Quanto a interceptação telefônica é correto afirmar?

Perguntado por: Leonor Ana Nascimento  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.2/5 (9 avaliações)

Quanto à interceptação telefônica, é correto afirmar:
Será sempre admitida pelo Juiz e depende obrigatoriamente de requerimento do Ministério Público.

Quanto à interceptação de comunicações telefônicas para prova em investigação criminal é correto afirmar?

Havendo indícios razoáveis de autoria ou participação em infração penal, admite-se a interceptação de comunicações telefônicas, desde que a prova não possa ser feita por outros meios disponíveis e o fato investigado seja punido, no máximo, com pena de detenção.

É correto afirmar que áudio original consiste em?

É correto afirmar que áudio original consiste em: aquele que está gravado na mídia anexada aos autos do processo civil aquele que está gravado na mídia anexada aos autos do procedimento aquele que não está gravado na mídia anexada aos autos do procedimento aquele que está gravado na mídia anexada aos autos do inquérito ...

Que poderá ser decretada a quebra do sigilo telefônico quanto a prova da autoria ou materialidade do delito puder ser feita por outros meios de prova?

que poderá ser decretada a quebra do sigilo telefônico quando a prova da autoria ou materialidade do delito puder ser feita por outro meio de prova. que o delito investigado deve ser punido com pena de detenção.

É facultada a presença do acusado ou de seu representante legal no incidente de inutilização?

O incidente de inutilização será assistido pelo Ministério Público, sendo facultada a presença do acusado ou de seu representante legal. Art. 10.

Interceptação Telefônica - Generalidades

41 questões relacionadas encontradas

Quem pode pedir a quebra do sigilo telefônico?

De acordo com a ordem judicial, os clientes de operadoras de telefonia poderão pedir a quebra do sigilo telefônico dos autores de chamadas, o que lhes daria o direito de ter acesso ao nome e ao CPF ou CNPJ vinculados ao número gerador da ligação, sem a necessidade de ordem judicial.

Quais os requisitos para a concessão de interceptação telefônica?

Quais são os requisitos da interceptação telefônica?
  • Autorização judicial. Como vimos, esse instrumento probatório constitui uma restrição do direito à intimidade. ...
  • Último meio de prova disponível. ...
  • Existência de indícios suficientes de autoria ou participação em infração penal. ...
  • Crime deve ser punido com reclusão.

Como é feita a quebra de sigilo telefônico?

Apenas o juiz poderá autorizar a utilização da interceptação telefônica como meio de prova. Isso poderá ser feito de ofício ou a requerimento da autoridade policial, na investigação criminal; ou do Ministério Público, na investigação criminal e na instrução processual penal.

Qual o procedimento necessário a ser aplicado para a quebra de sigilo de dados?

No Brasil, a quebra de sigilo, mesmo por parte de uma CPI, precisa ser bem embasada, com os parlamentares justificando porque determinado sigilo será quebrado, como isso será feito, quais são os objetos de investigação. Os parlamentares precisam também limitar e justificar o período em que foram gerados os dados.

Quando é permitido a interceptação telefônica?

Conforme o artigo 5ª, inciso XII da Constituição Federal e artigos 2º e 5º da Lei 9.296/96, a interceptação telefônica só cabe para fins de investigação criminal ou instrução processual penal e só pode ser deferida por até 15 dias, podendo ser renovada quantas vezes forem necessárias.

O que escuta telefônica?

Escuta telefônica : a) sistema telefônico de gravação de conversas telefônicas, de forma secreta ou clandestina; b) aparelhagem e tecnologia especialmente usada para essas gravações.

O que é a interceptação telefônica?

A interceptação telefônica é um meio de prova usado em âmbito penal ou processual penal no qual um terceiro, obrigatoriamente autorizado pelo juiz competente, tem acesso ao conteúdo de ligações telefônicas entre duas pessoas.

Quando a gravação telefônica é lícita?

GRAVAÇÃO TELEFÔNICA. PROVA LÍCITA. Conforme precedentes jurisprudenciais, é prova lícita a exibição de gravação telefônica pretendida por um dos interlocutores, sendo dispensável autorização judicial, ao contrário da interceptação, escuta ou quebra de sigilo de dados.

