Como funciona o procedimento comum no CPC?
Perguntado por: Miguel Araújo | Última atualização: 21. Juli 2024Pontuação: 4.9/5 (50 avaliações)
O procedimento comum é composto por quatro fases: postulatória, saneadora, instrutória e decisória. Há quem diga que são três fases, pois a saneadora está inserida dentro da instrutória, entretanto, para fins didáticos isso não surte nenhuma diferença.
Quais as 04 fases do procedimento comum?
- oferecimento da denúncia ou queixa. Recebimento ou rejeição pelo juiz;
- citação do réu;
- resposta à acusação;
- absolvição sumária (art. 397, CPP);
- audiência de instrução e julgamento.
Quanto tempo demora um procedimento comum cível?
O prazo médio de tramitação de um processo judicial no Brasil é de 2 anos e 3 meses do seu ajuizamento até a sua baixa. Em análise por espécie de justiça, verifica-se que na justiça estadual esse prazo médio é de 2 anos e 7 meses; na federal é de 1 ano e 8 meses; na justiça do trabalho é de 1 ano e 2 meses.
O que diz o artigo 318 do CPC?
Aplica-se a todas as causas o procedimento comum, salvo disposição em contrário deste Código ou de lei. Parágrafo único. O procedimento comum aplica-se subsidiariamente aos demais procedimentos especiais e ao processo de execução.
Qual a diferença do procedimento comum e especial CPC?
Procedimento especial: é aquele disciplinado pela lei. Ex: mandado de injunção, habeas data, ação civil pública. Procedimento comum: é aquele que não há procedimento especial previsto em lei para que seja solucionado o conflito.
Procedimento Comum (resumo em 15 minutos)
Qual a finalidade do procedimento comum?
Mas o que é o procedimento comum? Existem, no direito brasileiro, basicamente 2 tipos de processo. São eles o processo de conhecimento, que tem por objetivo a obtenção de uma sentença que reconheça um direito, e o processo de execução, que tem por finalidade a satisfação de um título executivo.
Quais são as principais características do procedimento comum?
2- Quais são as características do procedimento comum? Resposta: O procedimento comum é um rito exauriente que busca através dos fatos apresentados pelas partes acertar/reconhecer o direito da parte na sentença.
O que diz o artigo 774 do CPC?
774 do CPC/2015. Considera-se, portanto, atentatória à dignidade da justiça a conduta do executado que: (a) Frauda a execução (inciso I). Essa conduta não significa apenas 'cometer fraude à execução', em que o executado pratica ato de disposição de bens, capaz de reduzi-lo à insolvência.
O que diz o artigo 485 do Código de Processo Civil?
485 inciso I do Novo CPC; Abandono da causa - quando o processo ficar parado por mais de 1 ano por desinteresse das partes, ou quando o autor abandonar a causa, não promovendo as diligências determinadas por mais de 30 dias - conforme incisos II e III do Art.
O que diz o artigo 513 do CPC?
513 , § 4º , do CPC/2015 - do qual exsurge a necessidade de intimação pessoal do executado - deve ser contado da decisão que ultimar a liquidação de sentença, homologando os respectivos cálculos, mediante interpretação teleológica do dispositivo legal em comento.
O que vem depois do procedimento comum?
O que vem depois do procedimento comum? Assim, o procedimento comum, que passa a ser único e não mais separado em ordinário e sumário, é aplicável aos procedimentos especiais e ao processo de execução naquilo em que não houver regulamentação diversa.
Quais são as fases do procedimento comum cível?
O procedimento comum é composto por quatro fases: postulatória, saneadora, instrutória e decisória.
O que seria procedimento comum cível?
O que é o Procedimento Comum? O procedimento comum é o rito aplicável a todo processo judicial que não tenha legislação própria (especial). É conhecido pela doutrina como procedimento padrão e é definido pelo Código de Processo Civil de 2015, em seu Artigo 318.
Como se classifica o procedimento comum?
O procedimento comum classifica-se em ordinário, sumário e sumaríssimo.
Quais os ritos do procedimento comum?
- 1 - PETIÇÃO INICIAL. ...
- 2 - PROVIDÊNCIAS INICIAIS DO JUIZ. ...
- 4 - DEFESA DO RÉU. ...
- 5 - PROVIDÊNCIAS PRELIMINARES. ...
- 6 - JULGAMENTO CONFORME O ESTADO DO PROCESSO. ...
- 8 - PROVAS/INSTRUÇÃO. ...
- 10 – SENTENÇA.
Como saber se o procedimento é comum ou especial?
COMUM = furto, roubo, estelionato, moeda falsa, receptação etc. ESPECIAL = tráfico de drogas, homicídio, crimes falimentares etc. Assim, possível verificar que o procedimento comum é a regra geral, sendo aplicado na grande maioria dos crimes.
O que diz o artigo 274 do Código de Processo Civil?
274. Não dispondo a lei de outro modo, as intimações serão feitas às partes, aos seus representantes legais, aos advogados e aos demais sujeitos do processo pelo correio ou, se presentes em cartório, diretamente pelo escrivão ou chefe de secretaria. Parágrafo único.
O que diz o artigo 474 do Código de Processo Civil?
Artigo 474
Art. 474. As partes terão ciência da data e do local designados pelo juiz ou indicados pelo perito para ter início a produção da prova.
O que diz o artigo 373 do CPC?
Artigo 373
O ônus da prova incumbe: I - ao autor, quanto ao fato constitutivo de seu direito; II - ao réu, quanto à existência de fato impeditivo, modificativo ou extintivo do direito do autor.
O que diz o artigo 3.13 do CPC?
313 , V , do Código de Processo Civil de 2015 , que determina a suspensão do processo quando a sentença de mérito depender da declaração de existência ou de inexistência de relação jurídica que constitua o objeto principal de outro processo pendente.
O que diz o artigo 321 do CPC?
321 do CPC trata de prazo dilatório, podendo ser estendido quando previsível a dificuldade da parte em cumprir a determinação de emenda à inicial requerida no prazo legal ou quando demonstrado interesse em cumpri-la, por meio do requerimento de maior prazo para tanto."
O que é procedimento comum cível 7?
O Procedimento Comum Cível 7, delineado pelo Código de Processo Civil de 2015 (Artigo 318), é o processo a ser seguido em casos judiciais que carecem de legislação específica. Trata-se de um procedimento padrão, aplicado quando não há leis especiais a serem seguidas.
O que acontece se o réu não contestar a ação?
Código de Processo Civil - Lei nº 13.105, de 16 de março de 2015. Art. 344. Se o réu não contestar a ação, será considerado revel e presumir-se-ão verdadeiras as alegações de fato formuladas pelo autor.
Porque o procedimento comum é chamado de Pentafasico?
A princípio, insta salientar que o procedimento comum ordinário previsto no CPC/15 é pentafásico. Equivale dizer que tem como fases: a postulatória, a conciliatória, a saneatória, a instrutória e a decisória.
Quais são os requisitos obrigatórios da petição inicial segundo o procedimento comum?
Os requisitos da petição inicial são os seguintes: o juízo a que se destina; a qualificação das partes; a causa de pedir; o pedido; o valor da causa; as provas que pretende produzir; a opção pela realização da audiência de conciliação ou mediação; e a apresentação dos documentos indispensáveis.
O que fez de importante o imperador Teodósio em 395?
Como desmamar bezerras?