Qual a diferença entre comprovante e recibo?

Perguntado por: Nádia Gomes Fonseca  |  Última atualização: 5. März 2022
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A diferença entre recibo e os comprovantes fiscais (nota e cupom) é que o recibo não serve como meio de arrecadação de impostos, não sendo considerado um documento de faturação.

O que é um recibo?

Documento que o comerciante ou prestador de serviço entrega ao comprador ou cliente quando este compra um bem ou serviço ou faz algum pagamento.

O que seria um comprovante de pagamento?

Um comprovante de pagamento pode ser um recibo (tanto escaneado como uma foto ou arquivo em PDF) ou ainda, uma captura de tela do seu banco online, mostrando claramente as seguintes informações: seus dados — precisamos ver o seu nome, o número da conta, e o nome do seu banco.

Quando usar o recibo?

Um recibo pode ser utilizado sempre que houver a necessidade de comprovar algum pagamento. Enquanto isso, a nota fiscal precisa ser emitida para comprovar a troca da posse de um produto ou tomada de serviço. Ambos os documentos possuem validade para fiscalização.

O que é preciso para emitir recibo?

Como fazer um recibo correto?
  1. Dê um título ao documento. Coloque um título no cabeçalho da folha em branco: “Recibo”, “Recibo de pagamento”, ou “Declaração de pagamento”.
  2. Narre o recebimento. ...
  3. Tome cuidado com os valores. ...
  4. Deixe espaço para local, data e assinatura.

Nota fiscal ou recibo? Planejamento Tributário

26 questões relacionadas encontradas

Como emitir o recibo do veículo?

Como solicitar
  1. Encontre um despachante perto de você
  2. Compareça com seu veículo e os documentos que são solicitados pelas unidades de atendimento.
  3. Pague a taxa do despachante e a taxa dos serviços do Detran.
  4. Retorne ao despachante no prazo informado por ele.

Como emitir um recibo de pagamento autônomo?

Nome ou Razão Social e CNPJ da fonte pagadora; Dados do profissional autônomo – CPF e número de inscrição no INSS; Dados detalhados sobre pagamento do serviço prestado – Valores bruto e líquido (com os descontos); Nome e assinatura do responsável pela fonte pagadora (neste caso, a empresa);

Qual é a importância de pedir recibos?

Emitir comprovantes de pagamento é de grande importância para ocasiões em que você está vendendo algum produto ou prestando algum serviço para seus clientes. Assim, caso ocorra um problema, a transação financeira estará documentada e validada para as devidas resoluções.

Quem fica com o recibo de pagamento?

O recibo fica com quem realizou o pagamento, para evitar que o vendedor reivindique um pagamento que já tenha sido realizado (e que está comprovado no recibo). Mas o ideal é que o emitente (ou seja, quem recebeu o pagamento) fique com um canhoto ou uma cópia do recibo, que ateste a transação e o valor do pagamento.

O que não pode faltar em um recibo?

Quais dados devem constar em um modelo de recibo de pagamento?
  • Número do recibo;
  • Valor da transação/pagamento;
  • Data em que a transação/pagamento foi realizada;
  • Dados de quem recebeu e de quem realizou a transação/pagamento (como nome, CPF ou CNPJ, endereço entre outros);

Quais documentos servem como comprovante de pagamento?

Por outro lado, o recibo e a nota fiscal se enquadram como comprovantes de pagamento. A diferença entre os dois está na transferência de propriedade sobre o bem adquirido, que é atestada apenas na nota fiscal. O recibo, por sua vez, é um atestado de pagamento sobre o produto comprado ou serviço prestado.

Como conseguir um comprovante de pagamento?

Para fazer a consulta do comprovante por meio do Internet Banking, basta consultar a opção “2ª via de Comprovantes” em “Pagamentos” e “Transferências”. Se você quer acessar outras transações e obter mais detalhes, basta seguir em Outros Serviços>Operações Realizadas.

Como fazer um comprovante de pagamento válido?

