Qual é a meia vida do estrôncio 90?

Perguntado por: Mónica Eva de Moura  |  Última atualização: 30. Januar 2022
Pontuação: 4.3/5 (40 avaliações)

Física. Sr-90 decai através da emissão beta, sem produzir radiação gama, no isótopo ítrio-90. Sua meia-vida é de 29,1 anos.

Qual o tempo de meia vida do estrôncio 90?

O estrôncio-90 é um radionuclídeo produto de fissão, emissor beta puro de meia vida igual a 28,8 anos em equilibrio secular com seu filho ítrio-90 de meia vida igual a 64 horas, que por sua vez também é emissor beta puro.

Como calcular o tempo de meia vida?

Utilizar a definição de meia-vida, que é o período em que uma amostra perde metade da sua radiação. Assim, se temos 100% de uma amostra, após uma meia-vida, restarão 50% dela. Após mais uma meia-vida, haverá 25% dela. Em outras palavras, passaram-se duas meias-vidas no decaimento da amostra de 100% para 25%.

Como calcular o tempo de meia vida do carbono?

Quando um ser vivo morre, a quantidade de carbono 14 diminui, o que implica em um decaimento radioativo. O tempo de meia vida do carbono 14 (14C) é de 5730 anos. Isto significa que se um organismo morreu há 5730 anos terá a metade do conteúdo de 14C.

O que é o tempo de meia vida de um elemento radioativo?

A meia-vida ou período de semidesintegração corresponde ao tempo necessário para que uma amostra radioativa reduza-se à metade. ... Dessa forma, podemos afirmar que todos os elementos radioativos vão se desintegrando com o passar do tempo.

Decaimento Radioativo do Estrôncio 90 - 30% - Exponencial + Log

34 questões relacionadas encontradas

O que é a meia vida de uma molécula?

O que é meia-vida? Esse termo refere-se ao tempo necessário para que metade dos átomos presentes em uma amostra radioativa desintegre-se. Meia-vida, também conhecida como período de semidesintegração, é o tempo necessário para que metade do número de átomos do isótopo radioativo presente em uma amostra desintegre-se.

O que é a meia vida?

A meia-vida (t 1/2): é o tempo gasto necessário para que a quantidade de uma matéria se reduza à metade. ... Mais especificamente, quando tratamos de medicamentos dizemos que a meia-vida é o tempo gasto para que a concentração plasmática de um fármaco no organismo se reduza à metade.

Qual o tempo de meia-vida do carbono 14?

Justifica-se o estudo do tema pelo fato do carbono 14 ser o grande responsável na determinação da idade de fósseis e artefatos de diversos tipos, como por exemplo o sudário de turim . É utilizado o carbono-14 por apresentar a meia-vida de aproximadamente 5730 anos.

Qual é o tempo de meia-vida do iodo 131?

Tipo de radiação: a solução para administração oral apresenta características nucleares do radioisótopo iodo-131. Decai por emissão de partículas β- e radiação gama, com meia-vida de 8,02 dias.

Qual o tempo de meia-vida do urânio?

Como a meia-vida do urânio-235 é de 713 milhões de anos e a do urânio-238 é de 4,5 bilhões de anos, o urânio-235 decai muito mais rapidamente e, portanto, é muito mais “consumido” que o urânio-238.

Qual o período de Meia-vida atribuído ao CS 137?

Assim, o césio-137 é um átomo instável, com meia-vida de 30,2 anos que decai por emissão beta (b-) para o bário-137 metaestável, com meia-vida de 2,55 minutos que se torna estável após a emissão de um raio gama de energia 661,6 keV, o qual, embora sendo emitido pelo bário-137, caracteriza o césio-137.

Qual é o tempo de meia vida do cobalto-60?

O Cobalto 60 é um emissor gama, com meia vida longa (5,26 anos) e boa penetração tecidual.

Porque Estroncio 90?

O estrôncio-90 (Sr-90) é um dos isótopos radioativos do estrôncio, um elemento encontrado na natureza. O estrôncio-90 é um produto da fissão nuclear e é altamente radioativo. O estrôncio radioativo é prejudicial para humanos, pois é facilmente absorvido pelo corpo humano, acumulando-se nos ossos e dentes.

Em qual tecido O Estroncio 90 acumula?

O estrôncio-90, por ser metal alcalino terroso, substitui o cálcio em diversos tecidos corpóreos. Ossos são o maior estoque de cálcio do organismo, sendo então o tecido onde ocorre o maior acúmulo do estrôncio-90.

Para que serve o estrôncio da tabela periódica?

Aplicações. Atualmente a principal aplicação do estrôncio é em cristais para tubos de raios catódicos de televisores em cores. Existem regulamentações que exigem a utilização deste metal para filtrar os raios X, evitando que incidam sobre o telespectador.

Qual é a meia-vida do iodo?

Por exemplo, a meia-vida de decaimento do césio-137 é de 30 anos, do iodo-131 é de 8 dias e do carbono-14 é de 5730 anos.

Qual a meia-vida do iodo 123?

O iodo-123 (123I) é um radioisótopo produzido em cíclotron que decai por captura eletrônica, com meia-vida de 13,2 horas e emissão de fótons gama de 159 keV.

Quanto tempo o iodo fica no corpo?

Além disso, só poderá restabelecer o consumo do iodo na dieta 24 horas após a administração do Iodo-131. Contato com outros indivíduos: Durante alguns dias, após fazer uso da dose de iodo radioativo, seu corpo irá emitir radiação similar ao raio X usado em diagnósticos médicos.

Qual é a precisão do carbono 14?

A precisão dele é praticamente absoluta e, por isso, os cientistas o usam até hoje, mesmo tendo sido descoberto na década de 1940.

Como é possível saber a idade de objetos antigos através da quantificação de C 14?

Quando o isótopo de C14 decai, ele se transforma em 7N14 pela emissão de uma partícula beta (β). Dessa forma, a medida da radioatividade causada pelo carbono radioativo fornece a idade aproximada do organismo.

O que é tempo de meia vida de um medicamento?

A meia-vida de eliminação é definida como o tempo durante o qual a concentração do fármaco no plasma diminui para a metade de seu valor original. O conhecimento da meia-vida de eliminação permite calcular a frequência de doses necessária para manter a sua concentração plasmática dentro da faixa terapêutica.

Como funciona meia vida de um fármaco?

A meia-vida da eliminação de uma droga é um parâmetro farmacocinético que seja definido como o tempo onde tome para a concentração da droga no plasma ou da quantidade total no corpo a ser reduzido por 50%. Ou seja após um - meia-vida, a concentração da droga no corpo será metade da dose começando.

Qual a diferença entre meia vida e vida média?

Como consequência, a vida-media é o tempo médio que um isótopo instável leva para decair ou desintegrar. ... Não confundir com meia-vida, que é o tempo necessário para que caia pela metade, por desintegração, uma determinada massa de um radioisótopo.

Artigo anterior
Qual é o radiano de 180 graus?
Artigo seguinte
O que diz a Lei de Diretrizes e Bases da Educação?