
Artigo seguinte
Qual é a parte do cérebro responsável pela memória?