É necessário termo de referência para dispensa de licitação?
Perguntado por: Nelson Martinho Alves de Leal | Última atualização: 23. März 2022Pontuação: 4.1/5 (67 avaliações)
13.979/2020 o termo de referência/projeto básico deverá conter a descrição resumida da solução apresentada e os requisitos da contratação. Excluir os itens que não se aplicam. 5.1. Trata-se de bem comum a ser contratado diretamente, por dispensa de licitação, com fulcro no art.
Como formalizar uma dispensa de licitação?
- Identificação da demanda.
- Definição do objeto e especificação técnica.
- Pesquisa de mercado e de preço.
- Estudo técnico preliminar.
- Termo de referência.
- Contratação direta via dispensa de licitação - etapas.
Quem tem que fazer o Termo de Referência?
A legislação estabelece que o responsável pela elaboração do Termo de Referência é a área requisitante (Decreto nº 5.450/05, art. 9º, inciso I).
Quando devo usar Termo de Referência ou Projeto Básico?
Em outras palavras, o Projeto Básico é utilizado apenas para contratação de obras e serviços de engenharia, enquanto o Termo de Referência é usado na contratação de bens e serviços comuns.
Como elaborar um Termo de Referência para dispensa de licitação?
- 1 – Especificação do objeto. A especificação do objeto é um dos elementos mais sensíveis do TR. ...
- 2 – Fundamentação adequada do pedido. ...
- 3 – Prospecção de consumo. ...
- 4 – Especificação de objetivo divisível. ...
- 5 – Definição do valor estimado da contratação.
Termo de Referência | Curso Completo de Compras e Serviços para Administração Pública | Módulo 4
Como elaborar Termo de Referência e Projeto Básico?
Antes de se pensar na elaboração de um projeto básico/termo de referência é preciso definir, primeiramente, aquilo que se deseja comprar ou contratar, isto é, o objeto da licitação. Entretanto, antes mesmo da definição do objeto, faz-se imprescindível, primeiramente, a identificação da necessidade do demandante.
Quem assina o termo de dispensa de licitação?
Em regra, o Secretário de Licitações, Contratos e Patrimônio, por subdelegação de competência, é responsável por autorizar as dispensas em razão do valor (incisos I e II do art. 24 da Lei n.º 8.666/93).
Para que serve um Projeto Básico?
O projeto básico é um instrumento que permite à Administração saber o que comprar/contratar, quando, estimar o custo, a viabilidade e disponibilidade do mercado em fornecer.
Qual é a importância do Termo de Referência?
O termo de referência contempla as principais informações para construção do edital. Assim, para o correto processamento das licitações é fundamental que tenhamos o termo de referência bem produzido. Um termo de referência mal elaborado pode levar a contratações direcionadas ou que não atendem a necessidade do órgão.
Qual a diferença entre edital e Termo de Referência?
O Edital da licitação tem por escopo o regramento do procedimento licitatório (daí também ser chamado de “lei interna da licitação”) e, nesse desiderato, o Projeto Básico (nas modalidades da LLC, exceto concurso) e o Termo de Referência (no Pregão) fornecem informações acerca do objeto da licitação, essenciais para a ...
Quem deve fazer o edital de licitação?
Quem é responsável por elaborar o edital de licitação? A Lei nº 8.666/1993, em seu art. 40, §1º, afirma que a autoridade competente deverá assinar o edital, ato, que por si só, implica responsabilização deste pelas cláusulas nele incluídas, ainda que esta não o tenha redigido.
Quem é o responsável pela licitação?
Consideram-se responsáveis pela licitação os agentes públicos designados pela autoridade competente, mediante ato próprio, para integrar a comissão de licitação, ser pregoeiro ou para realizar licitação na modalidade carta-convite.
Quem é a autoridade competente na licitação?
A autoridade competente é a responsável pela licitação púbica e pela celebração do futuro contrato, conduzindo diretamente a fase interna, decidindo os pedidos de impugnação ao edital, os recursos contra atos da comissão de licitação ou do pregoeiro, bem como sobre a homologação final do processo.
