O que é licitação e qual seu objetivo?

Perguntado por: Matilde Luana Santos  |  Última atualização: 6. Juni 2025
Pontuação: 4.6/5 (2 avaliações)

Licitação é uma prerrogativa da administração pública, usada sempre que uma entidade do governo precisa fazer alguma aquisição, que consiste em abrir uma concorrência entre empresas privadas, com requisitos específicos a serem cumpridos para firmar contrato.

Qual é o objetivo principal da licitação?

O QUE É LICITAÇÃO? É o processo por meio do qual a Administração Pública contrata obras, serviços, compras e alienações. Em outras palavras, licitação é a forma como a Administração Pública pode comprar e vender.

Qual é o objeto da licitação?

Em relação ao planejamento, a Lei de Licitações trouxe ainda uma série de obrigações específicas conforme seja o objeto da licitação: compras (arts. 40 a 44), obras e serviços de engenharia (arts. 45 e 46), serviços em geral (arts. 47 a 50) e locações de imóveis (art.

Qual a finalidade do processo de licitação?

Licitação é o procedimento administrativo me- diante o qual a Administração Pública selecio- na a proposta mais vantajosa para o contrato ou aquisição de seu interesse.

Quais são os tipos de licitação?

As Modalidades de Licitação na Lei nº 8666/93 e na Lei nº 14.133/2021
  • (1) concorrência;
  • (2) convite;
  • (3) tomada de preço;
  • (4) concurso;
  • (5) pregão; e.
  • (6) leilão.

Licitação Pública [E1] - Conceito e finalidade

30 questões relacionadas encontradas

Quem é obrigado a fazer licitações?

Conforme se depreende da leitura do art. 37, caput e inciso XXI da CF/88, a Administração Pública, direta e indireta, de qualquer dos Poderes da União, Estados, DF e Municípios, estão obrigados a licitar.

Quais são os 3 tipos de licitação?

Modalidades de Licitação
  • Concorrência.
  • Tomada de preços.
  • Convite.
  • Concurso.
  • Leilão.

Como é feita uma licitação?

Um processo de licitação começa em uma fase interna, diante da necessidade da instituição de aquisição, venda, cessão, locação ou contratação de produtos ou serviços. Em seguida, os responsáveis devem publicar o edital com as regras da licitação para que todas as empresas aptas a concorrer possam tomar conhecimento.

Quais são os princípios da licitação?

Descritos a seguir: 1 Economicidade e eficiência 2 Igualdade 3 Impessoalidade 4 Isonomia 5 Julgamento objetivo 6 Legalidade 7 Moralidade 8 Probidade administrativa 9 Publicidade 10 Vinculação ao instrumento convocatório Page 2 1PRINCÍPIO DA ECONOMICIDADE E EFICIÊNCIA O objetivo da licitação é a escolha da proposta mais ...

Quais são os 4 possíveis objetos de uma licitação?

O que vai determinar a escolha é o tipo de objeto que vai ser licitado, ou seja, se é um bem, obra ou serviço específico. E também qual o valor da compra final. As modalidades de licitação previstas na lei são: concorrência; tomada de preços; convite; concurso e leilão.

Qual o tempo de duração de uma licitação?

Modalidades tradicionais levam mais tempo como é o caso da carta-convite que demora 22 dias; da tomada de preços que leva cerca de 90 dias. Já uma concorrência demora cerca de 120 dias.

Quais são as fases do processo de licitação?

Quais são as fases da licitação?
  • I. Preparatória;
  • II. Divulgação do edital de licitação;
  • III. Apresentação de propostas e lances, quando for o caso;
  • IV. Julgamento;
  • V. Habilitação;
  • VI. Recursal;
  • VII. Homologação.

Quais são as vantagens da licitação?

5 vantagens de participar de licitações.
  • Redução de custos para fechar vendas. ...
  • Baixo risco de inadimplência. ...
  • Chances de lucros altos. ...
  • O Governo não para de comprar.

Quais as vantagens de participar de uma licitação?

Por esse motivo a participação no processo licitatório é uma excelente oportunidade de destaque no mercado, não apenas pelo aumento de credibilidade, mas pelas chances de maior lucro, algumas licitações valem milhões, oportunidade de reduzir os custos com publicidade, já que na licitação o que importa é o produto ou ...

Quem pode participar de uma licitação?

Em geral, as licitações são abertas a qualquer pessoa ou empresa interessada, independentemente do tamanho ou segmento de atuação. No entanto, é importante observar as exigências específicas de cada licitação, pois alguns órgãos públicos podem estabelecer critérios adicionais para a participação no processo.

Qual a modalidade de licitação mais utilizada?

Modalidade Pregão

O pregão eletrônico tem se transformado na modalidade mais utilizada para realizar as compras e contratações públicas em razão da transparência e celeridade do processo.

Qual o melhor tipo de licitação?

Licitação Melhor Técnica. Enquanto isso, o tipo de licitação de melhor técnica costuma ser usado para contratações específicas, e leva em consideração os trabalhos intelectuais realizados, onde não é possível avaliar somente o preço. Esse critério também não é utilizado em todas as modalidades.

Quando é dispensada a licitação?

De acordo com a Lei de Licitações 14.133/2021, artigo 75, é Dispensável a Licitação: I - para contratação que envolva valores inferiores a R$ 108.040,82 (cento e oito mil quarenta reais e oitenta e dois centavos), no caso de obras e serviços de engenharia ou de serviços de manutenção de veículos automotores.

Quem fiscaliza a licitação?

NOMEAÇÃO DO FISCAL

A Administração tem o poder-dever de fiscalizar o contrato. Deve ser nomeado formalmente um fiscal para verificar a sua correta execução.

Quem assina as licitações?

A Lei nº 8.666/1993, em seu art. 40, §1º, afirma que a autoridade competente deverá assinar o edital, ato, que por si só, implica responsabilização deste pelas cláusulas nele incluídas, ainda que esta não o tenha redigido.

Quem autoriza a abertura da licitação?

3) AUTORIZAÇÃO DA ABERTURA DA LICITAÇÃO, PELA AUTORIDADE COMPETENTE E JUSTIFICATIVA DA CONTRATAÇÃO: A Autoridade Competente avalia a conveniência e oportunidade da contratação e manifesta sua concordância com a instauração da licitação. Autorização é o ato administrativo que formaliza o início da licitação.

Qual é a diferença entre licitação e pregão?

A diferença entre licitação e pregão é que a licitação dá nome ao processo que acordará o fornecimento de produto ou serviço da empresa para o Estado, enquanto o pregão é uma das ferramentas disponíveis para colocar a licitação em prática.

O que é o edital de licitação?

O edital é elemento fundamental do procedimento licitatório. Ele é que fixa as condições de realização da licitação, determina o seu objeto, discrimina as garantias e os deveres de ambas as partes, regulando todo o certame público.

O que é a inexigibilidade de licitação?

A inexigibilidade é regulamentada pela Lei 8.666/93 e se dá quando não é viável ou necessário um processo licitatório. Ou seja, em casos em que a licitação por concorrência não poderia ocorrer normalmente e a contratação feita pela Administração Pública é direta.

Artigo anterior
O que acontece se eu Redefinir Todos os Ajustes do iPhone?
Artigo seguinte
É possível retirar um Boletim de Ocorrência?