Não seria nada mau ou mal?

Perguntado por: Tatiana Diana Martins Alves  |  Última atualização: 13. April 2022
Pontuação: 5/5 (22 avaliações)

As duas frases estão correctas e têm um sentido muito próximo. A maneira de as distinguir, já que mal e mau se pronunciam da mesma maneira no Brasil, é a seguinte: enquanto mal é advérbio e tem por antónimo bem, mau é adjectivo e antónimo de bom.

Não foi nada mal ou mau?

Foi mal é a forma correta da expressão popularmente usada como um pedido de desculpa.

Seria mau ou mal?

“Mau” é sempre um adjetivo usado para descrever algo ou alguém de forma negativa. “Mal”, por sua vez, pode ser um advérbio de modo, um substantivo ou uma conjunção. Como advérbio, a palavra indica que algo não foi bem feito. Na forma de substantivo, refere-se à doença, tristeza ou problemas.

Como não confundir mau e mal?

Dica: Mal x Mau

Para não confundir os dois vocábulos, a dica é trocar pelo termo contrário (antônimo): Mal é o contrário de “bem” – Ex.: Ana estava passando mal./Ana estava passando bem. Mau é o contrário de “bom” – Ex.: O vilão do filme era mau./O herói do filme era bom. A maior sala de aula direto da sua casa!

Para que serve os 4 tipos de porquês?

Por que = Usado no início das perguntas. Por quê? = Usado no fim das perguntas. Porque = Usado nas respostas.

MAU ou MAL? Quando usar um ou outro?

34 questões relacionadas encontradas

Qual é o antónimo mau?

O contrário de mau é: Contrário de malvado: 1. bom, bondoso, benévolo, benevolente, generoso, caridoso, misericordioso, magnânimo, humano, clemente, piedoso, nobre, humanitário.

Qual o sinônimo da palavra mal?

1 inadequadamente, ilegalmente, desarmoniosamente, erradamente, defeituosamente, incorretamente, irregularmente. De modo insuficiente: 2 de leve, deficientemente, imperfeitamente, incompletamente, insatisfatoriamente, insuficientemente, pouco, rapidamente.

O que é o contrário de Alto?

O contrário de alto é: Contrário de grande: 1. baixo, pequeno, raso, diminuto, anão, miúdo, nanico, tacanho.

Qual é antônimo de doce?

O contrário de doce é: Contrário de açucarado: 1. azedo, amargo, ácido, acre, acerbo, amarescente, amargado, amargoso, amaro, avinagrado, envinagrado, acidulado, agro, agre, acro, picante, apimentado, acrimonioso, acetoso, amarulento, amaricante.

Qual o contrário de azedo?

O contrário de azedo é: Contrário de ácido: 1. doce, açucarado, meloso, adoçado, dulcificado, adocicado, dulcífico, edulcorado, méleo, mélico.

Qual é o antônimo de escuro?

claro, iluminado, luminoso, alumiado, aclarado, luzente, luzidio, brilhante, resplandecente, reluzente, cintilante. Contrário de nublado: 4.

Qual é o antônimo de macia?

44 antônimos de macio para 6 sentidos da palavra. O contrário de macio é: 1. duro, sólido, rijo, forte, resistente, inflexível, teso, firme, rígido.

Qual é o antônimo de amigo é alto?

2. antipático, hostil, grosseiro, desagradável, agressivo, indelicado, descortês, rude, detestável, odioso, ofensivo, repulsivo.

Qual é o contrário de frio?

O contrário de frio é: Contrário de gelado: 1. quente, esquentado, aquecido, cálido, abrasador, fervente, abafado, abafadiço, mormacento, abrasado, abraseado, esbraseado, adusto, candente, incandescente, bochornal, abochornado.

Qual é o contrário de devagar?

O contrário de devagar é: Contrário de lentamente: 1. depressa, rapidamente, rápido, velozmente, apressadamente, aceleradamente, celeremente, ligeiro, vertiginosamente, apressuradamente, precipitadamente.

Qual é o substantivo de mal?

1 - "Mal" pode ser um substantivo ou um advérbio. Como substantivo, quer dizer "aquilo que é nocivo, prejudicial" ou então "doença", "epidemia". Observe os exemplos: Sofre desse mal desde os oito anos de idade.

Que faz mal sinônimo?

Fazer-mal é uma locução verbal de uso popular que significa: desonrar, deflorar, desvirginar.

Por que exemplos?

“O 'por que' separado sempre pode embutir a palavra 'razão' ou a palavra 'motivo'”, explica o professor. Isso vale para perguntas diretas - “Por que você não foi?" vira "Por que razão você não foi?" e "Por que você não pagou a conta?" vira "Por que motivo você não pagou a conta?".

Qual é a diferença de porque é por quê?

No entanto, se queremos substituir expressões como “pois”, “já que”, “visto que”, “uma vez que” ou “em razão de”, devemos utilizar o “porque”. Só colocamos o acento — ou seja, “porquê” — se pretendemos utilizar um sinônimo de “razão” ou “motivo”.

Como usar o porquê?

Regra dos porquês: quando empregar por que? Na regra dos porquês, deve ser usada a forma do por que quando tratar-se de perguntas, assim como pronome relativo. Dessa maneira, o emprego do por que, grafado assim com palavras separadas e sem acento, dá-se no começo das frases interrogativas diretas.

É mau exemplo ou mal exemplo?

Mau é sempre adjetivo, e significa “ruim”, “imperfeito”, que causa prejuízos. É antônimo de bom, faz o plural com maus e o feminino é má. Ex: Aquele artista sempre fazia o papel de homem mau. Já mal, pode ser classificada como advérbio de modo, quando significa “incorretamente”, “erradamente”.

E lobo mau ou mal?

Você precisa saber o seguinte: mau é um adjetivo e mal é um advérbio. Isso significa que devemos escrever mau com "u" sempre que qualificar um substantivo: "mau pressentimento", "mau humor", "mau profissional", "lobo mau"...

Qual é o certo mau tempo ou mal tempo?

'Mal' tempo, no título, contém lapso porque 'tempo' é substantivo, e seu qualificativo deve ser o adjetivo 'mau', e não o advérbio 'mal'. Tome como exemplo 'bom tempo, bom amigo, bom princípio' como opostos a 'mau tempo, mau amigo, mau princípio'.

Artigo anterior
Qual a linha sucessória de herdeiros?
Artigo seguinte
Como crescer em altura na adolescencia?