O que é seccionamento nr10?

Perguntado por: Doriana Helena Domingues Amorim  |  Última atualização: 6. Februar 2022
Pontuação: 4.2/5 (63 avaliações)

Seccionamento: é o ato de promover a descontinuidade elétrica total, obtida mediante o acionamento de dispositivo apropriado. Impedimento de reenergização: é o estabelecimento de condições que impedem a reenergização do circuito ou equipamento desenergizado.

O que é seccionamento de energia?

Seccionamento

O seccionamento representa o ato de promover a descontinuidade elétrica total, com afastamento adequado entre um circuito ou dispositivo e outro. Ele é obtido mediante o acionamento de dispositivos apropriados.

O que é um dispositivo de seccionamento?

O seccionamento e os dispositivos DR

O seccionamento é destinado a interromper a alimentação de toda ou de parte de uma instalação elétrica, de maneira que o intervalo no qual ele é aplicado esteja separado de qualquer fonte de energia elétrica.

O que é desenergização Segundo a NR-10?

A desenergização é uma medida de segurança (NR-10) que permite controlar o risco elétrico, garantindo a segurança e a saúde do trabalhador.

O que é desenergizada?

Retirar a energia ou o carácter enérgico.

Desenergização elétrica e NR10. Está mesmo seguro?

35 questões relacionadas encontradas

Qual é a importação da desenergização?

A desenergização é considerada uma medida de proteção coletiva prioritária pela NR-10, conforme consta no item 10.2.8.2, pois permite controlar o risco elétrico, de forma a garantir a segurança e a saúde do trabalhador.

Qual a sequência de desenergização?

Ela se dá a um conjunto de ações coordenadas, controladas e sequenciadas, de acordo com a seguinte sequência: 1ª Seccionamento (desligamento de chaves, disjuntores ou interruptores); 2ª Impedimento de reenergização (uso de travas, cadeados, fechaduras ou dispositivos auxiliares);

Qual o procedimento de reenergização?

Consiste na remoção de ferramental e utensílios para fora da zona controlada, para permitir a liberação das instalações. É o afastamento dos trabalhadores, que dessa fase em diante não podem mais intervir nas instalações nem permanecer na zona controlada.

Quais EPI's devem ser utilizados no processo de desenergização?

No kit básico de serviços gerais, fora da rede energizada, devem fazer parte itens como uniforme antichama com calça e camisa de manga longa retardantes de chamas, além de capacete, botina de eletricista, óculos de proteção e luvas de vaqueta.

Quais são os dispositivos de seccionamento e proteção?

Os dispositivos de proteção que realizam o seccionamento automático podem ser: dispositivos de proteção à sobrecorrente ou dispositivos de proteção à corrente diferencial-residual (dispositivos DR).

O que é um dispositivo de proteção?

É um aparelho projetado para desarmar o circuito em que está instalado ao detectar calor atípico indicando corrente excedente. Dessa forma ele evita as sobrecargas e curtos-circuitos em uma instalação elétrica.

Quais são os dispositivos de proteção elétrica?

São três os principais dispositivos de proteção aplicáveis a instalações prediais: disjuntor termomagnético (DTM), diferencial residual (DR) e dispositivos de proteção de surto ou sobretensões (DPS).

O que deve ser feito na etapa de desligamento?

Nesta etapa deve-se impedir a reenergização, através de artifícios mecânicos (cadeados, por exemplo). Ou seja, isto vem a garantir ao trabalhador que o sistema permanecerá seccionado durante o andamento do seu trabalho.

Qual condutor deve ser seccionado?

O disjuntor tetrapolar possui quatro polos permitindo que o cabo neutro seja seccionado. A grande dúvida dos eletricistas é se pode ou não seccionar o cabo neutro, pois os demais disjuntores não permitem o seccionamento do cabo neutro.

Quais os EPIs devem ser utilizados para detectar a tensão da rede?

