Qual a principal característica socioeconômica que difere o Complexo regional da Amazônia das demais regiões geoeconômicas brasileiras?

Perguntado por: Kevin Ângelo Assunção Batista Jesus  |  Última atualização: 3. Oktober 2024
Pontuação: 4.3/5 (8 avaliações)

A característica que difere o Complexo Amazônico dos demais complexos regionais do Brasil é a maior presença do setor primário na economia, algo que não ocorre nos demais lugares.

Quais as principais características da Região Geoeconômica da Amazônia?

Região geoeconômica Amazônia

Compreende todos os Estados da região Norte (com exceção do extremo sul de Tocantins), o oeste do Maranhão e praticamente todo o Mato Grosso. Apesar de sua dimensão, possui o menor número de habitantes do país. Em muitos pontos da região acontecem os chamados "vazios demográficos".

Qual é a principal atividade econômica do complexo da Amazônia?

E quanto à vegetação, a Floresta Amazônica é a de maior predominância. As principais atividades econômicas desenvolvidas na região da Amazônia são: extração mineral, agropecuária e extrativismo vegetal.

Em que se destaca a região amazônica sob o ponto de vista econômico?

Atualmente, são crescentes as dinâmicas relacionadas com a agropecuária e também com a mineração, além da elevação de algumas atividades industriais, sobretudo com a construção da Zona Franca de Manaus no ano de 1967.

Como podemos diferenciar a região da Floresta Amazônica da região geoeconômica?

A região da Floresta Amazônica recobre uma grande área da América do Sul, estendendo-se para outros países além do Brasil. Já a região geoeconômica amazônica, compreende uma área do território brasileiro que, embora esteja sob influência da floresta, é delimitada também por outros fatores geográficos e econômicos.

Amazônia: Características Gerais - Geobrasil {Prof. Rodrigo Rodrigues}

33 questões relacionadas encontradas

Por que a Amazônia Legal é valorizada do ponto de vista econômico?

A floresta garante as chuvas para boa parte da América do Sul e tem papel central no combate ao aquecimento global e às mudanças climáticas. Abriga imensa biodiversidade, com milhares de espécies de plantas e animais, algumas ainda desconhecidas ou pouco estudadas.

Quais as diferenças geográficas entre as regiões geoeconômicas e as atuais regiões do IBGE?

enquanto o IBGE é uma divisão política, pois segue as fronteiras dos Estados, a Geoeconômica procura diferenças físicas e sociais. a divisão Norte-Sul é muito precisa, pois todos os países ricos do planeta estão no Norte, enquanto os mais pobres ficam no Sul.

Quais são as principais características dos Complexos Regionais?

Diferentemente da divisão proposta pelo IBGE, os complexos regionais não se limitam apenas às fronteiras entre os Estados. Nessa regionalização, o norte de Minas Gerais, por exemplo, encontra-se no Nordeste, enquanto o restante do território mineiro está localizado no Centro-Sul.

Quais são as características da região geoeconômica?

É a região onde ocorreu o processo de povoamento do país. Possui grandes contrastes naturais e socioeconômicos entre as áreas litorâneas, mais urbanizadas, industrializadas e desenvolvidas economicamente, e o interior com predomínio de clima semiárido e grandes problemas sociais.

Quais são as atividades econômicas do Complexo regional da Amazônia?

Amazônia – As atividades econômicas desenvolvidas são: a agropecuária, que constitui o principal setor econômico; extrativismo vegetal que tem na borracha seu produto mais importante, outros produtos são a castanha do Pará e a madeira; mineração composta pela extração de ferro, ouro e manganês, com destaque para a ...

O que é o Complexo regional da Amazônia?

A Região geoeconômica da Amazônia ou Complexo regional Amazônico compreende todos os estados da região Norte do Brasil (apenas parte no Tocantins está fora), praticamente todo o Mato Grosso e o oeste do Maranhão, numa área de aproximadamente 5,1 milhões de quilômetros (cerca de 60% do território do país) distribuído em ...

