Como cuidar do apêndice?

Perguntado por: Rúben Álvaro de Anjos  |  Última atualização: 21. Januar 2025
Pontuação: 4.8/5 (55 avaliações)

Inserir alimentos ricos em fibras na alimentação é uma maneira de reduzir os riscos de apendicite, pois esses nutrientes facilitam o trânsito intestinal e diminuem a incidência de obstrução do órgão. Pelo mesmo motivo, tomar bastante água ajuda a manter o fluxo digestivo.

O que é bom para desinflamar o apêndice?

Embora ninguém seja imune a sofrer com essa condição, é possível obter uma série de autocuidados para apendicite, como:
  1. Inserir alimentos ricos em fibras na alimentação;
  2. Beber bastante água;
  3. Comer calmamente e sem pressa;
  4. Evitar alimentos pesados e gordurosos;
  5. Comer de três em três horas;

O que faz piorar a apendicite?

No entanto, alguns fatores alimentares podem aumentar o risco de desenvolver a doença, como: Baixo consumo de fibras: uma dieta pobre em fibras pode levar à constipação e ao endurecimento das fezes, o que pode aumentar o risco de obstrução do apêndice.

Como manter o apêndice saudável?

Manter-se sempre hidratado. Ter uma dieta que inclua alimentos ricos em fibra (como aveia, arroz integral e granola) e em zinco (como feijão, carne vermelha e laticínios) Evitar alimentos gordurosos e calóricos. Não dormir logo após as refeições.

O que é bom pro apêndice?

Em geral, o tratamento mais indicado para a apendicite é a cirurgia para a retirada do órgão. Assim sendo, logo após o diagnóstico, o paciente é encaminhado para um procedimento denominado apendicectomia.

Como recuperar sua microbiota intestinal ‖ Dr. Lair Ribeiro

18 questões relacionadas encontradas

É possível desinflamar o apêndice?

E o apêndice não tem a capacidade de se desinflamar. Portanto, uma vez inflamado, a inflamação tende a progredir até culminar na ruptura do órgão.

Como Desinflamar apendicite sem cirurgia?

Nas apendicites agudas, o tratamento não operatório é realizado com antibióticos endovenosos por 24 a 48 horas e completados via oral por mais 8 a 10 dias. Uma meta-análise de 2017 afirma que o tratamento em crianças é seguro e efetivo como tratamento inicial em 97% dos pacientes.

O que leva a pessoa a ter apendicite?

Na maioria dos casos, a apendicite é provocada pela obstrução do apêndice com restos de fezes, resultando em inflamação. Sintomas: – dor do lado inferior direito do abdome.

O que acumula no apêndice?

Uma das principais é a obstrução do apêndice, que pode acontecer, por exemplo, pelo acúmulo de fezes endurecidas no pequeno órgão.

Como saber se está com apendicite inflamada?

O sintoma mais comum da apendicite aguda é a dor no lado inferior direito do abdome. É uma dor pontual, contínua e localizada, fraca no início, mas que vai aumentando de intensidade. Na crise de apendicite aguda, a dor no abdome pode vir acompanhada por outros sintomas, como náuseas, vômitos e perda de apetite e febre.

O que fazer para evitar estourar a apendicite?

Inserir alimentos ricos em fibras na alimentação é uma maneira de reduzir os riscos de apendicite, pois esses nutrientes facilitam o trânsito intestinal e diminuem a incidência de obstrução do órgão. Pelo mesmo motivo, tomar bastante água ajuda a manter o fluxo digestivo.

Quais alimentos pioram a apendicite?

Os alimentos que favorecem a produção de gases intestinais, como o feijão, repolho, brócolis e aspargos, por exemplo, também devem ser evitados durante 1 semana, já que podem causar mal-estar e dor abdominal.

O que muda depois da retirada do apêndice?

Todo o paciente que é operado pode sofrer no pós-operatório com bridas. Basicamente, as alças do intestino podem colar e daí o paciente pode ter problemas alimentares, dor abdominal, prisão de ventre e até vômitos.

