O que é o objeto a Lacan?

Perguntado por: Mauro Telmo de Amorim  |  Última atualização: 17. März 2022
Pontuação: 4.8/5 (70 avaliações)

Na medida em que ele é sobra, Lacan o reconhece estruturalmente como objeto perdido. O objeto a “é o que lidamos no desejo e por outro lado na angústia” (Ibid., p. 179). Em outras palavras, essa imagem constitui para o homem a imagem de seu desejo, isto porque é do lado do Outro que colocamos o que nos falta.

O que significa objeto na psicanálise?

Na psicanálise, um objeto é uma representação mental de um objeto externo. Assim, não se fala em investimento de energia psíquica ou catexia em relação a objetos externos, mas sim em relação a suas representações na mente do indivíduo.

O que é objeto de desejo?

Objeto do desejo refere-se a tudo aquilo que vem satisfazer a um impulso, muitas vezes inconsciente. Aqui, o objeto pode ser uma pessoa ou parte dessa pessoa (como o seio da mãe para o bebê), pode ser uma entidade ou um ideal. Ainda os objetos podem ser reais ou imaginados.

Qual a função do objeto a na estruturação do sujeito?

Na separação, o sujeito irrompe na cadeia significante, e se destaca o objeto a. Essa operação de separação permite que o sujeito encontre um espaço entre os significantes onde irá se constituir seu desejo, no que seu desejo é desconhecido; o sujeito retorna então ao ponto inicial, que é o de sua falta como tal.

O que é objeto pequeno?

No teoria psicanalítica de Jacques Lacan, objet petit a (objeto a ou objeto pequeno a) representa o objeto de desejo inatingível . Às vezes é chamado o objeto causa do desejo. Lacan sempre insistiu que o termo deve permanecer não traduzido “adquirindo assim o status de um sinal algébrico” ( Escritos ).

Lacan: A metáfora do amor

21 questões relacionadas encontradas

Qual o objeto mais pequeno?

A menor coisa do mundo é uma partícula chamada quark.

O que é objeto para Winnicott?

Em Winnicott o conceito de objeto ou fenômeno transicional recebe três usos diferentes: um processo evolutivo, como etapa do desenvolvimento; vinculada às angústias de separação e às defesas contra elas; representando um espaço dentro da mente do indivíduo.

O que é um objeto para Freud?

Considerando a teoria pulsional, Freud afirma que constitui-se como objeto da pulsão todo objeto no qual ou através do qual a pulsão consegue atingir seu alvo. O objeto não é fixo, nem previamente determinado, é o que há de mais contingente no conjunto de elementos e processos presentes nos atos pulsionais.

O que é o sujeito para Freud?

O sujeito, para a psicanálise, é aquele que se constitui na relação com o Outro através da linguagem. É em referência a essa ordem simbólica que se pode falar em sujeito e subjetividade a partir de Freud, e, em especial, após a produção teórica de Lacan.

Como é estruturado o psiquismo do sujeito?

Para o autor, a personalidade é resultante da dinâmica dessas três instâncias psíquicas. Compõem-se, assim, as grandes teses que organizam e constituem o sujeito: a noção de inconsciente; a sexualidade como organizadora da vida psíquica, ou seja, a constituição de um corpo pulsional; e uma estrutura de linguagem.

Como se tornar um objeto de desejo?

COMO TRANSFORMAR SUA MARCA EM OBJETO DE DESEJO: 20 PASSOS
  1. VALOR. Descubra com qual valor você quer que sua marca seja associada. ...
  2. TRADIÇÃO + PERTENCIMENTO. ...
  3. REPOST DE CLIENTES. ...
  4. ENVIAR MENSAGENS SEM FINALIDADE DE VENDA. ...
  5. RESPONDA COMENTÁRIOS EM REDES SOCIAIS. ...
  6. ESCUTE SEU CLIENTE E SUAS NECESSIDADES.

O que é uma relação objetal?

Em termos psicanalíticos, as relações objetais referem-se às relações emocionais entre sujeito e objeto amado que, através de um processo de identificação comum, contribuem para o desenvolvimento do ego.

O que é amor objetal?

O amor objetal anaclítico é característico do masculino, exibindo acentuada valorização sexual que se origina do narcisismo primário, correspondendo a uma transferência desse narcisismo para o objeto sexual.

Qual a influência do objeto no desenvolvimento psíquico do sujeito?

Nas identificações, a ênfase recairia muito mais sobre a relação entre um sujeito e os objetos, do que nos termos em si, de forma isolada. Assim, o sujeito criaria seu objeto, da mesma forma que o objeto criaria o sujeito através de sucessivas relações.

O que é a concepção de sujeito?

A essa concepção de sujeito do conhecimento associamos o conceito de sujeito proposto pelo método cartesiano, pois o sujeito é um ser pensante, ser do conhecimento, da razão, da verdade.

O que é o sujeito na psicologia?

Assim, que fique bem claro: sujeito histórico ou psicológico é pessoa, gente como eu e você, que sofre diversas influências, mas que tem algo que faz de mim e de você, se não outra coisa, apenas eu e você genuinamente.

Qual é a concepção de sujeito?

Tem lugar, então, a concepção de sujeito pelo viés do simbólico, marcado de maneira inevitável pela linguagem, alienado no significante. A castração instaura o sujeito barrado, dividido, da linguagem, do inconsciente, do desejo.

O que é objeto primário?

O objeto primário executa duas funções principais: a) função de cobertura das necessidades do bebê que permite o início de uma existência subjetiva, a partir da experiência princeps do encontra- do-criado, fonte primária de criatividade e transformação elaborativa das excitações pulsionais; b) função de facilitação da ...

O que é objeto libidinal?

Na psicanálise de Freud, é o objeto libidinal (foco da pulsão sexual), havendo também o objetivo de autopreservação e, mas tarde surgindo o objetivo da pulsão agressiva.

O que é o ego na psicanálise?

Ego é a consciência, o “eu de cada um”, ou seja, o que caracteriza a personalidade de cada indivíduo. O conceito de ego é bastante utilizado em estudos relacionados à psicanálise e à filosofia. De acordo com a teoria psicanalítica, o ego faz parte da tríade do modelo psíquico, formado pelo ego, pelo superego e pelo id.

O que é objeto de transição?

Objetos de transição são objetos como fraldinhas, bichinhos, cobertinhas, chupetas, etc. Também podem ser parte do próprio corpo, como o dedo, nariz, cabelo, e ainda parte do corpo de outra pessoa que participem do cuidado do bebê, como a babá, mãe e pai. Isso acontece, pois dá a sensação de aconchego para a criança.

O que é objeto percebido?

Objeto percebido: se permite ser o que o sujeito pretende que ele seja. O sujeito percebe a realidade por aqueles aspectos que para ele são importantes. Tomemos como exemplo de objeto, uma bola. ... E todo objeto se permite essas percepções que autorizam o sujeito a dizer do ser o que ele percebe.

Qual a função do objeto transicional?

O objeto transicional é um mediador entre mãe e filho, eu e não-eu, mundo interno e mundo externo. A mãe suficientemente boa permitirá esse objeto e através dele a criança passará de um estado de ilusão para um estado de desilusão, do relacionar-se com o objeto para o uso do objeto.

Qual a menor coisa do espaço?

Entre as partículas que têm alguma massa, a menor é o neutrino. "Ele pode ter 4 x 10-33 grama,".

Artigo anterior
O que é a lei 8080 90 e 8142 90?
Artigo seguinte
Como implantar o PGR?