Qual é a concepção de juventude E o que vem a ser condição juvenil?

Perguntado por: Dinis Luís de Paiva  |  Última atualização: 10. Januar 2025
Pontuação: 4.3/5 (33 avaliações)

Resposta final: A concepção sociológica de juventude é a de um período de transição entre a infância e a idade adulta, e a condição juvenil é uma percepção social desse processo de amadurecimento do jovem.

O que vem a ser condição juvenil?

A condição juvenil diz respeito ao que é comum aos jovens, de forma geral, em sua dimensão simbólica, o modo como uma sociedade constitui e atribui significado a esse momento do ciclo de vida.

Qual é a diferença entre condição juvenil e situação juvenil?

A condição juvenil expressa o significado histórico, geracional, atribuído por uma sociedade específica à juventude. A situação ou situações juvenis refere-se ao modo como essa condição é vivida pelos jovens concretos a partir dos recortes de gênero, classe, etnia, por exemplo.

Qual a concepção sociologia de juventude?

A noção sociológica de juventude parte do pres- suposto de que a mesma faz parte da estrutura social, é um grupo social que partilha aspectos comuns e distintos. Além disso, a juventude não é universal, ou seja, trata-se de uma categoria sujeita as transformações das sociedades ao longo do tempo/espaço.

O que significa o conceito de juventude?

Por juventude também se entende uma fase de transição da infância para a vida adulta, um longo processo ao final do qual um indivíduo, para realizar as funções físicas da existência do adulto em coletividade, adquire as habilidades necessárias para desempenhá-las numa forma social determinada.

DOCUMENTÀRIO RETRATOS DE UMA JUVENTUDE

38 questões relacionadas encontradas

Qual é o conceito de juventude em nossa sociedade?

Na sociologia, o termo utilizado para designar o que é ser jovem é juventude, caracterizando como uma fase onde o individuo assume funções específicas na sociedade. É um período de transição entre a infância e a vida adulta.

Qual é o conceito de juventude como a juventude é vista em nossa sociedade?

Na sociedade moderna, embora haja variação dos limites de idade, a juventude é compreendida como um tempo de construção de identidades e de definição de projetos de futuro. Por isto mesmo, de maneira geral, a juventude é a fase da vida mais marcada por ambivalências.

Como a concepção de juventude no plural?

É neste sentido que, falamos em juventudes, no plural, destacando que dentro de uma grande categoria encontramos diferentes disputas que estão em jogo, mostrando que, as juventudes vão além de uma única representação na qual é posta.

Quando e como surgiu o conceito de juventude?

Por volta do século VI e VII, na idade média, as delimitações começavam a assumir características etárias, definidas como: infância (de 0 a 7 anos), puberdade (de 8 a 13 anos), adolescência (de 14 a 21 anos) e juventude (de 22 a 30anos).

Quais as principais características da cultura juvenil?

A cultura juvenil se expressa por meio da música, do cinema, do teatro e das artes em geral e encontra um grande desfio porque a indústria da cultura tenta transformar estas expressões contestatórias em produtos prontos para o consumo.

Como se classifica a juventude?

Já o termo jovem costuma ser utilizado para designar a pessoa entre 15 e 29 anos, seguindo a tendência internacional. Assim, podem ser considerados jovens os adolescentes-jovens (entre 15 e 17 anos), os jovens-jovens (com idade entre os 18 e 24 anos) e os jovens adultos (faixa-etária dos 25 aos 29 anos).

Quais são os diferentes tipos de juventude?

Segundo Dávila Léon, há uma divisão divisão convencional, que aponta a adolescência como a primeira etapa da juventude, ocorrendo dos 12 aos 18 anos; a juventude entre os 15 e 29 anos, sendo esta última separada em três faixas etárias: 15 a 19, 20 a 24 e 25 a 29 anos.

Qual a diferença entre jovem e juventude?

Adolescência = segunda década da vida (10 a 19 anos) Juventude = 15 a 24 anos De 15 a 19 anos, considera-se adolescente jovem e de 20 a 24 anos jovem adulta. Art.

