Qual a importância do professor da EJA no incentivo para permanência do aluno na escola?

Perguntado por: Matheus Davi Fonseca Sá  |  Última atualização: 13. Mai 2025
Pontuação: 4.4/5 (26 avaliações)

Ao adotar uma postura aberta às possibilidades que a modalidade de ensino da EJA oferece, o professor pode realmente enxergar o aluno e transformar sua realidade. Ao motivar e incentivar os estudantes, ele se torna um agente fundamental para a permanência dos alunos na escola e para a transformação de suas vidas.

Qual a importância do professor do EJA?

Portanto, a formação de professores para a EJA é indispensável para uma educação de qualidade, pois permite que o educador seja capaz de elaborar práticas que favoreçam o aprendizado em sala de aula, mostrando aos mesmos a importância de concluir seus estudos, tornando-os cidadãos críticos, atuantes e participativos.

Quais as ações desenvolvidas que contribuem para permanência dos alunos da EJA na escola?

Estimular os alunos por meio de palestras, oficinas, debates e até mesmo gincanas em períodos sazonais no semestre letivo torna-se instrumento motivador para a permanência dos alunos até o final do curso.

Qual o papel do professor na educação de jovens e adultos?

O docente deve trabalhar a partir dos interesses dos alunos e satisfazendo suas necessidades de aprendizagem. Assim o educador da EJA na contem- poraneidade deve sempre considerar todo contexto social, familiar e profissional de seus discentes em suas práticas.

Como podemos incentivar o aluno a prevalecer no EJA é dar continuidade aos estudos?

Oferecer um plano de estudos personalizado segundo as possibilidades de cada aluno. Planejar aulas de forma individualizada permite que cada adulto estude de acordo com seu ritmo e com o tempo disponível.

Vidas Entrelaçadas na EJA (Documentário)

28 questões relacionadas encontradas

Como incentivar alunos a permanecerem na escola?

O mais indicado nesse momento é planejar ações e atividades para se tornar ainda mais presente no cotidiano escolar. Por exemplo, conhecer os estudantes de perto e entender como o trabalho dos professores e funcionários influencia o processo de ensino é uma das boas práticas que podem ser implementadas.

O que fazer para garantir a permanência do aluno na escola?

Para driblar esses problemas, confira, a seguir, 5 dicas para melhorar o acesso e a permanência na instituição de ensino.
  1. Considere as necessidades de cada aluno. ...
  2. Analise os dados. ...
  3. Melhore o ambiente escolar. ...
  4. Invista no relacionamento com os alunos. ...
  5. Acompanhe o desempenho e rendimento de cada estudante.

Como deve ser o professor do EJA?

Para desenvolver suas práticas pedagógicas, os professores devem considerar o contexto local e estar atentos aos desafios que fazem parte do cotidiano dos estudantes. Além de considerar as bases teóricas e práticas, a formação inicial deve preparar o educador da EJA para um mergulho no contexto local.

Qual é o grande desafio do educador da EJA?

Então, o desafio do educador de jovens e adultos, para ela, é o de conseguir motivá-los a ler e a escrever e, ao mesmo tempo, respeitar o próprio ritmo. Sobre esse grande desafio do educador da EJA de precisar manejar a heterogeneidade sociocultural dos educandos, Oliveira (2007, p.

Como deve ser o planejamento do professor da EJA?

No segmento EJA, o professor precisa está preparado para a especificidade do aluno que vai encontrar em sua sala de aula, saber lidar com as diferenças, turmas com adultos, jovens e pessoas com mais idade, um público mais independente em relação ao professor.

O que pode ser feito para melhorar a Educação do EJA?

7 ações para combater a evasão na EJA
  • Uso de variadas linguagens. O que é Incorporar atividades relacionadas à arte e à cultura. ...
  • Reorganização do tempo. O que é ...
  • Currículo contextualizado. O que é ...
  • Articulação com empresas. O que é ...
  • Atendimento aos filhos. O que é ...
  • Atendimento individual. O que é ...
  • Acolhimento e merenda.

Quais são os principais desafios da EJA?