Quando publicar dispensa de licitação?
- Dispensas do art. 24, superior ao inciso II, quando o valor for superior a R$ 50.000,00 para 10% ou a 100.000,00 para 20% (10% e 20% é o enquadramento da UASG)
- Inexibilidades do art. 25 quando o valor for superior a 17.600,00 para 10% e 35.200,00 para 20%
Pode fazer aditivo de dispensa de licitação?
No mesmo sentido, quanto à prorrogação dos contratos firmados diretamente com base no mesmo dispositivo, registrou o relator, amparado em jurisprudência do TCU, que “é possível, em casos excepcionais, firmar termo aditivo para prorrogar contrato oriundo da dispensa de licitação prevista no art.
O que é contrato de referência?
Um Termo de Referência (ou Termos de Referência) é um documento no qual uma instituição contratante estabelece os termos pelos quais um serviço deve ser prestado ou um produto deve ser entregue por potenciais contratados. ... Quando o contrato é celebrado, os termos de referência se tornam parte integrante do contrato.
Qual a importância do Projeto Básico para implementação?
É certo que o projeto básico é o substrato de uma obra pública. ... A partir de um projeto básico preciso e detalhado evitam-se falhas tanto no procedimento licitatório quanto na própria execução da obra pública, permitindo à Administração Pública a consecução da economicidade (eficiência, eficácia e efetividade).
O que muda com a nova lei de licitação?
Na Nova Lei as modalidades Tomada de Preços e Carta Convite não existem mais. Continuam apenas a concorrência e o pregão. ... A Nova Lei de Licitações traz em seu artigo 28 as modalidades Pregão, Concorrência, Concurso, Leilão e ainda, prevê a nova modalidade Diálogo Competitivo.
O que significa Projeto Básico?
O projeto básico é instrumento que contém todos os elementos necessários e suficientes, com nível de precisão adequado, para caracterizar a obra ou serviço, ou complexo de obras ou serviços objeto da licitação, elaborado com base nas indicações dos estudos técnicos preliminares, que assegurem a viabilidade técnica e o ...
O que compoe Projeto Básico?
Projeto Básico é o conjunto de desenhos, memoriais descritivos, especificações técnicas, orçamento, cronograma e demais elementos técnicos necessários e suficientes à precisa caracterização da obra a ser executado, atendendo às Normas Técnicas e à legislação vigente, elaborado com base em estudos anteriores que ...
Quem faz Projeto Básico?
Via de regra, os projetos básico e executivo podem ser executados pelo próprio órgão público que está promovendo a licitação, através do seu corpo técnico, no entanto, para obras e serviços mais complexos e de valores mais elevados, é imprescindível a realização de uma licitação prévia apenas para a contratação de uma ...
Quem é responsável pela elaboração do Termo de Referência ou Projeto Básico?
A elaboração do Termo de Referência ou Projeto Básico é de competência multissetorial, tendo em vista que este instrumento deve ser elaborado por profissionais que possuem a expertise suficiente para desenhar o objeto da licitação.
Como funciona a lei de dispensa de licitação?
É dispensável a licitação: I – para contratação que envolva valores inferiores a R$ 100.000,00 (cem mil reais), no caso de obras e serviços de engenharia ou de serviços de manutenção de veículos automotores; ... Além disso, acrescentamos o serviço de manutenção de veículos à possibilidade de dispensa.
O que é termo de dispensa de licitação?
Dispensa de licitação é a possibilidade de celebração direta de contrato entre a Administração e o particular, nos casos estabelecidos no art. 24, da Lei 8.666/93. Inexigibilidade, no sentido literal do termo, é aquilo que deixa de ser exigível; não é obrigatório ou compulsório.
O que é Projeto Básico de licitação?
O termo de referência ou o projeto básico é o documento, elaborado a partir dos estudos técnicos preliminares, deve conter os elementos necessários e suficientes, com nível de precisão adequado, para caracterizar o objeto da licitação (1).
O que fazer para recuperar o amor de uma pessoa?
Como endurecer ferro comum?