Será que existe apenas um tipo de juventude?

A realidade social demonstra, no entanto, que não existe somente um tipo de juventude, mas grupos juvenis que constituem um conjunto heterogêneo, com diferentes parcelas de oportunidades, dificuldades, facilidades e poder nas socieda- des.

Quais são as contribuições do sociólogo Mannheim para os estudos de juventude?

Mannheim destaca dois aspectos inovadores do pensamento de Dilthey e os toma como referência: 1) A contraposição entre a mensuração quantitativa e a compreensão exclusivamente qualitativa do tempo interior de vivência (erfassbarer innerer Erlebniszeit); 2) O fato de que não é somente a sucessão de uma geração que cobra ...

Qual a relação entre sociedade época histórica e classe social quando se fala de juventude?

Como toda construção social, a juventude deve ser vista na sua relação com as determinações históricas, sociais e materiais de uma sociedade marcada pela desigualdade entre as classes sociais, o que contribui para a heterogeneidade existente dentro desse segmento.

Qual é a idade de juvenil?

Comemorado em 12 de agosto, Dia Nacional da Juventude foi instituído pela Lei nº 10.515/2002. De acordo com o Estatuto da Juventude (Lei nº 12.852/2013), são considerados jovens aqueles com idade entre 15 e 29 anos.

Será que a concepção de juventude muda no decorrer do tempo?

Resposta verificada por especialistas

Simplesmente a idade não é fator determinante para se definir Juventude. Pois a categoria de ¨jovens¨ apresenta contornos e especificidades diversas. Sendo assim a concepção muda no decorrer dos tempos.

Como descrever a juventude?

A juventude é o período da vida onde uma pessoa desenvolverá a sua identidade. E será essa identidade que ela levará consigo para toda a vida. E nisso estão as formas que essa pessoa usa para se comunicar, comer, andar, como se veste, seus sonhos, entre outras coisas que essa pessoa pode moldar para o seu futuro.

O que significa dizer que juventude é uma construção social e cultural?

A juventude como grupo com características comuns é uma construção sociocultural. Esse conceito vincula-se a realidades específicas, épocas determinadas, relações sociais e experiências culturais definidas. Segundo a ONU, a juventude está compreendida, por faixa etária, entre os 15 e os 24 anos.

Como a juventude transforma a sociedade?

Os jovens sempre desempenharam papel importante nos movimentos sociais, assumindo postos de liderança em protestos mundo afora, organizando manifestações e ocupando o espaço público com demandas sociais, políticas, econômicas e culturais. Nas ruas, nas comunidades, nas redes sociais e internet em geral.

O que você compreende por juventude como são os jovens da atualidade como você por exemplo?

A juventude na atualidade

Os jovens da atualidade também têm o pensamento lógico apurado, são autodidatas e responsáveis. Vivendo de forma pragmática, eles são práticos e vivem em busca de satisfazer sua necessidade financeira e enriquecimento pessoal, tanto no campo emocional quanto no sensorial.

O que é importante para a juventude?

Em resumo: a importância da juventude reside exatamente no fato de ser um tempo de transição e amadurecimento pessoal. Esse estágio abre para o indivíduo um novo mundo de possibilidades, despertando, assim, sua sensibilidade a questões mais profundas sobre a sociedade e seu entorno.

Qual é o papel da cultura juvenil?

A cultura jovem deve ser parte integrante do planejamento escolar, como forma de trazer o imaginário dos jovens e aproximá-los dos saberes escolares, enriquecendo as aulas com novos conhecimentos vindos deles.

Qual o impacto da cultura juvenil na sociedade?

As culturas juvenis urbanas trazem à tona um quadro plural e conflituoso da sociedade e difundem estilos centrados no consumo de produtos identificados com a cultura juvenil.

Artigo anterior
Quanto custa um ipad nos estados unidos?
Artigo seguinte
Qual a bagagem permitida em voo nacional?