Qual é a classificação dos nematódeos?

Perguntado por: Valentim Micael Alves Brito  |  Última atualização: 3. April 2022
Pontuação: 4.3/5 (25 avaliações)

Introdução. Os nematelmintos são chamados de vermes cilíndricos ou alongados. Podem também ser chamados de nematódeos ou, ainda, de nematóides, e são agrupados dentro do filo dos Nematoda, que surgiu a partir do reino dos platelmintos, no Reino Animal. São organismos invertebrados e não segmentados.

Quais são as principais características dos nematódeos?

Os nematoides ou nematódeos são triblásticos, pseudocelomados, não segmentados, com simetria bilateral e de tamanho muito variável, existindo espécies de 0,3mm até 8 metros de comprimento (Placentonema gigantissima). ... Entre o intestino e a parede corporal existe o pseudoceloma.

Quais são os nematóides?

Nematelmintos ou nematódeos (filo Nematoda) são vermes cilíndricos, não segmentados, que incluem várias formas de parasitas, como as lombrigas ou Ascaris e os vermes ancilóstomos, causadores do amarelão e da elefantíase. Muitos dos nematelmintos se desenvolvem na água e no solo úmido.

Quantas espécies de nematóides existem?

São descritas mais de 20.000 espécies de nematoides, mas deste número, cerca de 4.100 espécies são descritas como parasitas de plantas. Deste total, a atenção na agricultura é voltada, principalmente, para quatro gêneros que causam danos e redução de produtividade de diversas culturas.

São doenças causadas por nemátodos?

A doença causada por ele é chamada de ascaridíase. Além da ascaridíase, outras doenças causadas por nematódeos são: ancilostomose, bicho-geográfico, filariose e a oxiurose.

Platelmintos e Nematelmintos (Básico)

19 questões relacionadas encontradas

Qual a característica gerais dos nematódeos e qual é o tipo de reprodução e quais são as doenças causadas por esse verme?

Têm dimorfismo sexual, ou seja, apresentam características diferentes de acordo com o sexo. Boa parte das espécies realiza fecundação interna, que acontece no interior do organismo da fêmea e termina na eliminação de ovos pelo ambiente.

Quais as características gerais dos nematelmintos e as principais doenças transmitidas?

Doenças Causadas por Nematelmintos: Enterobiose ou Oxiuríase: Parasita - Enterobius vermiculares Sintomas - Prurido anal Transmissão - alimentos contaminados e auto infestação.
  • Enterobiose ou Oxiuríase: ...
  • Filariose ou Elefantíase: (não tem cura) ...
  • Amarelão ou Opilação ou Ancilostomose: ...
  • Ascaridose ou Ascaridíase:

Quais são os principais representantes dos nematelmintos?

Os Nematelmintos são os seres pertencentes ao Filo Nematoda e também podem ser chamados de nematódeos ou nematóides. Do grego, “nematos” é filamento e “helmin” é verme; portanto, são vermes cilíndricos (forma de filamento). Seus principais representantes são Lombrigas, Filárias e Oxiúrus.

O que são os nematódeos?

Nematódeos são animais de simetria bilateral, de corpo geralmente fusiforme, às vezes subcilíndricos ou esféricos, com tubo digestivo com- pleto, sem traços de metamerisação, com musculatura interrompida nas linhas medianas e laterais, campos longitudinais, e geralmente com sexos separados, acarretando algumas vezes ...

Qual a morfologia dos nematelmintos?

Morfologia

Os nematelmintos são avasculares (não possuem sistema circulatório). Sua estrutura, possui uma cavidade que é preenchida e funciona como um “esqueleto hidrostático”, além de favorecer a distribuição de nutrientes e recolher excretas.

Qual é o tipo de reprodução dos nematelmintos?

Reprodução. Os nematelmintos podem ser dióicos (com sexos separados), ou monóicos (possuindo ambos os sexos em um único indivíduo, chamado de hermafrodita). Alguns nematóides dióicos apresentam, ainda, dimorfismo sexual, apresentando diferenças anatômicas entre os indivíduos de sexos diferentes.

Como os nematódeos se reproduzem?

Os machos depositam seus gametas (espermatozóides) no poro genital das fêmeas, sendo que a saída dos espermatozóides se dá pela cloaca. Outra característica desses animais é a ausência de células ciliadas e os espermatozóides amebóides, que não possuem flagelos e se locomovem por meio de pseudópodes.

