Por que foi utilizado o termo Renascimento Cultural?

Perguntado por: Rafaela Eduarda Leal Assunção Freitas  |  Última atualização: 19. Mai 2024
Pontuação: 4.7/5 (12 avaliações)

O movimento renascentista recebeu esse nome posteriormente, em razão da valorização da Antiguidade Clássica - em especial a cultura greco-romana -, uma de suas principais características.

O que quer dizer o termo Renascimento?

O termo Renascimento, ou renascença, faz referência a um movimento intelectual e artístico surgido na Itália, entre os séculos XIV e XVI, e daí difundido por toda a Europa. À concepção medieval do mundo se contrapõe uma nova visão, empírica e científica, do homem e da natureza.

Por que os artistas e os intelectuais renascentistas utilizaram o termo Renascimento para definir suas produções?

O termo renascimento possivelmente foi utilizado pela primeira vez pelo crítico de arte Giorgio Vasari, por volta de 1550, para marcar a diferença em relação ao período medieval. A diferença era marcada principalmente pelo humanismo e pelo racionalismo adotado pelos renascentistas.

Por que a palavra Renascimento foi usada para designar aquele movimento cultural e artístico?

Chamou-se Renascimento em virtude da intensa revalorização das referências da Antiguidade Clássica, que nortearam um progressivo abrandamento da influência do dogmatismo religioso e do misticismo sobre a cultura e a sociedade, com uma concomitante e crescente valorização da racionalidade, da ciência e da natureza.

Porque os artistas e intelectuais adotaram o termo Renascimento para definir as obras que produziam?

O termo Renascimento teve origem na intenção dos artistas e intelectuais de fazerem renascer os valores da cultura antiga Greco-Romana, anterior à Idade Média. Ao analisar a arquitetura greco-romana, observamos as ordens usadas para a construção de colunas, intituladas: Dórica, Jônica e Coríntia.

O RENASCIMENTO CULTURAL - #renascimentocientifico

42 questões relacionadas encontradas

O que foi o Renascimento artístico e cultural?

o renascimento cultural e científico teve como consequência o resgate da cultura clássica e sua restruturação para padrões da época, o que refletiu na ciência, nas artes, na literatura e na arquitetura.

O que foi o Renascimento Cultural e quais as suas principais características?

As características do renascimento apontam que o movimento tinha caráter filosófico, artístico e literário simultaneamente. A valorização do humanismo, da razão, do antropocentrismo e do conhecimento científico são marcas do movimento. É também o berço de pensadores como John Locke e René Descartes.

Por que os artistas e os intelectuais renascentistas utilizaram o termo Renascimento para definir suas produções por que esse conceito é polêmico?

Resposta: Os renascentistas usavam a expressão "renascimento" pois defendiam uma reforma profunda das bases da sociedade da sua época, de modo que é como se a humanidade "nascesse novamente", fundando um mundo novo.

Qual é a origem do Renascimento?

Contexto social

A desintegração dos feudos favoreceu o êxodo rural em várias regiões da Europa. Muitos servos deixaram e campo e partiram para as cidades. Nos séculos XIV e XV, ocorreu um grande desenvolvimento urbano da Europa. Este período ficou conhecido como Renascimento Urbano.

O que defendia o Renascimento?

Características do Renascimento

A razão, de acordo com o pensamento da Renascença, era uma manifestação do espírito humano que colocava o indivíduo mais próximo de Deus. Ao exercer sua capacidade de questionar o mundo, o homem simplesmente dava vazão a um dom concedido por Deus (neoplatonismo).

O que é o Renascimento Cultural Brainly?

O Renascimento Cultural foi um movimento que teve seu início na Itália no século XIV e se estendeu por toda a Europa até o século XVI. Os artistas, escritores e pensadores renascentistas expressavam em suas obras os valores, ideais e nova visão do mundo, de uma sociedade que emergia da crise do período medieval.

Qual a cultura do Renascimento?

As características do Renascimento marcaram o movimento renascentista na Itália, no início do século XV. As principais características foram o humanismo, o antropocentrismo, o individualismo, o universalismo, o racionalismo, o cientificismo e a valorização da Antiguidade Clássica.

O que é o Renascimento 7º ano?

O Renascimento, ou Renascença, foi um movimento muito importante da história da Europa. Ele começou no século XIV, no final da Idade Média, e terminou no século XVI, no início da Idade Moderna. É chamado de Renascimento porque foi um movimento que procurou fazer renascer a cultura e a arte da Grécia e da Roma antigas.

O que é Renascimento resumo pequeno?

O período renascentista foi o momento da história entre os séculos XIV e XVI, momento da transição da Idade Média para a Moderna, em que o modelo de pensamento, artes, escultura, escrita foi gradualmente se alterando a partir da retomada das referências greco-romanas.

Quais as duas características pilares do Renascimento Cultural?

Classicismo e humanismo são os dois grandes pilares nos quais a arquitetura renascentista se apoiava. Enquanto o primeiro buscava reviver a marcas da arquitetura grega e romana.

Quais são as consequências do Renascimento Cultural?

Podemos considerar a época do Renascimento como sendo um movimento cultural, político, histórico e social que ocorreu entre os século XV e XVII na Europa. Suas maiores consequências foram as modificações econômicas, o antropocentrismo, uma nova visão sobre as artes e a religião e o cientificismo.

Quem fez parte do Renascimento Cultural?

Os principais artistas renascentistas italianos foram Leonardo da Vinci (1452-1519), Michelangelo Buonarroti (1475-1564) e Rafael Sanzio (1483-1520). Leonardo da Vinci não foi somente representante das artes plásticas (pintor e escultor), mas também estudou música, arquitetura, engenharia, foi inventor e filósofo.

Como era a arte no Renascimento Cultural?

Esse período artístico foi marcado por mudanças em diferentes áreas, na pintura, arquitetura e música. Todas essas transformações ocorreram caracterizando a mudança do feudalismo para o capitalismo, rompendo com a era medieval. De certa maneira, a arte renascentista resgata a cultura clássica e greco-romana.

Qual foi o país que foi o berço do Renascimento Cultural?

Itália: O Berço do Renascimento Cultural - A Itália é considerada o berço do Renascimento Cultural, pois foi em cidades como Gênova, Florença e Veneza que houve um grande desenvolvimento intelectual e artístico entre os séculos XV e XVI.

Qual é a principal característica do Renascimento?

Principal característica do pensamento renascentista - Humanismo. O Homem Vitruviano. O humanismo foi a principal característica do pensamento humano do Renascimento. A cosmovisão pagã dos antigos gregos e romanos não tinha o homem como centro da criação, isso surgiu no renascimento.

O que o Renascimento trouxe para a humanidade?

O período renascentista foi marcado por grandes inovações tecnológicas e científicas, como o desenvolvimento da astronomia, a invenção da bússola, a criação da imprensa, da pólvora, etc.

Artigo anterior
Quais as causas da exploração trabalhista?
Artigo seguinte
O que são sentimentos adormecidos?