Qual o prazo legal para o período de interceptação telefônica previsto na Lei 9.296 96?

"III - O art. 5º da Lei nº 9.296/1996 estabelece o prazo de 15 (quinze) dias para a interceptação, que poderá ser renovado, não havendo qualquer limitação na lei, na doutrina ou na jurisprudência acerca da quantidade de prorrogações, que poderão ser deferidas se ainda presentes os pressupostos de admissibilidade.

Como funciona a quebra de sigilo bancário?

Considerando que o sigilo bancário é direito fundamental, passível de ser afastado apenas para a proteção do interesse público, a Terceira Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) definiu que é incabível a quebra desse sigilo como medida executiva atípica para a satisfação de interesse particular.

Como fazer quebra de sigilo bancário?

A quebra de sigilo bancário é um mecanismo que só deve ocorrer com ordem judicial para fins de investigação de crimes como lavagem de dinheiro.
...
Os seguintes agentes podem solicitar a quebra:
  1. Ministério Público.
  2. Polícia Federal.
  3. Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI)
  4. Conselho de Controle de Atividade Financeira.

É possível quebrar o sigilo do WhatsApp?

Não importa se for por suspeitas de corrupção, tráfico ou roubo, a partir do momento em que a Justiça autoriza a quebra do sigilo de alguém e a ordem é emitida para empresas de telefonia, Google e Apple, tudo o que foi feito no celular do suspeito poderá ser pego. Conversas no WhatsApp, fotos, localizações.

Quando o sigilo telefônico pode ser quebrado?

Pois bem, o que muitos desconhecem é que a quebra do sigilo telefônico somente pode ser usada para os fins que foram autorizados, quando muito como prova emprestada em processo administrativo disciplinar.

Qual a diferença entre interceptação telefônica e quebra de sigilo telefônico?

Também é importante diferenciar interceptação telefônica de quebra de sigilo telefônico. Na primeira, quem intercepta tem acesso ao teor da conversa, já na quebra do sigilo, a única informação a que se tem acesso é o registro de ligações efetuadas e recebidas.

Como se faz uma escuta telefônica?

Na interceptação telefônica nenhum dos dois interlocutores sabem que a conversa está sendo gravada por um terceiro. Na escuta, um dos dois interlocutores sabe que eles estão sendo gravados por um terceiro. Na gravação, um dos interlocutores é quem grava a conversa.

Como é feito o grampo telefônico?

No caso de um telefone fixo, o grampo pode ser feito da forma “tradicional”: o espião sobe no poste e conecta seu fio à linha telefônica a ser interceptada. Existem pequenos dispositivos que podem ser conectados à linha telefônica e transmitir as conversas em frequência FM, num raio de até 80 metros.

É permitida a interceptação telefônica em processos não penais?

Na mesma lei, cita no art. 3º, inciso V, que a interceptação de comunicações telefônicas é permitida, em qualquer fase da persecução criminal, como meio de obtenção de prova.

Quem pode pedir quebra de sigilo fiscal?

O sigilo fiscal consiste no dever do agente público manter em segredo as informações do contribuinte. ... Conforme previsto no CTN, a quebra de sigilo fiscal pode ocorrer quando “houver requisição de autoridade judiciária no interesse da Justiça ou de autoridade administrativa no interesse da Administração Pública.

É legal gravar uma conversa?

Gravar conversa é crime? Sim é crime, se não houver uma autorização para isso, como é chamada a gravação ilícita. No entanto, existe meios de se realizar uma gravação lícita, chamada interceptação. Esta é conseguida por meio de um mandado judicial, e pode ser usada para produzir provas para uma investigação criminal.

É permitido gravar ligações?

Afinal, gravar ligações é permitido ou não? Constitucionalmente falando, a gravação de ligações só é permitida se ambas as partes souberem claramente disso e autorizarem a prática. Caso contrário, sem o conhecimento de uma das partes, a gravação passa a ser considerada clandestina e, por isso, ilegal.

Artigo anterior
Como funciona o visto para aposentados em Portugal?
Artigo seguinte
Como saber se você é uma pessoa solitária?