O que é um verbo transitivo indireto?

Perguntado por: Martim Edgar de Oliveira  |  Última atualização: 1. April 2025
Pontuação: 4.2/5 (2 avaliações)

Os verbos transitivos diretos-indiretos são aqueles que são utilizados com dois objetos: um direto, outro indireto, concomitantemente. Exemplos: "No inverno, Dona Cleia dava roupa e comida aos pobres." objeto direto: roupa e comida objeto indireto: aos pobres "A empresa fornece comida aos trabalhadores da firma."

O que é o verbo transitivo direto?

O verbo transitivo direto é aquele que transita diretamente para o complemento, ou seja, o verbo está ligado de modo direto ao objeto.

O que o que é verbo transitivo direto?

O verbo transitivo direto é aquele cujo complemento (objeto direto) não é regido de preposição. O complemento do verbo transitivo direto não é regido de preposição.

Como saber se o verbo é Vtd ou VTDI?

O verbo transitivo direto liga-se diretamente ao seu objeto. O verbo transitivo indireto liga-se ao objeto por meio de preposição. O verbo transitivo direto e indireto tem dois objetos: liga-se a um deles diretamente e ao outro por meio de preposição.

Como identificar um VTI?

O objeto indireto nada mais é do que o complemento verbal do VTI, ou seja, é uma expressão que sempre se inicia por meio de preposição. Para identificar esses termos na frase, é sempre importante perguntar ao verbo. Essas perguntas questionam o verbo o quê, a quem, por quem ele está sendo realizado.

Objeto Direto e Indireto || Para Concurso Público

21 questões relacionadas encontradas

Como identificar verbo transitivo indireto exemplos?

Verbos transitivos indiretos
  1. Verbos transitivos indiretos são verbos que necessitam de um objeto indireto para completar o seu sentido, permanecendo com sentido incompleto sem esse complemento.
  2. O objeto indireto responde, principalmente, às perguntas de quê? ...
  3. Eu acredito em você! ...
  4. A empresa precisa de mim.

Quais são os verbo intransitivo?

Os principais verbos intransitivos são:
  • Verbo nascer;
  • Verbo morrer;
  • Verbo viver;
  • Verbo voltar;
  • Verbo chegar;
  • Verbo andar;
  • Verbo chorar;
  • Verbo cair;

Qual é a diferença entre verbo transitivo direto e indireto?

Como dissemos no começo do artigo, os verbos transitivos podem ser diretos ou indiretos. Os verbos transitivos diretos são aqueles em que o complemento verbal não é regido por preposição. Os verbos transitivos indiretos são aqueles em que o complemento verbal é regido por preposição.

Como identificar os verbos transitivos diretos?

Os verbos são classificados em: regulares, irregulares, defectivos, abundantes e anômalos. - Regulares: são aqueles em que o radical permanece o mesmo em toda conjugação. Exemplo: verbo cantar. - Irregulares: são os verbos cujos radicais se alteram ou cujas terminações não seguem o modelo da conjugação a que pertence.

O que é direto e indireto?

O discurso direto é a maneira de dizer de forma exata a fala de uma personagem. O discurso indireto é a reprodução da fala de uma personagem por meio do narrador. Assim, ele fala pela personagem.

Qual é o objeto direto?

O objeto direto é um complemento verbal e na maioria das vezes ele não está acompanhado por preposição. Assim como o objeto indireto, o objeto direto é um termo integrante da oração que completa o sentido dos verbos transitivos, o qual sozinho não consegue transmitir uma mensagem com sentido completo.

Precisa é um verbo transitivo indireto?

O verbo precisar, quando significa 'ter necessidade de alguma coisa', é transitivo indirecto e rege um complemento oblíquo introduzido pela preposição de. Este complemento pode ser um grupo nominal (ex.: eu preciso de mais trabalho) ou um verbo no infinitivo (ex.: eu preciso de trabalhar mais).

E é um verbo de ligação?

Verbo de ligação é o verbo que expressa um estado permanente, transitório ou aparente. Ele também pode apontar uma mudança ou continuação de estado. O termo que indica o estado ou a qualidade do sujeito é chamado de predicativo do sujeito.

Faz é um verbo transitivo direto ou indireto?

O verbo fazer, quanto à predicação, é transitivo direto. O elemento que parece ser sujeito, na verdade é objeto direto. Em locução verbal, cujo verbo principal seja fazer, indicando tempo decorrido ou fenômento da natureza, o verbo auxiliar também ficará na terceira pessoa do singular.

Sou é um verbo intransitivo?

Os verbos ser e estar são sempre intransitivos. Para compreendermos esta intrasitividade, é preciso termos a noção do que é isso de verbo transitivo e de verbo intransitivo. Suponhamos a seguinte frase: O João deu o bolo à Maria.

Qual frase apresenta um verbo transitivo indireto?

Diferentemente dos transitivos diretos, os transitivos indiretos exigem preposição. Esse complemento recebe o nome de objeto indireto. Exemplo: Acredito na sua boa vontade.

O que é o objeto indireto?

O objeto indireto é um termo da oração que complementa verbos transitivos indiretos, necessitando de uma preposição para se ligar ao verbo. Ele fornece informações adicionais essenciais para a compreensão plena do verbo.

Artigo anterior
Quais foram as principais ideias defendidas pelos iluministas?
Artigo seguinte
Por que Jesus não foi aceito em Nazaré?