Qual é o significado de infarto?

Perguntado por: Ricardo Vicente de Cruz  |  Última atualização: 21. Januar 2025
Pontuação: 4.2/5 (57 avaliações)

O infarto do miocárdio, ou ataque cardíaco, é a morte das células de uma região do músculo do coração por conta da formação de um coágulo que interrompe o fluxo sanguíneo de forma súbita e intensa.

O que significa um infarto?

O que é infarto? Também chamado de infarto agudo do miocárdio ou ataque cardíaco, o infarto se caracteriza pelo bloqueio do fluxo sanguíneo do coração. A partir disso, o órgão para de funcionar por um determinado período de tempo, o que pode levar à morte de parte do tecido ou a danos irreversíveis na região.

Qual é a diferença entre infarto e infarto?

Princípio de infarto é um termo usado para descrever o início de sintomas ou uma condição que precede o infarto, chamada angina instável. Por vezes, dizer que alguém teve um princípio de infarto pode significar que o socorro foi rápido, evitando a morte das células cardíacas.

Quando o infarto é grave?

Forte dor no peito, sudorese e dores no braço esquerdo são alguns dos sintomas do infarto agudo do miocárdio que podem levar o paciente até a morte. Popularmente conhecido como ataque do coração, o infarto agudo do miocárdio pode chegar de repente e levar o paciente à morte.

Quanto tempo o corpo avisa antes de um infarto?

Cumpre ressaltar que os indícios não se manifestam apenas no momento do ataque. O corpo pode dar sinais de ataque cardíaco dias antes de o infarto fulminante ocorrer. A intensidade do sintoma pode variar conforme a gravidade da lesão no miocárdio. Quanto mais forte for a dor, por exemplo, mais grave é a lesão.

INFARTO: O QUE É ? SINTOMAS E TRATAMENTO

15 questões relacionadas encontradas

O que leva a pessoa a ter um infarto?

A principal causa do infarto é a aterosclerose, doença em que placas de gordura se acumulam no interior das artérias coronárias, chegando a obstrui-las. Na maioria dos casos o infarto ocorre quando há o rompimento de uma dessas placas, levando à formação do coágulo e interrupção do fluxo sanguíneo.

O que a pessoa sente antes de ter um infarto?

Dor ou desconforto em membros superiores - pode ser em um ou ambos os braços, costas, estômago, pescoço ou mandíbula; Falta de ar - pode vir acompanhada ou não de dor no peito; Outros sintomas - incluem tontura, suor, indigestão ou náusea.

É possível sobreviver de um infarto?

Um infarto grave é muito mais preocupante e ameaçador do que vários que não resultaram em lesões significativas. Estudos apontam que as taxas de sobrevivência de pessoas hospitalizadas por ataques cardíacos são de aproximadamente 90% a 97%.

Onde é exatamente a dor do infarto?

Segundo o cardiologista do Centro de Especialidades Metropolitano, o CRE Metropolitano, Edilson de Castro Araújo, a principal característica do infarto é a dor no peito caracterizada por uma sensação de peso e que pode se espalhar para o braço e pescoço, entretanto, a população deve se atentar também a outros sintomas.

Qual o exame que detecta o infarto?

Além dos mais comuns e de realização simples, como o exame de sangue e raio-x do tórax, há outros exames que fornecem diagnósticos de forma mais detalhada, como a ecocardiografia, o teste ergométrico, a monitorização ambulatorial da pressão arterial (MAPA), o holter e a cintilografia miocárdica.

Quanto tempo pode durar um infarto?

Como visto, o infarto é a morte das células do coração. Assim, quanto maior a demora na intervenção médica, maior será o dano e maiores serão as sequelas. Com até seis horas de infarto, pode-se conseguir uma recuperação razoável do músculo cardíaco.

O que fazer em caso de infarto sozinho?

Ao surgirem os primeiros sintomas, procure socorro imediatamente pelo 192 (Samu). Não dirija automóvel e evite andar ou carregar peso mesmo que a dor seja mínima; Se conseguir engolir sem dificuldade e não for alérgico ao medicamento, tome 2 comprimidos de ácido acetilsalicílico (aspirina) imediatamente.

Como descobrir se é infarto?

