O que é disjuntor Termomagnético quais suas funções?

Perguntado por: Carolina Gaspar de Moreira  |  Última atualização: 30. Januar 2022
Pontuação: 5/5 (27 avaliações)

O disjuntor termomagnético é um dispositivo responsável por monitorar e controlar a corrente elétrica, interrompendo o fluxo de energia sempre que identificar um pico que ultrapasse o considerado adequado.

Qual é a função de um disjuntor?

O disjuntor atua em função dos níveis da corrente elétrica que atravessa o sistema: quando ocorre alguma sobrecarga, o aparelho desarma e interrompe o funcionamento de toda a rede, impedindo danos ao próprio circuito e aos eletrônicos nele conectados.

Qual a função do disjuntor termomagnético num circuito de potência?

O disjuntor termomagnético é um dispositivo de proteção que tem como principal função desarmar e seccionar circuitos, caso perceba uma corrente elétrica acima do seu valor nominal ou uma corrente de curto circuito.

Qual o disjuntor de proteção utilizado?

O quarto tipo de disjuntor é o disjuntor motor e como o próprio nome já diz, este é o disjuntor usado para a proteção de motores elétricos.

O que são os disjuntores explique a importância desses componentes?

O disjuntor tem como principal função interromper o circuito sempre que houver sobrecarga ou curto circuito, ou seja, ele desenvolve a mesma função dos fusíveis e a única diferença é sua reutilização. O disjuntor é feito por um interruptor simples, conectado a uma lâmina bimetálica ou a um eletroímã.

Disjuntor termomagnético - Veja o funcionamento por dentro!

44 questões relacionadas encontradas

O que significa C32 no disjuntor?

C32 A no disjuntor quer realmente dizer que ele desarma em 32 ampéres. C significa que ele possui a mais rápida resposta à essa corrente máxima. 3000 A ou3 KA quer dizer que ele suporta um pico de 3000 ampéres por milésimos de segundo sem ser destruído. O DR de 63A suporta sim o chuveiro.

O que é um dispositivo de proteção?

É um aparelho projetado para desarmar o circuito em que está instalado ao detectar calor atípico indicando corrente excedente. Dessa forma ele evita as sobrecargas e curtos-circuitos em uma instalação elétrica.

Quando usar os dispositivos de proteção?

Para garantir uma instalação elétrica segura e dentro das diretrizes da NBR5410, é necessária a utilização de dispositivos de segurança para a proteção dos circuitos da residência, tanto contra choques quanto sobreaquecimento ou surtos de corrente ou tensão.

Quais são os disjuntores mais utilizados?

Os disjuntores mais utilizados são os Mini disjuntores DIN e disjuntor NEMA, pois eles possuem mais resistência ao calor e tem a capacidade de interrupção de curto-circuito.

O que é um disjuntor de baixa tensão?

Disjuntores de Baixa Tensão: São os disjuntores facilmente encontrados nas residências e nas pequenas instalações. Suas três tipologias são: os Disjuntores Térmicos, os Disjuntores Magnéticos e os Disjuntores Termomagnéticos.

Quais os três principais tipos de disjuntores que podem ser utilizados no sistema elétrico de potência?

Disjuntores monopolar, bipolar e tripolar.

Artigo anterior
Qual as doenças que dá direito a aposentadoria?
Artigo seguinte
Quais os primeiros sinais de AVC?