Qual a natureza da sentença falimentar?

Perguntado por: Márcio Simões de Andrade  |  Última atualização: 1. April 2022
Pontuação: 4.9/5 (39 avaliações)

Na sentença de falência, o juiz efetivamente irá decretar a falência. Esta possui natureza declaratória e constitutiva. Apesar de ser uma sentença, não se encerra o procedimento da falência e sim dá início a outra fase do mesmo processo de falência.

Qual a natureza da sentença?

A sentença de fato é de natureza declaratória, antes de tudo, por reconhecer um direito preexistente. Todavia, a sentença constitutiva traz em seu bojo uma criação, modificação ou extinção de uma relação jurídica.

Qual a natureza da sentença positiva no processo falimentar?

Com a sentença positiva de falência, o devedor fica inabilitado para exercer qualquer atividade empresarial. Tal vedação permanecerá até a sentença que extinga as suas obrigações.

O que é natureza falimentar?

Natureza jurídica do processo falimentar

A falência, ao promover o afastamento do devedor de suas atividades, visa a preservar e otimizar a utilização produtiva dos bens, ativos e recursos produtivos, inclusive os intangíveis, da empresa.

Qual a natureza jurídica da sentença falimentar em relação aos crimes definidos na lei n º 11.101 05?

A sentença que decretar a falência, conceder a recuperação judicial ou extrajudicial é condição objetiva de punibilidade, dos novos crimes falimentares, nos termos do Art. 180.

Direito Falncial - Sentença Falimentar

43 questões relacionadas encontradas

Quais os tipos de pessoas físicas e jurídicas que estão sujeitas a Lei nº 11.101 05?

11.101, de 09 de fevereiro de 2005, serão abrangidos, o empresário e a sociedade empresária, exceto a empresa pública e a sociedade de economia mista, instituições financeiras pública ou privada, cooperativa de crédito, consórcios, entidade de previdência complementar, sociedade operadora de plano de assistência à ...

Quais são as fases do processo falimentar?

O processo falimentar tem três fases: a fase pré-falimentar, a fase falimentar e a fase pós-falimentar.

O que é o processo falimentar?

O que é um processo falimentar? Mais tecnicamente, é definido como um processo judicial no qual se discute as dívidas contraídas em uma relação comercial e como se dará esse processo de cobranças e adimplementos.

O que é o direito falimentar?

O Direito falimentar é um ramo do Direito Empresarial, que é aplicado em situações em que o empresário não consegue mais arcar com suas obrigações, não restando outra solução senão a decretação de falência.

O que quer dizer falimentares?

Significado de Falimentar

adjetivo Que está relacionado com falência, situação de insolvência que leva um comerciante ou empresa (pública ou privada) à bancarrota (quebra); falencial: situação falimentar do Estado prejudicará pagamento de salários. Etimologia (origem da palavra falimentar). Falimento + ar.

Quais são os princípios do direito falimentar?

Aqui se destacam dois importantes princípios do direito falimentar: (i) o princípio da preservação da empresa e (ii) o princípio da maximização dos ativos. ... Portanto, é por isso que a lei, no artigo em comento, fala em preservar e otimizar a utilização produtiva dos ativos, mesmo após o afastamento do devedor.

Quais são os recursos falimentares?

Quais os recursos falimentares? A Lei 11.101/05 traz ocasiões em que serão cabíveis, em suma, agravo de instrumento, apelação e embargos de declaração.

Quais são os tipos de sentença?

  • Sentença Declaratória.
  • Sentença Condenatória.
  • Sentença Constitutiva.
  • Sentença Constitutiva Negativa.
  • Sentença.

Quais são as três naturezas da sentença caracterize as?

A sentença homologatória tem a mesma natureza do negócio jurídico homologado. Pode ser condenatória, declaratória ou constitutiva, conforme o ajuste estabelecido entre as partes. Como já dito, às três espécies de sentença, parte da doutrina acrescenta duas outras: sentença executiva lato sensu e sentença mandamental.