O que é o complexo da Amazônia?

O complexo abriga relíquias do início da ocupação humana na região amazônica. Foram identificados 17 sítios arqueológicos na foz do rio Negro, além de esculturas de pedra o que reforçam o potencial de pesquisa arqueológica.

Quais são as 3 principais Regionalização do Brasil?

Um das regionalizações do Brasil mais adequadas para a compreensão do território é a que divide o nosso país em três regiões geoeconômicas: o Centro-Sul, o Nordeste e a Amazônia (como está ilustrado no mapa presente no início deste texto).

Quais são as três principais formas de Regionalização do Brasil?

São elas:
  • Macrorregiões do IBGE.
  • Complexos regionais ou regiões geoeconômicas.
  • Os quatro Brasis ou regionalização de Milton Santos.

Qual é a região mais desenvolvida economicamente do Brasil?

A Região mais desenvolvida economicamente do Brasil. A Região Sudeste possui extensão territorial de 924.511,3 quilômetros quadrados, ocupando 10,9% da área total do Brasil.

Qual é o complexo regional mais importante?

Por esses fatores, o Centro-Sul é considerado o principal complexo regional brasileiro, o que demonstra as desigualdades espaciais no que se refere à concentração de investimentos, riquezas e infraestrutura no Brasil.

Quais são os principais critérios de regionalização das regiões geoeconômicas?

A divisão regional geoeconômica do Brasil utilizou como critérios os aspectos naturais, sociais e, principalmente, os econômicos. Essa divisão proporciona uma melhor análise do desenvolvimento econômico do Brasil, além de permitir um estudo mais aprofundado das causas da desigualdade social no país.

Quais características foram utilizadas na divisão do Brasil em complexos regionais?

Os critérios utilizados para esse processo foram apenas aspectos físicos – clima, vegetação e relevo. Dividia o país em cinco regiões: Setentrional, Norte Oriental, Oriental, Meridional.

Quais são as principais diferenças entre as regiões?

As regiões do Brasil representam divisões territoriais que apresentam características específicas sejam elas físicas, como clima, vegetação e relevo; sejam sociais, como número de habitantes, índice de desenvolvimento humano e densidade demográfica; além das características econômicas, como Produto Interno Bruto e ...

Quais são os 4 tipos de regionalização?

Aprenda os critérios e grupos de países na Regionalização Mundial.
  • O CONCEITO DE REGIÃO.
  • DIVISÃO POR CONTINENTES.
  • DIVISÃO HISTÓRICO-GEOGRÁFICA.
  • DIVISÃO POR SISTEMA POLÍTICO-ECONÔMICO.

Quais são os complexos regionais?

Além da regionalização oficial do IBGE, outra bastante conhecida é a que divide o território brasileiro em complexos regionais ou regiões geoeconômicas: o Nordeste, a Amazônia e o Centro-Sul.

Por que a Amazônia é considerada uma das regiões mais ricas do planeta?

Camada está rica em húmus, matéria orgânica muito importante para algumas espécies de plantas da região. Estima-se que apenas 14% de todo o território pode ser considerado fértil para a agricultura.

É possível existir desenvolvimento econômico na Amazônia sem desmatar a floresta?

Não. As áreas de proteção são apenas uma das formas de garantir o uso sustentável dos recursos naturais da Amazônia. Elas são a base da conservação da biodiversidade local, mas sozinhas não fazem o trabalho todo. É necessário também prover renda para quem vive nessas regiões.

Por que a Floresta Amazônica é a mais cobiçada?

A Amazônia e as florestas tropicais, que armazenam de 90 bilhões a 140 bilhões de toneladas métricas de carbono, ajudam a estabilizar o clima em todo o mundo. Só a Floresta Amazônica representa 10% de toda a biomassa do planeta.

Artigo anterior
Como dar um strike no youtube?
Artigo seguinte
Qual o melhor cabo rígido ou flexível?