Como se deu o processo de renovação do Serviço Social?

Perguntado por: Igor Miguel Garcia Carneiro Alves  |  Última atualização: 29. April 2022
Pontuação: 5/5 (54 avaliações)

De acordo com Netto (2011), o processo de renovação do Serviço Social brasileiro se dá por meio do entrelaçamento de duas dinâmicas: as demandas sócio-institucionais postas à profissão e a dinâmica interna da realidade profissional.

O que foi o movimento de renovação do Serviço Social no Brasil?

O Movimento de Reconceituação é o marco do Serviço Social que vem propor a ruptura das práticas tradicionais, é através deste movimento que surge um perfil profissional mais crítico, capaz de atuar nos desafios postos à profissão.

Foram encontros importantes para a renovação do Serviço Social?

A perspectiva modernizadora do Serviço Social foi consolidada em dois Seminários de Teorização do Serviço Social: o Seminário de Araxá (em 1967) e o Seminário de Teresópolis (em 1970). Estes seminários foram organizados pelo Centro Brasileiro de Cooperação e Intercâmbio de Serviço Social (CBCISS).

Quando foi o movimento de reconceituação do Serviço Social?

O Movimento de Reconceituação do Serviço Social na América Latina, deflagrado em 1965, em meio aos movimentos por mudanças e a reação contrarrevolucionária, constitui-se um marco histórico nessa profissão.

Qual a ordem cronológica das principais direções do processo de renovação do Serviço Social?

As direções teórico-metodológicas constituídas no processo de renovação do serviço social são: a reatualização do conservadorismo, a perspectiva modernizadora e a perspectiva da intenção de ruptura com o Serviço Social tradicional.

MOVIMENTO DE RECONCEITUAÇÃO / RENOVAÇÃO DO SERVIÇO SOCIAL

36 questões relacionadas encontradas

Quais são as três vertentes do Serviço Social?

Tal disputa é polarizada por três vertentes teórico-metodológicas denominadas: Modernizadora, Reatualização do Conservadorismo e Intenção de Ruptura.

Quais as principais correntes teórico-metodológicas do Serviço Social?

Diante desse cenário de pauperismo podemos destacar dois entendimentos teórico-metodológicos que emergiriam para a compreensão da Questão Social: 1) resignação, baseado no pensamento de Auguste Comte (1798 – 1857) - positivismo, e 2) a perspectiva supressão da ordem burguesa, baseado no pensamento de Marx e Engels.

Qual a importância do movimento de reconceituação para o Serviço Social?

CONSIDERAÇÕES FINAIS: A importância do Movimento de Reconceituação para o Serviço Social brasileiro é a transformação, a renovação dos conceitos e do agir profissional, que buscava uma formação qualificada, com técnicas precisas, fundamentação teórica e cientificidade para a profissão.

Quando iniciou o Serviço Social no Brasil?

No Brasil, as primeiras escolas de Serviço Social surgiram no final da década de 1930, quando se desencadeou no país o processo de industrialização e urbanização. Nas décadas de 1940 e 1950, houve um reconhecimento da importância da profissão, que foi regulamentada em 1957 com a Lei nº 3252.

O que foi o movimento de Araxá e Teresopolis?

O Documento de Araxá tinha como proposta, colocar o Assistente Social não apenas como meros executores das políticas sociais, mas como capazes de formulá-las e administrá-las, ou seja, rever a funcionalidade da profissão no contexto brasileiro. ...

Qual importante documento do Serviço Social surge em 1964 época da ditadura militar?

Apenas a alternativa II está correta Questão 5/5 - Fundamentos Históricos e Teóricos Metodológicos do Serviço Social - Dimensão Histórica Entre as opções a seguir qual importante documento do serviço social surge em 1964, época da ditadura militar? B Documento de Araxá.

São eixos fundamentais do movimento de reconceituação no Brasil?

Dentre os eixos de preocupações fundamentais do movimento de reconceituação podem ser salientados: o reconhecimento e a busca de compreensão dos rumos peculiares do desenvolvimento latino-americano; a criação de um projeto profissional abrangente, atento às características latino-americanas, em contraposição ao ...

Quais os componentes da relação entre o ciclo autocrático burguês e a renovação do Serviço Social?