Qual é a natureza jurídica da decisão jurisdicional?

Sua natureza, dentro da lógica do sistema, é a de decisão interlocutória, ou seja, de ato que, no curso do processo, "resolve questão incidente" (art. 162, § 2º).

Qual é o fundamento do processo falimentar?

Para que a falência, seja decretada é necessário que o devedor seja um empresário. Dessa forma, somente o empresário(pessoa física ou pessoa jurídica) poderá ter a sua falência decretada (Lei 11.101/2005, art. 1º). Dessa forma, sendo o empresário uma pessoa jurídica, deverá ser da espécie sociedade empresária.

Quem pode falir?

Estão sujeitos à falência e recuperação de empresas o devedor que exerce atividade empresarial, ou seja, o empresário. ... Para se sujeitar à falência e recuperação deve explorar atividade econômica de forma empresarial. Quem não se encaixa nesta definição se sujeita a insolvência civil.

Quem pode ser submetido ao regime da Lei 11.101 05?

1º da Lei 11.101/2005 afirma que essa lei “disciplina a recuperação judicial, a recuperação extrajudicial e a falência do empresário e da sociedade empresária, doravante referidos simplesmente como devedor”. Percebemos, a partir desta disposição, que somente os empresários podem ser submetidos ao processo falimentar.

Quais as sociedades que não estão sujeitas ao regime falimentar previsto na Lei nº 11.101 05?

→ Aplicabilidade da Lei nº 11.101/05 (arts. 1º e 2º):

– Empresários individuais, sociedades empresárias e EIRELI – NÃO se aplica a: • sociedades simples; • empresas públicas e sociedades de economia mista; • bancos; • seguradoras; • planos de saúde etc.

Quais são as entidades não sujeitas a recuperação judicial e extrajudicial?

As entidades não sujeitas à recuperação judicial, a recuperação extrajudicial e a falência são: a) as empresa pública e sociedade de economia mista; b) as instituição financeira pública ou privada, cooperativa de crédito, consórcio, entidade de previdência complementar, sociedade operadora de plano de assistência à ...

Quais são os tipos de sentença CPC?

Em resumo, podemos afirmar que as sentenças, previstas no NCPC, classificam-se como declaratórias, condenatórias e (des) constitutivas (com base na Teoria Trinária), como também mandamental e executiva lato sensu (conforme a Teoria Quinária), ao passo que também nelas se incluem as inibitórias, de remoção do ilícito e ...

Quais os tipos de sentença no processo penal?

Destarte, temos os seguintes tipos de sentenças: a executável, não executável, sentença suicida, sentença vazia, sentença autofágica, a subjetivamente coletiva ou plúrimas e subjetivamente complexa, a sentença inexistente, a condenatória própria e imprória e a anômola.

Qual a classificação das sentenças?

Classificação das sentenças
  1. Sentença declaratória: declara a existência ou inexistência de uma relação jurídica.
  2. Sentença constitutiva: cria ou modifica uma relação jurídica. ...
  3. Sentença condenatória: "condena" o réu à prestação de uma obrigação.

Qual o recurso cabível contra decisão que deferir o processo de recuperação judicial de empresa?

59, § 2º da lei 11.101/2005: "Contra a decisão que conceder a recuperação judicial caberá agravo, que poderá ser interposto por qualquer credor e pelo Ministério Público".

Qual o princípio falimentar observado no artigo 140 da Lei 11.101 05?

A alienação dos bens será realizada de uma das seguintes formas, observada a seguinte ordem de preferência: I – alienação da empresa, com a venda de seus estabelecimentos em bloco; § 1º Se convier à realização do ativo, ou em razão de oportunidade, podem ser adotadas mais de uma forma de alienação. ...

Artigo anterior
Como fazer uma boa divulgação de um serviço?
Artigo seguinte
Quais são os principais deuses da mitologia nórdica?