O que foi a reforma burocrática?

Perguntado por: Margarida Filipa Reis Melo Figueiredo  |  Última atualização: 6. Mai 2024
Pontuação: 4.5/5 (35 avaliações)

Esta fase ficou conhecida como Reforma Burocrática e foi a primeira tentativa de reformar a administração pública, ou seja, de eliminar práticas cujas aplicações se demonstravam esgotadas (CAPOBIANGO et al., 2010).

Como surgiu o modelo burocrático?

O modelo burocrático surgiu como uma solução, buscou a implementação de um sistema de gestão eficiente, através de um controle rígido nos processos, orientando todos os atos da administração através de leis racionais e profissionalizou o serviço público com base na meritocracia.

Qual o objetivo da reforma gerencial?

A reforma gerencial não é contra os burocratas, e sim contra a administração pública burocrática. É contra uma forma de administrar o Estado que impede os altos funcionários de gerenciar, tomar decisões, escolher o melhor meio de lograr objetivos”.

O que diz a teoria da burocracia?

A Teoria da Burocracia, escrita pelo sociólogo alemão Max Weber possui como objetivo o estudo das organizações, a sua estrutura e o seu desenvolvimento histórico-social, e possui também como principal vantagem a utilização da racionalidade como instrumento para o alcance da eficiência nas organizações.

O que foi a Reforma Gerencial de 1995?

A reforma gerencial do Estado de 1995 faz distinção entre as atividades exclusivas do Estado e as atividades sociais e científicas: o Estado deve exe- cutar formalmente as primeiras, enquanto financia as outras, que devem ser executadas por organizações públicas não-estatais.

07.04. Aula de Reforma Burocrática no Brasil - Parte 1 (Administração)

21 questões relacionadas encontradas

Quais as características da Reforma do Estado de 1995?

A reforma gerencial do Estado de 1995 faz distinção entre as atividades exclusivas do Estado e as atividades sociais e científicas: o Estado deve executar formalmente as primeiras, enquanto financia as outras, que devem ser executadas por organizações públicas não-estatais.

Qual foi a principal reforma administrativa do período 1930-1945?

Por um lado, a desburocratização constituiu um dos objetivos principais dos anos de pioneirismo, 1930-45, e foi também importante elemento da lei de re- forma administrativa de 1967.

Qual é a função da burocracia?

Teoricamente, burocracia é o nome dado a um tipo específico de estrutura, que com seu conjunto de regras e procedimentos, visa garantir a impessoalidade nos processos - isto é, que as diferenças sociais e econômicas, além dos interesses pessoais, não interfiram na estrutura.

Quais os principais pontos da teoria burocrática?

Principais características da organização burocrática
  • Caráter legal das normas e regulamentos.
  • Caráter formal das comunicações.
  • Caráter racional e divisão do trabalho.
  • Impessoalidade nas relações.
  • Hierarquia da autoridade.
  • Rotinas e procedimentos.
  • Competência técnica e Meritocracia.

Quando surgiu o modelo gerencial no Brasil?

Em 1967 houve a primeira tentativa de implantação do modelo gerencial, durante o regime militar, com o Decreto Lei 200/1967 com o intuito de descentralizar e trazer flexibilidade para a Administração Pública com a expansão da administração indireta criando Autarquias, Empresas Públicas, Fundações e Sociedades de ...

O que é administração pública burocrática?

A administração pública burocrática foi adotada para substituir a administração patrimonialista, que definiu as monarquias absolutas, na qual o patrimônio público e o privado eram confundidos. Nesse tipo de administração, o Estado era entendido como propriedade do rei.

O que foi a reforma do Estado nos anos 90?

O projeto de reforma do governo brasileiro, consubstanciado no Plano Diretor da Reforma do Aparelho do Estado, apóia-se num diagnóstico que aponta a reconstrução do Estado como elemento central da agenda política dos anos 90: trata-se de uma necessidade imposta pela globalização da economia e pela própria crise do ...

Quando surgiu o modelo burocrático?

Na segunda metade do Século XIX surge a Administração Pú- blica Burocrática como forma de combater a corrupção e o nepotismo patrimonialista.

Quais são as três características da burocracia?

Segundo Weber são três as características da burocracia: a) Forças produtivas, as relações de produção e produção social de bens não duráveis. B) Manifesto Comunista, o sistema burocrático e o domínio legal.

O que a Teoria Burocrática buscava estabelecer?

A Teoria Burocrática buscava estabelecer uma forma de organização em que todos os procedimentos fossem padronizados, buscando sempre a eficiência.

O que é burocracia e exemplos?

O termo “burocracia” é, quase imediatamente, associado à ideia de ineficiência ou demora. Ele nos remete, em geral, a algo incômodo – como, por exemplo, o excesso de papelada que precisamos providenciar quando desejamos abrir uma empresa.

Qual o foco da burocracia?

A burocracia é uma forma de organização humana que se baseia na racionalidade, isto é, na adequação dos meios aos objetivos (fins) pretendidos, a fim de garantir a máxima eficiência possível no alcance desses objetivos.

Qual a principal característica da burocracia?

Weber agrupa em três categorias as características da burocracia que compõem o seu tipo ideal: – formalidade; – impessoalidade; – profissionalismo. Burocracia: – a obediência é determinada pelas leis; – o que conta é o cargo e não a pessoa.

Quem definiu a burocracia?

Modelo Weberiano

O alemão Max Weber foi um dos mais renomados pensadores sociais, fundador e expoente da teoria sociológica clássica. Ele elaborou um conceito de burocracia baseado em elementos jurídicos do século 19, concebidos por teóricos do direito.

Como é a burocracia no Brasil?

84% da população considera a burocracia no Brasil excessiva

Para 78% dos entrevistados, o custo da burocracia no Brasil representa um entrave ao desenvolvimento e 77% acreditam que o excesso de burocracia dificulta a aquisição de bens (veículos e imóveis).

Quais são as vantagens da burocracia?

Vantagens da burocracia (Weber):

Uniformidade de rotinas e procedimentos; Redução do atrito entre as pessoas; Confiabilidade; Benefícios para as pessoas na organização.

O que mais marcou a Era Vargas?

Dois dos principais acontecimentos na Era Vargas foram a Consolidação das Leis Trabalhistas e a censura impingida na mídia e na arte. Após a II Guerra Mundial, o cenário político, civil e os militares pressionaram Vargas para renunciar.

O que marcou o fim da Era Vargas?

O fim da Era Vargas foi resultado direto da perda de apoio de Vargas nos meios militares. Primeiro, existia a contradição pelo fato de que nosso país lutava pela democracia na Europa, mas internamente mantinha em funcionamento uma ditadura.

Qual foi um dos fatores que influenciou o surgimento da teoria burocracia?

Essa teoria surgiu por conta de quatro fatores: Vejamos dois desses fatores: A necessidade de um modelo de organização racional busca integrar todas as possibilidades presentes em uma organização não só no âmbito pessoal, mas também no inter-relacionamento e nos diversos tipos de comportamentos presentes.

Artigo anterior
Porque precisamos levar educação midiática para as escolas?
Artigo seguinte
Qual é o melhor vidro?