Os principais EPIs para eletricista são:
  • Capacete de segurança classe B: Indicado para o uso com risco de choque elétrico.
  • Botina de segurança: Cuidado ao escolher este EPI. ...
  • Luva de Segurança: É um EPI essencial para o trabalhador. ...
  • Luva Isolante de Borracha: proteção de mãos e braços.

O que é desenergização e quais as suas etapas?

A desenergização de um sistema é o resultado final de um conjunto de ações coordenadas, sequenciadas e controladas, destinadas a garantir a ausência de tensão no circuito, durante todo o tempo de intervenção e sob o controle dos trabalhadores envolvidos.

Quais EPIs para cada função?

Guia Trabalhista
  • Proteção auditiva: abafadores de ruídos ou protetores auriculares;
  • Proteção respiratória: máscaras e filtro;
  • Proteção visual e facial: óculos e viseiras;
  • Proteção da cabeça: capacetes;
  • Proteção de mãos e braços: luvas e mangotes;
  • Proteção de pernas e pés: sapatos, botas e botinas;

Quais os procedimentos de desenergização e reenergização recomendados pela norma?

O estado de instalação desenergizada deve ser mantido até a autorização para reenergização, devendo ser reenergizada respeitando a sequencia de procedimentos abaixo:
  1. Retirada das ferramentas, utensílios e equipamentos;
  2. Retirada da zona controlada de todos os trabalhadores não envolvidos no processo de reenergização;

Qual a sequência correta estabelecida pela NR 10 nos procedimentos de desenergização regras de ouro?

Conforme subitem 10.5.1 da NR 10, somente serão consideradas desenergizadas as instalações elétricas liberadas para trabalho, mediante procedimentos apropriados, obedecida a sequência abaixo:
  1. a) Seccionamento;
  2. b) Impedimento de reenergização;
  3. c) Constatação de ausência de tensão;

Como se pode impedir a reenergização de um circuito?

Uma reenergização inesperada pode provocar um choque elétrico de consequências graves. Atualmente a maioria dos componentes que proporcionam o seccionamento já possuem alguma forma de bloqueio contra reenergização, normalmente sendo realizado através do uso de um cadeado.

Qual o esquema de aterramento mais utilizado no Brasil?

Tratando de instalações elétricas prediais comerciais ou residenciais, o esquema de aterramento mais utilizado é o TN e, por isso, dar-se-á atenção especial a ele.

Qual NR trata das medidas de desenergização?

NR 10 - Segurança em instalações elétricas desenergizadas. Para todos os serviços executados em instalações elétricas a Norma Regulamentadora nº 10 (NR 10) prevê a adoção medidas de proteção coletiva, prioritariamente, a desenergização elétrica de forma a garantir a segurança e a saúde dos trabalhadores.

O que são barreiras ou invólucros?

Invólucro: elemento que assegura proteção de um equipamento contra determinadas influências externas e proteção contra contatos diretos em qualquer direção. Barreira: elemento que assegura proteção contra contatos diretos, em todas as direções habituais de acesso.

Quais os fatores que podem energizar indevidamente uma rede desligada?

Entretanto, elas podem ser indevidamente energizadas por diversos fatores mais comuns:
  • Erros de manobra;
  • Contato acidental com outros circuitos energizados;
  • Tensões induzidas por linhas adjacentes;
  • Descargas atmosféricas, mesmo que distantes do local de trabalho;
  • Fontes de alimentação de terceiros.

Qual a diferença entre aterramento funcional e de proteção?

O aterramento é a ligação de um equipamento ou de um sistema à terra, por motivos de proteção ou por exigência quanto ao funcionamento do mesmo. Aterramento de proteção: ligação à terra das massas e dos elementos condutores estranhos à instalação. Possui como objetivos: ... C – neutro e proteção em um único condutor (PEN).

Artigo anterior
Quanto custa o curso para ser aeromoça?
Artigo seguinte
O que são habilidades funções cognitivas?