“Um sintoma de infarto evidente é uma dor muito forte, na região do tórax. Algo que também pode irradiar para braços, costas, pescoço e até mesmo para a mandíbula. O problema pode ocorrer em momentos distintos, tanto em situações de muito esforço e estresse como em ocasiões de descanso”, alerta o dr.

Quantos infarto uma pessoa pode ter?

Ter um segundo infarto é um medo que muitas pessoas enfrentam. Algumas pesquisas apontam que as chances de quem passou por um evento desse se repetir são maiores e, por isso, é preciso ficar muito atento e adquirir hábitos saudáveis para evitá-lo.

É possível ter um infarto com a pressão arterial normal?

É possível uma pessoa saudável infartar com os bpm, pressão arterial e oxigenação normais? Tudo é possível quando se trata de doença coronária. Aproximadamente 25% dos infartos são silenciosos, pricipalmente em idosos e diabéticos. Há que se ter alta capacidade diagnóstica, para não deixar passar casos atípicos.

Qual é o tipo de infarto mais grave?

O infarto tipo 3 é conhecido também como infarto fulminante, que leva à morte súbita antes que algum tratamento possa ser realizado. O exame posterior à morte demonstra isquemia cardíaca (diminuição de oxigênio para as células cardíacas).

Qual é o braço que dói no infarto?

E quando o infarto acontece? O principal sinal do infarto é a dor aguda no peito, que perdura por mais de 20 minutos e se irradia para o braço ou ombro esquerdo.

Quais os 6 sinais de um ataque cardíaco?

Como identificar um ataque cardíaco? Conheça 7 sinais
  1. 1 – Dor no Peito. ...
  2. 2 – Tonturas e vertigens. ...
  3. 3 – Sensação de enjoo e a perda do apetite. ...
  4. 4 – Dificuldades para respirar. ...
  5. 5 – Dores nos braços. ...
  6. 6 – Fraqueza. ...
  7. 7 – Dores na região do estômago.

Porque infarto fulminante mata na hora?

A maior causa da morte nas primeiras horas é a arritmia cardíaca”, diz. Mas há formas de socorrer as vítimas. “Tudo depende da situação. Se a pessoa tiver um infarto na rua e sofrer uma parada cardíaca, por exemplo, e houver um socorrista ou alguém que inicie a massagem de reanimação, é possível recuperá-la.

O que acontece com o coração depois de um infarto?

Após um infarto, parte do coração começa a morrer, pois há um corte no suprimento de oxigênio. Mas o coração é um órgão muito resistente. Apesar de parte dele ter sido danificada, o restante continua funcionando perfeitamente.

Como é a pressão de quem está infartando?

Os principais sintomas são palpitações, desmaios, tontura, fraqueza, pressão baixa, dor no peito e confusão mental, mas é importante ressaltar que a arritmia também pode ser assintomática e neste caso apenas será diagnosticada num check-up de rotina.

É possível a pessoa ter um infarto e não saber?

Sim, é totalmente possível que você possa infartar e não saber que está acontecendo, em muitos casos o ataque cardíaco é silencioso, mas na maioria das vezes, as pessoas apenas conhecem os sintomas básicos do infarto, sendo assim, quando sintomas diferentes acontecem, a pessoa associa a outras situações.

Quando a pessoa está infartando o coração acelera?

O ataque cardíaco também pode provocar suor frio, fadiga ou fraqueza, batimentos cardíacos acelerados ou irregulares e mudanças no humor, como ansiedade e pânico. Nem todas as pessoas tendo um infarto apresentam esses sintomas, e eles podem ser diferentes em cada uma.

Porque o estresse pode causar infarto?

Em situações de estresse repentino, a defesa do organismo faz com que hormônios como a adrenalina e a noradrenalina sejam liberados, causando redução do calibre dos vasos sanguíneos, espasmos das artéria coronárias, aumento da pressão arterial e da frequência cardíaca.

Quem tem ansiedade pode ter infarto?

Entre os sintomas ocasionados pelo estresse estão a pressão alta, a ansiedade, a depressão, doença do refluxo gástrico, problemas intestinais, dores de cabeça, AVC e infarto. “A persistência dos níveis elevados de pressão arterial pode levar, com o tempo, a um caso de insuficiência cardíaca, além do infarto.

Artigo anterior
Qual escala tem si bemol?
Artigo seguinte
Como cuidar do apêndice?