Além de enfrentar dificuldades como o afastamento das salas de aula, escassez de recursos tecnológicos, capacitação da equipe docente e readequação do currículo, a trajetória escolar dos alunos da EJA é marcada por interrupções mesmo antes do período de isolamento social.

Quais são as três funções que recaem sobre a EJA?

Segundo esse Parecer, três funções são atribuídas à EJA: função qualificadora, função equalizadora e função reparadora.

Como podemos caracterizar o perfil do professor do EJA?

O Educador do EJA deve estar preparado para lidar com questões relacionados a baixa autoestima, o sentimento constante de incapacidade de aprender presentes na maioria dos alunos da Educação de Jovens e Adultos.

Quais são as principais funções da EJA nos dias atuais?

Resumo: A Educação de Jovens e Adultos visa garantir três funções: reparadora, equalizadora e qualificadora.

Qual o papel do professor da EJA para que o processo de ensino e aprendizagem e sua prática pedagógica seja efetivado?

O professor deve elaborar estratégias de trabalho para dar protagonismo para a aula, para que o estudante possa participar ativamente como autor e proponente do seu próprio percurso pedagógico. Ele tem que pensar o projeto do seu aluno e apoiá-lo a alcançar esses sonhos.

O que os alunos da EJA buscam na escola?

Estes alunos buscam esta modalidade de ensino para satisfazer suas necessidades particulares, para interagir com a sociedade do qual já faz parte, mas não pode participar se não dominar a leitura e a escrita para se tornar cidadãos ativos.

Como deve ser a relação entre professor e aluno na EJA?

Na relação aluno - professor é importante que o aluno não seja tratado como uma criança grande. É importante levar em consideração a grande diversidade de idades, juntamente com as vivências dos alunos.

Qual a importância da permanência na escola?

O docente que permanece mais de uma década na mesma escola constrói laços com a comunidade, com seus parceiros de trabalho, são apoios, relações de cumplicidade afetiva, emocional e profissional.

O que é a permanência na escola?

Por isso um dos principais deles é o de permanência ou retenção de alunos. Esse termo se refere à sua capacidade de manter os alunos matriculados. Ou seja, uma baixa retenção significa que você está perdendo matrículas com frequência por causa de alunos que desistem de estudar em sua IES.

O que é permanência na escola?

A garantia de acesso e de permanência significa que todos têm direito de ingressar na escola, sem distinção de qualquer natureza, não podendo ser obstada a permanência de quem teve acesso. O acesso não pode ser impedido a qualquer criança ou adolescente.

Como aumentar o interesse dos alunos?

O que fazer para tornar as aulas mais interessantes?
  1. Conectar o conteúdo com as experiências de vida dos alunos.
  2. Usar músicas e filmes como recursos educacionais.
  3. Incorporar memes no processo de aprendizagem.
  4. Usar plataformas dinâmicas para se comunicar com a turma.
  5. Dar protagonismo aos alunos.

O que motiva um professor a dar aula?

Cada professor tem sua motivação para dar aula: transformar a educação, impactar vidas, amor pela área que atua, aptidão pelas ciências, interesse nas trocas de conhecimento, entre outras. Relembrar essa motivação é tarefa diária e pode entrar em pauta nas reuniões e encontros pedagógicos.

Como incentivar e valorizar as ações positivas dos alunos?

O professor também deixa o papel histórico de detentor do conhecimento e passa a ser um mediador do diálogo ao longo da jornada do aprendizado.
  1. Adote metodologias ativas de aprendizagem. ...
  2. Implemente ferramentas digitais. ...
  3. Valorize uma respeitosa inter-relação aluno-professor. ...
  4. Estimule o fornecimento correto de feedbacks.

Qual é um dos principais objetivos da EJA?

O objetivo da Educação de Jovens e Adultos (EJA) é proporcionar o acesso à educação e à capacitação às pessoas que, por diversos motivos, não concluíram a Educação Básica na idade certa.

Artigo anterior
Qual o versículo da Bíblia que fala sobre pastor?
Artigo seguinte
Quando o milho foi introduzido no Brasil?