O que e verbo infinitivo?

Perguntado por: César Márcio Carneiro  |  Última atualização: 19. Dezember 2021
Pontuação: 4.9/5 (70 avaliações)

Na gramática, infinitivo é uma das três formas nominais do verbo, sendo aquela com a qual verbo se apresenta naturalmente, sem qualquer conjugação. Corresponde ao lema do verbo, encabeçando sua entrada em dicionários e enciclopédias.

O que é verbo infinitivo exemplos?

1) infinitivo – é o verbo em seu estado natural, terminando em ar, er ou ir (e or, no caso do verbo pôr). 2) infinitivo pessoal – é aquele que, como o próprio nome diz, se refere às pessoas do discurso. Exemplos: para eu amar, para tu amares, para ele amar, para nós amarmos, para vós amardes, para eles amarem.

Quando é que o verbo está no infinitivo?

O modo infinitivo é um modo impessoal. O modo impessoal, como o próprio nome diz, não carrega nenhuma marca de pessoa; ele não se conjuga. ... - Depois de uma preposição, o verbo está sempre no infinitivo presente ou passado; - Quando dois verbos se seguem, o segundo está sempre no infinitivo.

Quando usar infinitivo?

O infinitivo impessoal é usado, principalmente, em locuções verbais e com alguns verbos que não formam locução verbal (ver, sentir, mandar,…). É usado também quando o verbo é regido por uma preposição, quando não há um sujeito definido e com sentido imperativo.

Como conjugar o verbo ser?

Conjugação do verbo: ser
  1. Presente. eu. sou. tu. és. ele/ ela/ você ...
  2. Pretérito Imperfeito. eu. era. tu. eras. ele/ ela/ você ...
  3. Futuro. eu. serei. tu. serás. ele/ ela/ você ...
  4. Presente. que eu. seja. que tu. sejas. que ele/ ela/ você ...
  5. Futuro. se eu. for. se tu. fores. se ele/ ela/ você ...
  6. Pessoal. eu. ser. tu. seres. ...
  7. eu. seria. tu. serias. ele/ ela/ você

Verbo no Infinitivo | 5° Ano |Fernanda

44 questões relacionadas encontradas

Quais são os verbos?

Existem verbos regulares, irregulares, anômalos, defectivos, impessoais, unipessoais, abundantes, de ligação, auxiliares, pronominais, reflexivos, transitivos e intransitivos.
...
Exemplos de verbos regulares
  • Verbo estudar;
  • Verbo cantar;
  • Verbo amar;
  • Verbo achar;
  • Verbo aprender;
  • Verbo correr;
  • Verbo viver;
  • Verbo partir;

O que é infinitivo impessoal exemplo?

O infinitivo impessoal, por sua vez, não se refere a nenhuma pessoa (sujeito); ele é genérico ou vago. Exemplo: Amar é viver!

Quando o sujeito é um verbo no infinitivo?

Nas orações formadas por verbos no infinitivo, o sujeito é sempre um nome, em geral um substantivo, que pode ser substituído por um pronome. Se essa oração com verbo no infinitivo não for uma oração reduzida do infinitivo, o pronome empregado deve ser obrigatoriamente um pronome reto (eu, tu, ele e etc.).

O que é gerundismo e exemplos?

O gerundismo dá a ideia de um futuro em andamento, uma ação duradoura que não será finalizada nunca; já o gerúndio usado na forma adequada, dá ideia de uma ação em andamento. Exemplos de Gerundismo: Eu vou estar anotando. Vou estar providenciando os documentos.

SÃO é um verbo?

O verbo ser é um verbo extremamente irregular que, quando conjugado, apresenta alterações tanto no seu radical como nas suas terminações.

Estou é verbo?

Estou vem do verbo estar.

O que são os verbos flexionados?

Os verbos podem ser flexionados nos modos indicativo, subjuntivo e imperativo, dependendo da atitude que se expressa no enunciado. ... Percebemos que a ação expressa pelo verbo traz a certeza de que o fato ocorreu e, por isso, o verbo está flexionado no modo indicativo.

Quais são os tipos de formas verbais?

Rigorosamente, são três os modos verbais: INDICATIVO, SUBJUNTIVO e IMPERATIVO. Porém, alguns gramáticos incluem, também como modos verbais, o PARTICÍPIO, o GERÚNDIO e o INFINITIVO. Alguns autores, no entanto, as denominam FORMAS NOMINAIS DO VERBO.

O que é forma nominal do infinitivo?

O infinitivo, assim como o particípio e o gerúndio, é uma forma nominal do verbo. Pode ser classificado como infinitivo pessoal e infinitivo impessoal. ... Pois é, quando o verbo apresenta-se dessa maneira, dizemos que essas são suas formas nominais.

O que é verbo flexionado ou infinitivo?

O infinitivo é forma nominal do verbo e pode apresentar-se flexionado e não flexionado. O estudo do infinitivo na Língua Portuguesa é bastante complexo, já que, em alguns casos, ele deve ser flexionado, em outros, ele pode ser flexionado, e em outros ainda ele não se flexiona.

Quais são os tipos de sujeito?

Tipos de sujeito
  • Simples.
  • Composto.
  • Oculto.
  • Indeterminado.
  • Inexistente.

Qual o tipo de sujeito na frase?

As frases podem apresentar sujeito indeterminado, sujeito inexistente ou sujeito determinado. Esse último subdivide-se, ainda, em três tipos: sujeito simples, sujeito composto e sujeito oculto.

Como diferenciar o infinitivo pessoal do impessoal?

A diferença entre o infinitivo pessoal e o impessoal é bastante fácil. Diz-se que determinado verbo está na forma do infinitivo impessoal quando, na oração, o verbo no infinitivo não faz referência a nenhum sujeito (ou seja, a nenhuma pessoa, daí o nome “impessoal”).

O que é modo subjuntivo exemplos?

O modo subjuntivo é aquele que apresenta o fato, a ação, mas de maneira incerta, imprecisa, duvidosa ou eventual. Este é o modo verbal exigido nas orações que dependem de outros verbos. Exemplos: Talvez ele chegue mais tarde.

Quais são os verbos existentes?

Lista de Verbos (5000 verbos em Português) - Conjugação de Verbos.

Quais são os verbos mais usados?

Lista com os 150 verbos regulares mais usados na língua portuguesa.
  • amar.
  • comer.
  • partir.
  • falar.
  • estudar.
  • cantar.
  • correr.
  • vender.

O que é o verbo na gramática?

Na gramática tradicional, o verbo é uma palavra de forma variável, ou seja, sujeita a flexão, que exprime uma ação, um processo ou um estado dentro um certo enquadramento temporal.

Artigo anterior
O que é bullying virtual?
Artigo seguinte
Quanto tempo demora para o cabelo crescer até a cintura?