O que pode ser confundido com apendicite?

A apendicite pode ser confundida com diversas outras doenças, como problemas alimentares, viroses, obstrução intestinal, pedra nos rins, gravidez ectópica, torção dos ovários, prisão de ventre e entre outras.

Como fazer o teste de apendicite?

A tomografia computadorizada com contraste é muito utilizada para o diagnóstico da apendicite. Isso porque, em caso de exclusão, o exame também pode informar outras causas possíveis para os sintomas. O ultrassom de abdome também pode ser realizado.

O que acontece se não operar o apêndice?

A evolução da apendicite pode ocorrer em 72 horas, quando o problema já alcançou um estágio avançado e a infecção se tornou mais grave, podendo levar o indivíduo a uma perfuração ou formação de bloqueio. Para evitar que isso aconteça, é importante estar atento a alguns sinais que podem indicar apendicite.

Como saber se estou com apendicite ou gases?

O inchaço abdominal pode ser um indicativo de apendicite, especialmente quando acompanhado de outros sintomas. Este inchaço pode ser resultado da inflamação e do acúmulo de gases no intestino, fazendo com que o abdômen se expanda e fique sensível ao toque.

Quando a apendicite é grave?

A dor abdominal é o sintoma mais comum de apendicite aguda, tanto em jovens como em adultos. Em geral, a evolução dos sinais acontece em 72 horas, quando o problema já está em um estágio mais avançado, ou seja, a infecção tornou-se mais grave.

Quanto tempo leva para apendicite se manifestar?

A dor da apendicite é normalmente localizada no lado direito do abdômen e/ou em volta do umbigo, iniciando-se de repente, dentro de 24 horas do início da inflamação no apêndice, podendo estar acompanhada de outros sintomas como náuseas, vômitos, perda do apetite ou febre, por exemplo.

É possível prevenir apendicite?

Infelizmente, não há como evitar uma crise de apendicite, pois a ocorrência de uma obstrução no apêndice é um evento imprevisível. O importante, em termos de prevenção, é procurar um serviço médico diante dos primeiros sinais clínicos para impedir que a inflamação evolua para peritonite.

Qual o melhor antibiótico para apendicite?

Foram utilizados cefotaxima e tinidazol intravenosos por 2 dias, seguidos de ofloxacino e tinidazol por 10 dias. O estudo mostrou que o tratamento é adequado, com curto tempo de internação e de dor. Ressalta-se que há risco de recorrência, mas esta ocorre com incidência próxima à de complicações pós-apendicectomia.

Quando a dor do lado direito da barriga é preocupante?

A dor do lado direito da barriga é muitas vezes causada pelo excesso de gases, mas também pode indicar apendicite, pedra na vesícula, infecção nos rins ou pancreatite, por exemplo.

Como saber se preciso operar o apêndice?

Recomendações em caso de suspeita de apendicite
  1. Procure assistência médica imediatamente se sentir dor na parte baixa e do lado direito do abdômen. Pode ser uma crise de apendicite aguda;
  2. Não se recuse a ficar internado no hospital enquanto o diagnóstico não for esclarecido. Você pode precisar de cirurgia de emergência.

Quanto tempo para curar apendicite?

É recomendado que os pacientes andem pequenas distâncias, várias vezes ao dia. Mover-se é obrigatório e a medicação para dor pode ser dada se necessário. Completa recuperação de apendicectomias ocorrem após aproximadamente 4 ou 6 semanas, mas pode ser prolongado até 8 semanas se o apêndice tiver sofrido uma ruptura.

Como se recuperar rápido da apendicite?

Muitas vezes, o tratamento inclui a cirurgia e o uso de antibióticos diretamente na veia para combater a infecção por bactérias. Além disso, se existir abscesso, o médico pode precisar inserir uma agulha através da barriga para retirar o excesso de pús antes de operar.

Artigo anterior
Qual é o significado de infarto?
Artigo seguinte
Como apagar histórico de transferência Banco do Brasil?