É obrigatório exumar o corpo?

Perguntado por: Diogo Martins  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.4/5 (45 avaliações)

A exumação pode ser uma escolha da família, por exemplo, como uma prevenção, liberando o jazigo para que outros entes queridos possam utilizá-lo quando necessário. Em outros casos, ela é obrigatória.

É obrigatório exumar um corpo?

Entenda quando a exumação não pode ser feita. Caso não se enquadre em situações de solicitação judicial, necessidade dos familiares de transferir o cadáver para outro cemitério ou superlotação, a exumação é ilegal e passa a ser considerada como violação de sepultura.

O que acontece se não exumar?

Após esse prazo, a família deverá decidir quais medidas deverão ser tomadas. Todo este zelo é tomado para assegurar o respeito à memória do ente querido falecido, pois uma atitude ilegal ou irregular neste processo, poderá acarretar sanções penais para quem o fez, caracterizando-se como violação de sepultura.

Porque tem que fazer exumação?

Após os três anos de espera, a exumação é realizada pelos motivos já citados: por mudança de um cemitério para outro, de uma cova para outra, por investigação policial e por excedente do cemitério. Na sepultura perpétua, a exumação só é feita com solicitação da família.

Quando fazer exumação do corpo?

De acordo com o artigo 551 do Decreto Estadual nº16. 017/80, passados três anos (para adultos) e dois anos (para crianças até 06 anos) da data de sepultamento, o parente mais próximo do(a) falecido(a) pode requerer a exumação.

Exumação de corpo: Por que e quando ela é necessária?

34 questões relacionadas encontradas

Como as larvas entram no caixão?

As moscas varejeiras detetam esse cheiro, usando recetores especializados nas suas antenas; depois, pousam no cadáver e depositam os seus ovos nos orifícios e nas feridas abertas.

O que o cemitério faz com os restos mortais?

Quando o cemitério é municipal e a exumação é feita em jazigos temporários, normalmente os restos mortais são destinados a um espaço chamado de “ossada perpétua”, com gavetas nas quais os ossos permanecem por tempo indeterminado e que também podem ser visitados pelos familiares.

Qual é o tempo certo de exumar um corpo?

De acordo com a Resolução SS-28, de 25-2-2013, item 13.1.: O prazo mínimo para a exumação de corpos é de 3 (três) anos, contados da data do óbito, e 2 (dois) anos no caso de criança até a idade de seis anos, inclusive.

O que acontece depois que a pessoa é enterrada?

2 semanas: O Abdômen fica completamente inchado acumulando gases. 3 semanas: Os tecidos se tornam moles, os órgãos vazam os gases e as unhas caem. 4 semanas: Os tecidos moles começam a liquefazer e o rosto se torna irreconhecível. Essa decomposição leva ao processo de esqueletização.

Quantos dias leva para um corpo estourar?

Quantos dias leva para um corpo estourar? Depois de passar por muitos processos, o corpo humano acaba estourando logo após o término das etapas de putrefação. Sendo assim, após 30 dias da morte do ser humano, vai se formando um volume intenso de gases dentro do corpo.

O que acontece se não pagar a manutenção do cemitério?

Se não houvesse o pagamento dessa taxa, dificilmente a administração teria como manter o espaço, e o resultado seria um ambiente pouco agradável para as visitas dos familiares, os sepultamentos e também para a manutenção dos túmulos.

Pode enterrar duas pessoas na mesma cova?

O jazigo familiar nada mais é que um espaço demarcado em cemitérios em que membros de mesma família poderão ser enterrados. Trata-se de um espaço maior, capaz de armazenar mais de um indivíduo. Assim, no lugar podem ser colocadas urnas funerárias, caixões e também caixas com as ossadas.

Qual a diferença entre exumação e inumação?

Inumar é o ato de enterrar, sepultar o cadáver. Exumar é o ato de desenterrar o corpo ou os restos mortais e tem finalidades administrativas ou jurídicas.

O que precisa para fazer exumação de um corpo?

Nos casos simples, em que a solicitação da justiça não é precisa, os documentos necessários para solicitar a exumação de um corpo são a Certidão de Óbito e o RG do responsável pela exumação. Em alguns cemitérios, também pode ser cobrada uma taxa do serviço, por isso não deixe de se informar com antecedência.

Porque não pode enterrar com sapatos?

Homem não era enterrado com os pés calçados, pois Jesus sempre andou descalço. Se aparecesse na porta do céu de sapatos, estaria querendo ser melhor que o filho de Deus, e o castigo para tal ofensa era dos mais graduados.

Quanto tempo leva para os ossos virarem pó?

Entre 60 cm e 1 m de profundidade, ela leva entre nove e 12 meses. Os ossos, porém, só “somem” depois de uns quatro anos. E a proteção de um caixão (ou de outros invólucros, como tecido e plástico) pode multiplicar esse tempo por seis!

Como fica um cadáver depois de 1 mês?

O cadáver vai ficando escuro e inchado, a pele e os órgãos se desfazem e o cérebro vira um caldo. Depois de algum tempo, não sobra quase nada. A decomposição acontece em duas frentes. A primeira é a mais esquisita: o próprio corpo como a si próprio.

O que fazer com os ossos de um falecido?

Os restos mortais do ente querido falecido (ossos) são separados e acondicionados em uma urna adequada para este fim. A urna pode ser realocada no próprio jazigo ou pode ser levada para outro local de acordo com a preferência da família.

Quem pode transportar restos mortais?

Quem rege o transporte de restos mortais, como corpos e ossadas, em território brasileiro é a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), e também é ela que faz a liberação para o envio para outros países ou a aprovação de entrada de corpos no Brasil.

Quando a pessoa morre o enterro e no mesmo dia?

Deve-se levar em conta que o tempo decorrido entre a morte e o funeral não pode ser inferior a 24 horas nem superior a 48 horas, exceto em caso especial. Além disso, para efetuar a cremação, é necessário que o falecido o tenha especificado em certidão de testamento ou que um familiar de primeiro grau o indique.

Qual destino legal do cadáver?

Como disposto acima o cadáver somente pode ter as seguintes destinações: - inumação, - cremação, - doação de órgãos e posteriormente inumação ou cremação, - doação do corpo para pesquisa ou estudo científico. Qualquer ato contrário fere o princípio da dignidade da pessoa humana e o direito a integridade física.

Como surgem as larvas no corpo morto?

Cada mosca deposita cerca de 250 ovos que eclodem dentro de 24 horas, dando origem a pequenas larvas de primeira fase. Estas alimentam-se da carne putrefacta, transformando-se em larvas maiores, que se alimentam por mais algumas horas, antes de se metamorfosearem de novo.

Como as larvas entram no corpo humano?

Em contato com o calor da pele de uma pessoa ou animal, de 12 a 24 horas depois os ovos eclodem e surgem larvas minúsculas, que darão continuidade ao ciclo evolutivo do inseto.

Como nascem os tapurus?

Uma mosca soldado pode colocar de 500 à 900 ovos, que eclodem em aproximadamente 4 dias. Nesse momento, começa a fase de larva, que passa por 5 estágios de crescimento, totalizando de 13 à 18 dias até chegarem à fase pré-pupa, que é o sexto estágio. .

O que é uma exumação?

A exumação é o processo de retirada dos restos mortais de um ente querido de uma sepultura para uma determinada finalidade.

Artigo anterior
Como evitar a oxidação dos metais?
Artigo seguinte
Qual a função do SysMain?