Qual a diferença de vulnerabilidade absoluta e relativa?

Perguntado por: Renato Flávio de Moreira  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.8/5 (55 avaliações)

(a) presunção absoluta de vulnerabilidade — pela presunção absoluta admite-se que a vítima é, indiscutivelmente, vulnerável e ponto final; não se questiona esse aspecto, ele é incontestável, trata-se de presunção iure et iure, que não admite prova em sentido contrário; (b) presunção relativa de vulnerabilidade — a ...

Qual a diferença entre vulnerabilidade absoluta e relativa?

Vulnerabilidade absoluta e relativa Há uma distinção entre presunção da vulnerabilidade absoluta e relativa.... Gonçalves (2011)” vulnerabilidade pode ser absoluta, chamada em latim de iuris et de iure, não admitem prova em contrário e a vulnerabilidade relativa, conhecida juris tantum, é aquela que admite produção...

O que é crime de vulnerabilidade?

Súmula 593 - O crime de estupro de vulnerável se configura com a conjunção carnal ou prática de ato libidinoso com menor de 14 anos, sendo irrelevante eventual consentimento da vítima para a prática do ato, sua experiência sexual anterior ou existência de relacionamento amoroso com o agente.

O que é vulnerabilidade absoluta?

Assim, para os indivíduos já mencionados, a vulnerabilidade é absoluta, ou seja, são presumidamente vulneráveis, e assim sendo, quem praticar qualquer ato sexual com eles, incorrerá em estupro de vulnerável, independentemente da manifestação de vontade do vulnerável.

Quem pode ser considerado vulnerável?

Quem é o vulnerável? É o indivíduo menor de 14 anos ou aquele que, por enfermidade ou deficiência mental, não tem o necessário discernimento para a prática do ato, ou que, por qualquer outra causa, não pode oferecer resistência. Tanto o homem quanto a mulher podem ser sujeitos passivos do crime em exame.

NUCCI – VULNERABILIDADE ABSOLUTA E RELATIVA

20 questões relacionadas encontradas

Quais são os tipos de vulnerabilidades para o direito penal?

Voltando para o núcleo do tema, para o legislador penal a vulnerabilidade ocorre em três situações distintas: a) quando se tratar de vítima de estupro com menos de 14 anos; b) quem, por enfermidade ou deficiência mental, não tem o necessário discernimento para a prática do ato; c) quem, por qualquer outra causa, não ...

O que é ser vulnerável para os fins penais?

Houaiss, por sua vez, assim o define: "que pode ser fisicamente ferido; sujeito a ser atacado, derrotado, prejudicado ou ofendido"2. Demonstra sempre a incapacidade ou a fragilidade de alguém, motivada por circunstâncias especiais.

Quem são os vulneráveis perante a lei?

Para o ordenamento jurídico brasileiro, no que diz respeito ao Direito Penal, vulnerável é o menor de 14 anos de idade, que por assim dizer, não possui um discernimento em seus atos praticados, ou “alguém que, por enfermidade ou deficiência mental, não tem o necessário discernimento para a prática do ato, ou que, por ...

O que são os grupos vulneráveis?

É o conjunto de pessoas pertencentes a uma minoria que por motivação diversa, tem acesso, participação e/ou oportunidade igualitária dificultada ou vetada, a bens e serviços universais disponíveis para a população.

O que é questão pacificada?

Em relação ao crime de estupro de vulnerável, é questão pacificada no Direito Penal. a irrelevância do consentimento da vítima para a prática do ato, bem como sua experiência sexual anterior ou existência de relacionamento amoroso com o agente.

O que é presunção de violência?

A presunção de violência, também chamada de violência ficta, é encontrada nos casos em que há a relação sexual sem a ocorrência de violência física, porém o crime está caracterizado por uma questão de política criminal onde o legislador optou por considerar crime as hipóteses em que a vítima não tem condições de ...

Qual o sinônimo de vulnerável?

Que está sujeito a ser atacado: 1 frágil, indefeso, exposto, desprotegido, desemparado, suscetível, magoável, atacável, descoberto, desabrigado, vulnerabilizado, destrutível, destruível, debilitável, derrotável, prejudicável, acometível, desarmado, desvalido, indefenso.

