Quanto tempo depois do parto posso colocar o diu?

Perguntado por: Flávio Nuno Lopes Nunes Borges  |  Última atualização: 23. Mai 2025
Pontuação: 4.7/5 (35 avaliações)

O procedimento de colocação do dispositivo pós-parto é simples e rápido, devendo ser realizado 10 minutos após a saída da placenta ou até 48 horas após o parto. Após esse prazo, é preciso aguardar pelo menos quatro semanas.

Quem está amamentando pode colocar DIU?

pode ser realizado logo após a saída da placenta ou em até 48h após o parto. Por isso, a gestante deve conversar com o seu médico ainda no pré-natal sobre a possibilidade de colocar o DIU. Essa técnica não interfere no desenvolvimento do bebê nem na lactação, oferecendo benefícios como a alta eficácia e longa duração.

Pode colocar o DIU durante a cesárea?

Na cesariana uma mulher que está com o útero aberto, antes de o profissional suturar o útero, o profissional coloca o DIU com as mãos no fundo uterino. Neste caso, não precisa preocupar em enfiar os fios pelo canal cervical, apenas colocar e posicionar os fios dentro da cavidade uterina e fazer a sutura uterina.

Quanto tempo depois de colocar o DIU pode ter relação?

Relações sexuais devem ser evitadas nas primeiras 24 horas após a inserção do DIU. Uma visita ao ginecologista e uma ultrassonografia devem ser realizadas entre 4 a 12 semanas após a inserção do DIU. Visitas a cada 6 meses ao ginecologista devem ser feitas para avaliar o DIU.

Qual o valor para colocar o DIU?

O preço para colocar o DIU depende do tipo de DIU (Mirena, Cobre ou Prata) e do valor médico para a realização do procedimento. O valor do DIU de cobre e DIU de prata variam de acordo com o tempo de duração e modelo, indo de R$ 150 a 450 reais. O preço do DIU Mirena e do DIU Kyleena varia de R$ 900 a 1200 reais.

DIU NA HORA DO PARTO

42 questões relacionadas encontradas

Qual é o DIU mais indicado pelos ginecologistas?

O DIU de Cobre é mais indicado para mulheres que apresentam um ciclo menstrual regular com pouca ou nenhuma cólica e que tenham uma duração e intervalo regular desse ciclo sem ter um fluxo menstrual muito intenso, pois os principais efeitos colaterais são aumento do fluxo menstrual e cólicas intensas, que normalmente ...

Qual o DIU que o SUS oferece?

“O DIU de cobre é fornecido pelo SUS às pacientes, porém falta treinamento aos médicos neste procedimento e poucas unidades disponibilizam o método”, expõe. O Ambulatório de Planejamento Familiar do Caism acaba de dar um reforço no treinamento aos médicos residentes para colocarem os DIUs, o que é feito regularmente.

É possível o homem sentir o DIU?

O homem pode sentir as hastes durante a penetração? Não é comum que o parceiro se queixe da presença do DIU, mas pode acontecer. É possível que ele sinta o fio do dispositivo no fundo da vagina durante a relação sexual. E sim, é o fio, e não a haste, pois essa fica posicionada dentro da cavidade uterina.

É normal o DIU machucar o homem?

Mito. O DIU tem um fio muito fino para facilitar sua retirada quando chegar o momento, mas ele não atrapalha a relação sexual nem causa prejuízos ao prazer da mulher ou do homem. Caso um dos parceiros sinta qualquer incômodo, é necessário procurar o seu médico para a troca do DIU.

É possível o DIU sair do lugar durante a relação?

O DIU não sai do lugar na relação, independente da posição. O risco de falha do DIU hormonal é de 2 gravidezes a cada 1000 mulheres por ano (risco de 0,2%). Você tem 90% de chance de ter uma boa adaptação ao DIU e de apresentar um padrão menstrual favorável.

Porque para colocar o DIU tem que estar menstruada?

A mulher deve preferencialmente estar menstruada quando da colocação do DIU, pois o orifício do colo do útero fica mais aberto durante a menstruação, o que facilita o acesso ao interior do órgão.

Quando o corpo não aceita o DIU?

Além disso, por se tratar de um objeto diferente em nosso corpo, o organismo pode rejeitar o aparelho. Quando isso ocorre, o corpo passa a tentar expulsar o dispositivo e ele sai do lugar ou pode ser até mesmo eliminado pela vagina.

Quais as chances do DIU perfurar o útero?