Assim, o recibo deve conter pelo menos os seguintes elementos:
  1. data em que foi realizado o pagamento ou a transação;
  2. dados de quem recebeu o valor: nome, endereço, CPF etc.;
  3. dados de quem realizou o pagamento;
  4. descrição de referência do pagamento: serviço realizado, produto comprado, quantidade, número da parcela etc.;

Qual parte do recibo fica com o cliente?

O canhoto é a parte onde quem emite o recibo fica com o controle, com informações do destinatário, valores, endereço, data e referências. É um dos tipos de recibo que pode ser facilmente encontrado em papelarias e adquirido em blocos de 50 folhas.

Qual via do recibo fica com o cliente?

O recibo deve ser assinado por quem recebeu a quantia. Quem efetuou o pagamento da quantia descrita no recibo, deve ficar com a primeira via do documento. Quem recebeu a quantia, poderá ficar com a segunda via, ou cópia do documento.

Quem é o emissor do recibo?

Confira algumas dicas importantes de preenchimento

lembrar que emitente é quem recebe o pagamento e tomador é quem faz o pagamento; não rasurar o recibo; escrever os números também por extenso; sempre realizar um backup (para documentos digitais, prefira armazená-los na nuvem);

Qual a finalidade de recibos e notas fiscais?

Qual a diferença de recibo e nota fiscal? A diferença entre recibo e nota fiscal é que o primeiro dá quitação de dívida, atestando o pagamento de serviço ou produto; já a nota fiscal comprova também o direito de posse do bem comercializado – e por isso mesmo é a única que vale para transportes.

Como preencher Recibo de profissional autônomo?

RPA
  1. Nome ou razão social do contratante;
  2. Dados do prestador de serviço, como CPF e número de inscrição no INSS;
  3. Valor bruto e valor líquido do pagamento sobre o serviço prestado;
  4. Nome e assinatura do contratante; e.
  5. Quantia dos descontos em impostos (INSS, IRFF, ISS).

Pode emitir RPA para pessoa física?

A obrigatoriedade de emitir o RPA é daquele que efetua a contratação do serviço, seja o contratante empresa ou pessoa física. Por outro lado, o RPA pode ser recebido por qualquer pessoa que não possua emissão de notas fiscais. Cabe ressaltar que uma pessoa física pode emitir RPA para outra pessoa física.

Como fazer RPA 2021?

Quando for efetuar o cálculo do RPA você deve usar como base o teto atual de R$ 6.101,06 e aplicar a fórmula normalmente:
  1. Valor do serviço: R$ 8.900.
  2. Base para cálculo INSS: R$ 6.101,06.
  3. Percentual do INSS a recolher: 20%
  4. Cálculo: R$ 6.101,06 x 20%
  5. Valor do desconto do INSS: R$ 1.220,21.

Como pegar o recibo de compra e venda?

Perdeu o recibo de compra e venda de veículos? Em casos de extravio, o proprietário de um veículo pode solicitar a segunda via do CRV pelo Centro de Registro de Veículos Automotores (CRVA) ou pelo site do Detran de seu Estado.

Como baixar recibo de compra e venda?

Como baixar o CRLV (com o CRV) digital
  1. Instalar o aplicativo “Carteira Digital de Trânsito (CDT)” no seu telefone, disponível nas lojas Google Play e App Store;
  2. Realizar o cadastro de usuário no próprio aplicativo;
  3. Ativar a conta através do link enviado para o e-mail cadastrado;

Onde consigo o recibo de compra e venda de veículo?

Caso o recibo de compra e venda tenha sido extraviado, o proprietário do veículo deve solicitar a 2ª via do CRV pelo site do Detran de seu estado ou pelo Centro de Registro de Veículos Automotores (CRVA). Para que você consiga ter acesso à 2ª via do documento, uma taxa precisa ser paga.

Como se preenche um recibo de pagamento?

Caso seja da sua vontade criá-lo do zero, utilize o seguinte modelo de recibo de pagamento: “Eu, (nome), declaro ter recebido de (nome) a importância de R$ (valor), referente ao pagamento do(a) (especifique se foi um produto ou serviço). (local), (data).

Como provar que paguei uma conta se perdi o comprovante?

A orientação para quem perde o comprovante de pagamento é solicitar a segunda via diretamente na empresa ou concessionária para se livrar de cobranças futuras.

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