O que os nematódeos comem?

Sistema digestivo

Os nematoides de vida livre se alimentam de bactérias, fungos, algas, pequenos anelídeos, plantas (causando danos à agricultura).

Qual a diferença entre os platelmintos e nematelmintos?

Enquanto os nematelmintos possuem ânus e boca, os platelmintos possuem somente a boca. A embriologia desses dois tipos de vermes também é diferente. Os nematelmintos são pseudocelomados (possuem uma cavidade, mas que não é igual àquela dos celomados) enquanto os platelmintos são acelomados (que não possuem celoma).

Como ocorre a alimentação dos nematoides?

Os nematoides alimentam-se nas raízes por meio de um estilete que é inserido nas células das raízes para remover o conteúdo celular. Desta maneira impedem a absorção de água e nutrientes pelas plantas.

Qual é o ciclo de vida do nematelmintos?

O ciclo de vida, ou ciclo biológico básico dos nematóides compreende o ovo, quatro estádios juvenis (J1 a J4) e a forma adulta (macho ou fêmea). O verme, durante o período de crescimento (estádios juvenis até adulto), passa por quatro ecdises, ou seja, por trocas periódicas do tegumento.

O que é uma fecundação cruzada?

Na fecundação cruzada os gametas são originários de dois indivíduos distintos, que podem ter sexos diferentes ou não. A fecundação cruzada é a única forma possível de fecundação em espécies de sexos separados.

Como é o sistema locomotor dos nematelmintos?

O sistema locomotor dos nematelmintos é formado por camadas musculares longitudinais, que são encontradas logo abaixo da epiderme. Esses músculos são ativados pelas cadeias nervosas, sendo que a contração permite apenas movimentos de flexão dorsoventral, não sendo possível a realização de movimentos laterais.

Quais são as características embrionários do Filo nematelmintos?

Desenvolvimento embrionário dos nematelmintos

Os nematelmintos, assim como os platelmintos são animais triblásticos. Ou seja, possuem três folhetos embrionários (ectoderme, mesoderme e endoderme). ... Sendo assim, possuem pseudoceloma revestido tanto por tecidos derivados da mesoderme quanto da endoderme.

Qual o tipo de sistema nervoso dos nematelmintos?

Os nematelmintos, também chamados nematódeos ou nemátodos, possuem sistema nervoso parcialmente centralizado, com anel nervoso ao redor da faringe. As cadeias nervosas são encontradas ao longo de todo o corpo do animal, uma situada na região ventral e a outra na dorsal, e são responsáveis pela ativação da musculatura.

Como é a estrutura óssea de um Nematelminto?

Os nematelmintos são triblásticos, ou seja, possuem endoderme, mesoderme e ectoderme. Eles também são pseudocelomados já que a mesoderme deixa um espaço não totalmente preenchido. Eles NÃO são segmentados e sua simetria é bilateral como dito na introdução. Possuem boca e ânus, o que os torna protostômios.

Qual estrutura excretora nos nematelmintos?

O sistema excretor dos nematelmintos, ou nematódeos, é composto por dois canais longitudinais, os renetes (formato de “H”). Os resíduos de seu metabolismo são eliminados do organismo através do líquido existente em seu pseudoceloma, por meio de dois tubos conectados por um menor, transversal.

Qual é a forma do corpo dos platelmintos?

Os Platelmintos pertencem ao grupo dos animais invertebrados, conhecidos como Filo dos Platelmintos ou Filo Platyhelminthes. Possuem a simetria bilateral, de corpo achatado e formato corporal dorsoventral, são ainda, triblásticos e acelomados.

Qual é o animal que não tem osso?

Animais que não possuem vértebras e crânio

Os invertebrados representam aproximadamente 94% dos animais e são divididos em vários filos, entres eles: poríferos, cnidários, platelmintos, nematelmintos, moluscos, anelídeos, equinodermos e artrópodes.

Como é o sistema nervoso em artrópodes?

O sistema nervoso dos artrópodes pode ser dividido em sistema nervoso central, composto pelo cérebro, constituintes neurais do sistema fotorreceptor e o cordão nervoso ventral, e sistema nervoso periférico que consiste nos nervos que partem para os órgãos locomotores e sensoriais (SOMBKE et al., 2011a).

Artigo anterior
Quem tem mais poder o STJ ou STF?
Artigo seguinte
Qual o oceano mais tranquilo?