Qual CST PIS e COFINS para nota de devolução?

Perguntado por: Teresa Luísa Assunção  |  Última atualização: 23. Mai 2025
Pontuação: 4.5/5 (14 avaliações)

Sendo assim, o mais indicado para esta operação é o CST 99 (Outras operações).

Como fica o PIS e COFINS na nota de devolução?

Como se pode notar, a alíquota de PIS/COFINS na nota de devolução é zero, no entanto é necessário estornar os créditos obtidos na nota de entrada (Nota de compra), visto que o produto foi recebido parcialmente.

Qual o CST para nota de devolução?

Ao emitir uma nota de devolução, você deverá utilizar o mesmo código de CST da nota fiscal de origem: “070”. Além disso, use a alíquota de 12% de ICMS.

Qual CST usar para PIS e COFINS?

CST 03 – Operação tributável com alíquota por unidade de medida de produto. Neste grupo, estão aqueles produtos que são sujeitos à tributação monofásica, encontram-se aqueles que requerem o recolhimento do PIS e da COFINS por unidade de medida.

Qual o CST para 6202?

Natureza de operação: Devolução de mercadoria CFOP: 5202 (interna) / 6202 (interestadual) CST: 000 (ICMS Tributado Integralmente) Dados Adicionais: Devolução total/parcial (conforme o caso) das mercadorias adquiridas no dia 01/11/2016 do fornecedor XYZ Ltda.

NF-e de Devolução GRÁTIS | Como Emitir Nota Fiscal de Devolução e outras remessas | Com o Easygestor

29 questões relacionadas encontradas

Quais são os 4 tipos de devolução?

  • Introdução. Os arts. ...
  • Devolução Efetuada por não Contribuinte. ...
  • Devolução Efetuada por Contribuinte. ...
  • Retorno de Mercadoria não Entregue ao Destinatário.

Qual o CST para 5202?

Caso seja para comercialização CFOP: 5.202 como informado acima e CST 101.

Quando usar o CST 53 PIS e COFINS?

A CST 53 significa: Operação com direito a crédito - Vinculada a receitas tributadas e não tributadas no mercado interno. Ou seja, para o uso desta CST a matriz de crédito necessita que exista receitas (notas de saída) tributadas ou não tributadas no mercado interno.

Quando usar o CST 51 PIS e COFINS?

51 Operação com Direito a Crédito – Vinculada Exclusivamente a Receita Não Tributada no Mercado Interno. 52 Operação com Direito a Crédito - Vinculada Exclusivamente a Receita de Exportação. 53 Operação com Direito a Crédito - Vinculada a Receitas Tributadas e Não-Tributadas no Mercado Interno.

O que significa CST 090 na nota fiscal?

CST 090 – Nacional com tributação “outras” de ICMS, entenda o que significa. O CST 090 é um código utilizado no âmbito do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) para identificar operações com origem nacional e cuja tributação se classifica como “outras”.

Qual o CFOP de devolução para 6202?

Classificam-se neste código as devoluções de mercadorias adquiridas para serem comercializadas, cujas entradas tenham sido classificadas como “Compra para comercialização”.

Como fazer a nota de devolução?

Como fazer nota de devolução emitida pelo destinatário? No momento da devolução, o destinatário deve preencher o campo “finalidade” com a indicação da NF de devolução. Também é necessário registrar informações como data, número e série da nota fiscal original da compra e o motivo da devolução.

Quando utilizar o CST 99 de PIS e COFINS?

Empresa optantes do simples nacional sempre utilizarão a “CST 99 – Outras Saídas” independente da operação ser de entrada (Compras) ou Saída (Vendas); AS CST´s de 60 a 67 não estão vinculadas ao regime da empresa Lucro Presumido ou real. Geralmente a CST de PIS e COFINS são iguais.

O que é CST 020 na nota fiscal?

20 - Com redução da base de cálculo: Esse código é utilizado quando possui redução do valor da base de cálculo do ICMS na operação, ou seja, quando a tributação não ocorre sobre a base de cálculo integral.

O que é o CST 000?

Exemplo CST 000

CST 000 quer dizer, Tributada Integralmente. Para calcular este ICMS é simples, basta multiplicar a base de cálculo pelo alíquota estabelecida.

Quando usar o CST 50 PIS e COFINS?

O CST 50 classifica a entrada de mercadoria nas empresas que aufiram receita vinculada (à este produto) exclusivamente tributada no mercado interno. Isso quer dizer que esta empresa não irá exportar este item e que estas mesmas mercadorias serão tributadas no mercado interno.

Quando usar o CST 52?

52=Saída isenta. 53=Saída não-tributada.

O que é o CST 53?

53 - Tributação Monofásica sobre Combustíveis com recolhimento diferido; 61 - Tributação Monofásica sobre Combustíveis cobrada anteriormente.

O que é o CST 50?

O CST 50 é utilizado quando a operação é suspensa quanto à incidência do ICMS. Isso significa que o imposto é postergado e não é exigido imediatamente na operação, sendo necessário o cumprimento de condições específicas para a efetivação do recolhimento do ICMS.

Qual o código de devolução?

O código CFOP de devolução mais utilizado é o CFOP 5202 – Devolução de compra para comercialização. Classificam-se neste código as devoluções de mercadorias adquiridas para serem comercializadas, cujas entradas tenham sido classificadas como “Compra para comercialização”.

Qual o CFOP para devolução de mercadoria?

1. Emitir documento fiscal de devolução (CFOP 5.410), referenciando o documento fiscal de recebimento e adotando o mesmo tratamento tributário daquele bem/mercadoria inicialmente entregue.

O que é código de devolução?

A etiqueta de devolução é o código de devolução que permite realizar a postagem do seu produto nos Correios, devolvendo-o ao vendedor. Para obter uma etiqueta é importante que seu pedido de devolução já tenha sido feito, se não o tiver feito ainda, clique aqui.

Artigo anterior
Quanto tempo depois do parto posso colocar o diu?
Artigo seguinte
Como se dá a formação de gêmeos?