Como encontrar a solução de uma inequação?

Perguntado por: Soraia Érica Pinto Paiva Esteves  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.2/5 (35 avaliações)

1º) Colocar todos os termos da inequação em um mesmo lado. 2º) Substituir o sinal da desigualdade pelo da igualdade. 3º) Resolver a equação, ou seja encontrar sua raiz. 4º) Fazer o estudo do sinal da equação, identificando os valores de x que representam a solução da inequação.

Como descobrir a solução de uma inequação?

A obtenção do conjunto solução das inequações deve ser determinado de acordo com o sinal de cada função. A seguir determinaremos o estudo do sinal de algumas funções. De acordo com o sinal de desigualdade da inequação, o conjunto solução é: S = {x Є R / 2 < x < 4}.

O que é solução das inequações?

Resolver inequações é encontrar o conjunto de soluções que faz com que a desigualdade seja verdadeira. Diferentemente de uma equação do 1º grau, por exemplo, que possui somente uma solução, a inequação do 1º grau pode ter infinitas soluções. Por isso, encontramos um conjunto de soluções e não apenas uma solução.

Qual o conjunto solução do sistema de inequações?

Um sistema de inequações obedece às mesmas propriedades de um sistema de equações, sendo que o mesmo é formado por duas ou mais equações de uma variável e as expressões são desigualdades. A solução de um sistema de inequações também será dada por um intervalo real, ou seja, um conjunto solução.

Como determinar o conjunto solução?

Conjunto Solução é aquele que responde o valor exato que uma incógnita deve valer para que a igualdade seja verdadeira. Representamos este conjunto por um S= {}, sendo que o valor da incógnita fica dentro das chaves.

INEQUAÇÃO - Em apenas dois minutos

19 questões relacionadas encontradas

Como determinar o conjunto solução de uma equação de segundo grau?

Portanto, para equação do segundo grau incompleta, do tipo ax² + c = 0, o conjunto solução é: Essa fórmula encontra as raízes da equação se a e c tiverem sinais diferentes. E S = Ø, se a e c tiverem o mesmo sinal, para x ∈ R.
...
Considerem as equações abaixo:
  1. 3x² – 2x = 0.
  2. x² + x = 0.
  3. 8x² + 6x = 0.

Como determinar o conjunto solução de uma equação exponencial?

Quando as bases são iguais, pela propriedade de igualdade de potência, os expoentes são iguais. Igualando-se os expoentes, basta resolver a equação polinomial. Realizando a fatoração de 625, sabemos que 625 = 54. Desse modo, o conjunto de soluções dessa equação exponencial é S {-4, 1}.

Como resolver uma inequação produto?

Como resolver uma inequação produto

Para isso, vamos estudar os sinais de f(x) e g(x), organizá-los em uma tabela, que chamaremos de quadro de sinais, e, por meio do quadro, avaliar os intervalos em que o produto é negativo, nulo ou positivo, escolhendo por fim o intervalo que resolve a inequação.

Para que serve a inequação?

A inequação é muito utilizada para determinar o conjunto solução de uma função do primeiro grau ou até mesmo do segundo grau.

O que é inequações do 1º Grau?

Uma inequação do 1º grau é toda desigualdade que envolve expressões algébricas de modo que a incógnita esteja em primeiro grau, ou seja, elevado a 1.

O que é inequação de 2 grau?

A inequação do 2º grau é uma expressão matemática que representa desigualdades. O sinal de diferente é um dos utilizados nas inequações para demonstrar desigualdade. As inequações do 2º grau são resolvidas utilizando o fórmula de Bhaskara.

Quais são os resultados naturais da inequação 2x 18 4x 38?

4)Quais são os resultados naturais da inequação 2x – 18 > 4x – 38? Resolução Temos: 2x – 4x > – 18 + 38, assim: – 2x > – 20 (– 1) e 2x < 20. Logo x < 10 Os valores naturais menores que 10 são: 0, 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8 e 9.

Como resolver uma inequação quociente?

Como resolver uma inequação quociente

Para encontrar o conjunto de soluções de uma inequação quociente, são necessários: o estudo de sinal das funções representadas no numerador do quociente; o estudo de sinal das funções representadas no denominador do quociente.

Como resolver sistemas de equações do 1 grau?

Para resolver um sistema é necessário encontrar os valores que satisfaçam simultaneamente todas as equações. Um sistema é chamado do 1º grau, quando o maior expoente das incógnitas, que integram as equações, é igual a 1 e não existe multiplicação entre essas incógnitas.

Como resolver um sistema de equações lineares?

1º passo: isolar uma das incógnitas. 2º passo: substituir I em II. Agora que temos a equação I com o x isolado, na equação II, podemos substituir x por 5 – 2y. Agora que a equação tem só uma incógnita, é possível resolvê-la para encontrar o valor de y.

Como resolver as equações do primeiro grau?

Como resolver uma equação do primeiro grau

Para resolvermos umaa equação do primeiro grau, devemos achar o valor da incógnita (que vamos chamar de x) e, para que isso seja possível, é só isolar o valor do x na igualdade, ou seja, o x deve ficar sozinho em um dos membros da equação.

Como descobrir o conjunto verdade de uma equação?

Considere o conjunto A = {0, 1, 2, 3, 4, 5} e a equação x+2=5. Observe que o número 3 do conjunto A é denominado conjunto universo da equação e o conjunto {3} é o conjunto verdade dessa mesma equação.

Como você identifica uma equação exponencial?

Uma equação exponencial é uma expressão algébrica que possui uma igualdade e pelo menos uma incógnita em um de seus expoentes. Para ser considerada equação, uma expressão precisa ter pelo menos uma incógnita, que é um número desconhecido representado por uma letra, e uma relação de igualdade.

Como identificar uma equação do segundo grau?

A equação do 2º grau é classificada como completa quando todos os coeficientes são diferentes de 0, ou seja, a ≠ 0, b ≠ 0 e c ≠ 0. A equação do 2º grau é classificada como incompleta quando o valor dos coeficientes b ou c são iguais a 0, isto é, b = 0 ou c = 0.

Artigo anterior
Quem tem direito ao auxílio monoparental?
Artigo seguinte
É possível existir um crime qualificado por motivo fútil e torpe ao mesmo tempo?