O que diz o artigo 213 do Código Penal?

Art. 213. Constranger alguém, mediante violência ou grave ameaça, a ter conjunção carnal ou a praticar ou permitir que com ele se pratique outro ato libidinoso: Pena - reclusão, de 6 (seis) a 10 (dez) anos.

O que diz o artigo 217?

Art. 217-A. Ter conjunção carnal ou praticar outro ato libidinoso com menor de 14 (catorze) anos: Pena - reclusão, de 8 (oito) a 15 (quinze) anos.

O que é o erro de tipo?

“Erro de tipo é a falsa percepção da realidade acerca dos elementos constitutivos do tipo penal. Extrai-se essa conclusão do art. 20, caput, do CP, que somente menciona as elementares. É o chamado erro de tipo essencial.

Quais são os grupos vulneráveis?

Uma importante frente de atuação da Fiocruz na pandemia por Covid-19 vem sendo seu trabalho envolvendo as populações vulneráveis, como os moradores de favelas e as populações indígenas. Nessa área do especial sobre o Novo Coronavírus reunimos informações sobre diversas ações da Fundação nesse sentido.

Quem são os vulneráveis no Brasil?

A Norma Operacional Básica da Política Nacional de Assistência Social, categoriza os vulneráveis em diversos grupos e situações. São eles: “inserção precária ou não inserção no mercado de trabalho formal e informal; estratégias e alternativas diferenciadas de sobrevivência que podem representar risco pessoal e social.”

Qual a diferença entre minorias e grupos vulneráveis?

Minorias articulam movimentos sociais com o fim de participação nas decisões políticas. Grupos vulneráveis articulam apenas aceitação social.

Que é uma pessoa vulnerável?

A vulnerabilidade implica uma situação de risco; significa que pessoas e/ou comunidades estão numa situação de fragilidade - seja por motivos sociais, económicos, ambientais ou outros - e por isso estão mais vulneráveis ao que possa advir dessa exposição.

Quais os direitos e leis de proteção dos vulneráveis?

Observa-se que há leis específicas como a Lei Maria da Penha (Lei 11.340/0622), Lei da notificação compulsória de violência contra a mulher (Lei 10.778/0323), Lei dos Alimentos Gravídicos (Lei 11.804/0824), Estatuto do Idoso (Lei 10.741/0325), Estatuto da Criança e do Ado- lescente (Lei 8.069/9026), Estatuto do ...

Porque o Direito tutela os vulneráveis?

Os vulneráveis como pessoas se revestem de dignidade e, por óbvio, se apropriam dos direitos humanos. Na história se verifica a incidência de gerações de direitos fundamentais e aos vulneráveis também deve se assegurar estes direitos. A noção de dignidade humana não pode ser entendida apenas como mero apelo ético.

Qual a diferença entre o crime do art 213 e 217-a?

Existem também outras diferenças entre os artigos 213 e 217-A do Código Penal, sendo que o 217-A não descreve a forma dessa prática, não se referindo à violência, grave ameaça e meio fraudulento.

O que é crime de vilipêndio a cadáver?

O vilipêndio é ato de fazer com que alguém se sinta humilhado, menosprezado ou ofendido, através de palavras, gestos ou ações... Objetos também podem ser vilipendiados, quando são tratados com desdém ou desrespeito.

Como calcular a prescrição da pena?

O cálculo de prescrição para cada tipo de crime está previsto no art. 109 do Código Penal e é contado a partir da pena máxima cominada para o delito em questão. Prevê o art. 109: “A prescrição, antes de transitar em julgado a sentença final, salvo o disposto no § 1º do art.

Qual o Antonimo de vulnerável?

O contrário de vulnerável é: Contrário de sujeito e suscetível: 1. invulnerável, intocável, inatingível, inatacável, inabalável, imperturbável, impassível, seguro, protegido, resguardado, abrigado.

Artigo anterior
O que Jesus falou sobre a caridade?
Artigo seguinte
Quais são as vantagens de ser uma pessoa autêntica?