Segundo a literatura há duas formas de perfuração uterina após colocação de DIU: aquela durante a inserção, que é a mais comum, com incidência de 1 a cada mil casos; e a tardia, com migração do DIU através da parede uterina tempos após a colocação, ocorrendo 1 caso a cada 350 a 2.500 inserções (COELHO, 2003).

É possível sentir o DIU com o dedo?

"A mulher vai sentir o fio com a ponta do dedo indicador", diz Martins. "Acaba sendo um jeito de se conhecer." Contudo, não conseguir sentir o fio do DIU não significa necessariamente que exista um problema ou que o dispositivo tenha saído do lugar. Em casos de dúvida, a mulher deve procurar um ginecologista.

Quais os problemas que o DIU pode causar?

Possíveis problemas. Sangramento e dor são as principais razões pelas quais as mulheres decidem remover o DIU, representando mais da metade das remoções realizadas antes do tempo de troca. O DIU de cobre aumenta a quantidade de sangramento menstrual e pode causar cólicas. AINEs normalmente podem aliviar as cólicas.

Quando coloca o DIU dói?

A dor é uma experiência subjetiva e varia de pessoa para pessoa. Algumas mulheres podem sentir apenas um desconforto leve, enquanto outras podem experimentar uma dor mais intensa durante a inserção do DIU.

Qual o DIU que não engorda?

O DIU de Cobre não engorda, pois não possui hormônios e seu efeito se restringe ao útero. É isso mesmo, o DIU de Cobre não engorda! O DIU de cobre é um método contraceptivo de longa duração e livre de hormônios, que é inserido no útero para prevenir a gravidez.

Qual é a chance de engravidar com o DIU?

Embora o DIU seja altamente eficaz na prevenção da gravidez, nenhum método contraceptivo é totalmente infalível. A chance de engravidar com um DIU é muito baixa, variando entre 0,2% e 0,7%. No entanto, ainda existe a possibilidade de ocorrer uma gravidez mesmo com o uso do DIU.

Quem tem DIU sente dor na relação?

VERDADE. Como explicamos no tópico anterior, o uso do DIU não provoca desconforto na mulher. Sendo assim, nem ela nem o seu parceiro sentem o dispositivo. Ele não atrapalha o prazer de nenhum dos dois, nem mesmo durante as relações mais intensas.

Como saber se o corpo está rejeitando o DIU?

Sintomas de expulsão parcial ou completa de qualquer DIU podem incluir sangramento, aumento repentino do fluxo menstrual ou dor. A grande maioria das expulsões ocorre nos primeiros meses de uso, sendo muito rara uma expulsão após o primeiro ano.

É possível tirar o DIU em casa?

A Retirada do DIU deve ser realizada por um profissional de saúde capacitado para tal procedimento, não é aconselhável ser realizado em casa sem acompanhamento médico.

Quais são os sintomas quando o DIU sair do lugar?

Se sentir que os fios entram neste orifício, o seu DIU está no lugar. Caso sinta que no orifício do colo há algo mais consistente, enrijecido, onde os fios terminam, o seu DIU pode ter descido um pouco para fora do útero. Nesta situação consulte um ginecologista para confirmar se o DIU realmente está deslocado ou não.

Qual o lado negativo do DIU?

Outro ponto negativo, nesse caso em relação ao preservativo, é que o DIU não previne contra as infecções sexualmente transmissíveis (ISTs). O DIU de cobre, especificamente, tem ainda a desvantagem de aumentar muito o fluxo menstrual, um efeito que pode desencadear anemia nas pacientes.

O que acontece se eu puxar o fio do DIU?

"Se o fio romper, o DIU fica lá dentro; se a mulher puxar o fio e não conseguir retirar por alguma razão — como por sentir dor —, ela vai deslocar o DIU da posição correta e isso vai causar um quadro de cólica e sangramento intenso, tendo que ir até o hospital para uma situação de emergência.

Quais as vantagens e desvantagens de usar o DIU?

Pela quantidade do elemento químico no útero, o aparato proporciona um ambiente hostil para o espermatozoide, impedindo que ele se encontre com o óvulo. Mas nem tudo são flores. No geral, a desvantagem é que o DIU de cobre pode aumentar os dias e a intensidade do fluxo menstrual e das cólicas.

Artigo anterior
Qual pedra usar na lavanderia?
Artigo seguinte
Qual CST PIS e COFINS para nota de devolução?