O processo de autocracia burguesa vai alterar a questão do trabalho. No caso do serviço social o que vai referenciar a profissão é o mercado de trabalho e não mais a ligação com a igreja. ... Dessa forma o Estado precisaria restabelecer a ordem na sociedade e conciliar ao seu interesse o avanço econômico e a ordem social.

Qual foi a principal conquista do Serviço Social em seu processo de renovação?

Há quatro aspectos que sinalizam os nós mais decisivos do processo de renovação do Serviço Social: a instauração do pluralismo teórico, ideológico e político; a diferenciação das concepções profissionais; inserção do Serviço Social na interlocução acadêmica e cultural como protagonista que tenta cortar com a ...

Quais as mudanças ocorridas no Serviço Social brasileiro?

Uma das grandes mudanças se refere ao avanço da tecnologia e da inserção desta no processo industrial produtivo. Diminuiu o número de operários nas fábricas, e aumentou o número de processos automatizados baseados em princípios da robótica e computação.

O que foi o congresso da virada?

De 23 a 27 de setembro de 1979, em São Paulo, no Centro de Convenções do Anhembi, ocorria o III Congresso Brasileiro de Assistentes Sociais CBAS, que ficou conhecido como "Congresso da Virada", pois ocorreu num contexto histórico marcado ainda pela luta contra a ditadura e em defesa da abertura democrática.

Quem foi a primeira assistente social do Brasil?

Maria Josephina Rabello Albano fez parte da primeira turma de Serviço Social criada no Brasil, pelo Instituto Social, em agosto de 1940.

Quando surgiu o Serviço Social no Brasil e em que contexto político?

O Serviço Social surge no Brasil na década de 30, estreitamente ligada a Igreja Católica. O país passava por uma fase turbulenta, onde a burguesia não estava dando conta das diversas manifestações da classe trabalhadora, que reivindicava por melhores condições de trabalho e justiça social.

Quais foram as características do início da profissionalização do Serviço Social no Brasil?

Tanto na Europa, quanto nos EUA, foram desenvolvidos esforços no sentido de viabilizar a profissionalização do Serviço Social. Os marcos do surgimento do Serviço Social no Brasil também coincidem com o início do processo de industrialização e do crescimento das populações das áreas urbanas.

Qual a importância do conhecimento filosófico para o Serviço Social após o movimento de reconceituação?

Todo homem deve ter uma filosofia, mesmo que nunca seja explicitado. O Movimento de Reconceituação foi um marco na profissão, levando em consideração de que esta para de trabalhar a serviço do capitalismo e volta os seus olhos para o indivíduo, lutando pelos seus direitos e garantindo que eles tenham validade.

Quais movimentos sociais contribuíram para o repensar profissional dos assistentes sociais?

Algumas delas pleiteando, reforma urbana, defendida pelos Movimentos Page 5 dos Sem-Teto ou Movimento em Luta por Moradia; reforma agrária, com seu maior expoente, o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra (MST), entre outros.

Qual foi a contribuição marxista para o Serviço Social?

A Teoria Social de Marx revela-se fundamental para o Serviço Social por possibilitar uma apreensão da realidade na sua concretude, processualidade e contraditoriedade, com base nas determinações históricas, sociais, políticas e econômicas.

O que é teórico-metodológico no Serviço Social?

Os fundamentos teórico-metodológicos do serviço social podem ser explicados, a partir do olhar dos métodos, técnicas e instrumentos utilizados pelo profissional, no exercício diário de sua função, no qual, com um posicionamento direcionado ao projeto ético-politico, este, diante das manifestações e expressões da ...

Quais são as correntes filosóficas do Serviço Social?

Neste texto, vamos falar de algumas dessas correntes: o neotomismo, o positivismo, a fenomenologia e o materialismo histórico dialético, que estão presentes nos diferentes momentos da história do Serviço Social e suas influências na formação e na prática dos Assistentes Sociais.

Qual a metodologia usada pelo Serviço Social?

O Serviço Social organizou sua metodologia atuando por meio de três técnicas: 1) O Serviço Social de Caso: Utiliza-se a abordagem individual, tendo comunidade a família, com o objetivo de atuar nos fatores causais ou problemas em potencial interligados à situação saúde, no contexto sócio-econômico-cultural e emocional.

Artigo anterior
Qual a diferença entre a rede LAN e WLAN?
Artigo seguinte
Quais os procedimentos de um canal Dentario?