Quais foram as principais ideias defendidas pelos iluministas?

Perguntado por: Laura Carolina de Rocha  |  Última atualização: 1. April 2025
Pontuação: 4.6/5 (26 avaliações)

O Iluminismo. Chamado de “século das luzes”, o iluminismo trouxe ideias voltadas à razão para deslegitimar o modelo de estado predominante na época. Seu ideal era defender a liberdade, progresso, tolerância, fraternidade, governo constitucional e afastamento entre igreja e estado.

Quais as principais ideias defendidas pelos pensadores iluministas?

Os pensadores iluministas queriam trazer a humanidade para a luz da razão, iam contra o domínio da igreja católica e da monarquia absolutista, defendendo o uso da ciência e da razão, assim como maior liberdade nos campos da política e economia.

Quais eram as principais ideias dos pensadores iluministas?

Defendiam a liberdade política, econômica e religiosa de todos perante a lei; Criticavam o conhecimento sob controle da Igreja Católica, embora não fossem contra a crença em Deus; Defendiam um novo sistema econômico, em troca do criticado mercantilismo; Eram contra todos os privilégios da nobreza e do clero.

Quais foram os principais pensadores iluministas e suas ideias?

Outros filósofos iluministas foram os ingleses John Locke e Adam Smith, muito importantes para o liberalismo, e o alemão Immanuel Kant. O uso da razão para conhecer cientificamente a realidade e a defesa das liberdades humanas são as duas principais características dos filósofos iluministas.

Quais são os princípios fundamentais do Iluminismo?

O racionalismo, o naturalismo, o liberalismo, a igualdade perante a lei e o anticlericalismo apresentam-se como os princípios norteadores do Iluminismo.

O Iluminismo e os principais pensadores

41 questões relacionadas encontradas

Quais são os 4 ensinamentos dos iluministas?

As ideias do iluminismo incluem o liberalismo político, o empirismo, o contratualismo, o humanismo e a defesa dos direitos naturais do indivíduo. Esses ideais promoveram o surgimento de movimentos democráticos e o avanço da ciência e da educação.

Quais foram os 5 principais iluministas?

Conheça, a seguir, os cinco principais filósofos iluministas.
  • Thomas Hobbes (1588-1679)
  • John Locke (1632-1704)
  • Montesquieu (1689-1755)
  • Voltaire (1694-1778)
  • Jean-Jacques Rousseau (1712-1778)

Quem é o pai do Iluminismo?

John Locke – por muitos, ele é considerado como o pai do movimento iluminista. A obra mais conhecida do autor foi “Ensaio sobre o entendimento humano”, escrito por ele em 1689.

Quais foram os iluministas?

Entre os intelectuais de destaque do movimento estavam Immanuel Kant, Jean-Jacques Rousseau, Voltaire, Denis Diderot, Montesquieu, Adam Smith, David Hume, entre outros. Seus trabalhos tiveram influência significativa na propagação e popularização dos ideais iluministas.

O que o Iluminismo era favorável?

Nesse sentido, os iluministas eram favoráveis à descentralização política e divisão do poder. - Defendiam a ciência e a razão (visão do mundo racional) em substituição ao misticismo e as crenças. Inclusive, entraram em conflito com os princípios da Igreja Católica.

O que os filósofos iluministas combatiam?

TEMA: ILUMINISMO

Combatiam o conhecimento baseado na autoridade e tradição. Os iluministas acreditavam que a razão conduziria os seres humanos ao progresso. Com o passar do tempo, a ignorância, fruto da irracionalidade, desapareceria e teríamos então uma humanidade esclarecida, isso os fazia otimistas.

Quais os principais economistas do Iluminismo e o que defendiam?

Principais economistas do Iluminismo e suas ideias principais: - Anne Robert Jacques Turgot: economista francês, era defensor do livre comércio e de medidas para racionalizar a economia. - François Quesnay: um dos principais representantes da fisiocracia.

Quais são os 5 principais filósofos?

Conheça 5 filósofos que marcaram a História
  • Platão (427–347 a.C.)
  • René Descartes (1596–1650)
  • Thomas Hobbes (1588–1679)
  • Arthur Schopenhauer (1788–1860)
  • Friedrich Nietzsche (1844–1900)

Como terminou o Iluminismo?

o Iluminismo terminou com a revolução francesa de 1789, que encorporou inúmeras ideias iluministas em suas fases mais violentas. Este movimento marco um movimento decisivo para o decadência da igreja e o crescimento do sistema que não assue a influencia da religião no destinos dos homens.

Qual é a principal ideia defendida por Montesquieu?

Na obra de 1748, Montesquieu propõe a reformulação das instituições políticas através da divisão tripartite dos poderes. A divisão em poder legislativo, executivo e judiciário, de acordo com o pensador, seria a solução para conter as ações políticas econômicas e sociais das Monarquias Absolutistas.

O que defendia Hobbes?

Grande defensor do absolutismo, Hobbes defende essa forma de governo utilizando argumentos lógicos e estritamente racionais (excluindo quaisquer preceitos ou argumentos religiosos). Sua teoria baseia-se na ideia de que é necessário um Estado Soberano para controlar a todos e manter a paz civil.

Quais são as principais ideias de d'Alembert?

Acreditava, como seus contemporâneos iluministas, que o poder político deveria ser dividido, sendo intolerável o Absolutismo, que era necessário buscar desenvolver o conhecimento técnico/científico e combater os dogmas.

Qual foi a ideia defendida pelos iluministas em oposição aos privilégios da nobreza?

O fim do absolutismo monárquico era uma ideia defendida pelos iluministas em oposição aos privilégios da nobreza, pois, o pretexto da governança de um rei que se utilizava de uma determinação divina e assim vivia em bonança era prejudicial aos pobres que pagavam por toda a mordomia.

Qual o principal pilar do Iluminismo?

Os três pilares do iluminismo são: A razão - Justificando algumas ações, em especial ao momento político da época, e explicação racional sobre a natureza, a filosofia e sua história. A liberdade - Defesa em ser livre para ir e vir, além do progresso que isso traria ao indivíduo e sua consciência.

Qual foi a principal contribuição do Iluminismo para a educação?

Outra ideia emergente no período iluminista e relevante para a educação em todo o mundo, trata da defesa do Estado em providenciar um ensino público para todas as pessoas na sociedade, em consonância com os ideais dos pensadores da época.

Qual é o valor supremo do Iluminismo?

Os iluministas acreditavam na razão, o valor supremo. Só por meio da razão e de sua aplicação, isto é, do ato de pensar, a humanidade alcançara a luz, o esclarecimento. Para os iluministas, a maioria das pessoas estavam mergulhadas na ignorância, no fanatismo religioso, só a razão as esclarecia.

Artigo anterior
Quantos óvulos maduros são fertilizados na FIV?
Artigo seguinte
O que é um verbo transitivo indireto?