Como funciona o pós transplante de medula óssea?
Perguntado por: Ariana Íris de Ferreira | Última atualização: 6. Juni 2025Pontuação: 4.8/5 (58 avaliações)
Após o transplante, a nova medula óssea produz os linfócitos, que reconhecem o organismo do paciente como estranho, o que acarreta uma resposta imune que acaba destruindo e agredindo as células de alguns tecidos e órgãos do paciente.
O que acontece depois do transplante de medula?
Entre três e cinco semanas após o transplante, muitos pacientes já conseguiram se recuperar de maneira suficiente para deixar o hospital. O paciente é liberado quando a medula óssea estiver produzindo número suficiente de glóbulos vermelhos, brancos e plaquetas saudáveis e quando não há complicações.
Quais são os efeitos colaterais de um transplante de medula óssea?
- Náusea e vômito;
- Feridas na boca;
- Fadiga;
- Níveis baixos de plaquetas, dificultando a coagulação do sangue;
- Níveis baixos de glóbulos vermelhos, causando anemia;
- Diarreia.
Como é a vida do paciente após o transplante?
Após o transplante, apesar das recomendações e exi- gências médicas, o transplantado pode levar uma vida normal. A cada mês que passa, diminuem as restrições e os cuidados são menores, possibilitando um conví- vio social pleno e saudável.
Quanto tempo após o transplante de medula óssea o paciente pode receber alta médica?
A alta da enfermaria só será possível no momento em que a sua medula óssea estiver funcionando bem, ou seja, produzindo as células do sangue que protejam você contra infecções e hemorragias.
Cuidados no transplante de medula óssea
Quais os cuidados após transplante de medula óssea?
É importante manter unhas aparadas e limpas, tomando cuidado para não se cortar. Não se exponha ao sol, por causa do risco aumentado de câncer de pele entre transplantados. Ao sair de dia, prefira o fim de tarde ou o começo da manhã. E use chapéu, roupas compridas e sombrinha (sim, o guarda-chuva).
Quem faz transplante de medula tem vida normal?
No período pós transplante de medula óssea (pós-TMO) o sistema imunológico fica debilitado e mais suscetível às infecções. É necessário tomar diversas precauções para se recuperar corretamente e da melhor forma. Cuide das Alterações do seu Sangue.
Qual a chance de um transplante de medula óssea dar certo?
Apesar disso, a taxa de sobrevida no Pequeno Príncipe é entre 80% e 90% dos casos, dependendo da doença e do transplante”, pontua a médica. O procedimento envolve várias etapas, entre elas a passagem de um cateter, que fica cem dias com o paciente e é por onde as células tronco saudáveis são transplantadas.
Quanto tempo fica no hospital depois do transplante?
O PÓS-TRANSPLANTE
O tempo médio de permanência na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) é de três a dez dias, dependendo da evolução do quadro clínico do paciente.
Quais os cuidados diários que o paciente transplantado deve ter?
O cuidado mais importante que o paciente deverá ter é com as medicações imunossupressoras, que ajudam a impedir a rejeição ao órgão recebido. Os horários dos remédios prescritos pelo médico não podem atrasar, o que exige muito disciplina ao transplantado.
São considerados sinais de alerta após o transplante de medula?
Febre, problemas com o cateter, mudanças no aspecto das fezes e da urina, alterações na pele, tosse, falta de ar, mal estar, dificuldades para tomar a medicação e qualquer tipo de dor são considerados sinais de alerta nestes primeiros meses e devem ser observados com atenção.
Quem faz transplante de medula precisa fazer quimioterapia?
É um processo de preparo para o recebimento da medula óssea do doador. O paciente será submetido a um regime de quimioterapia em altas doses com o intuito de destruir a sua própria medula óssea, reduzindo a imunidade para que seja evitada a rejeição.
Quando o transplante de medula pega?
Quando a medula óssea começa a funcionar novamente se diz que houve a “pega”. Isso geralmente ocorre entre duas e quatro semanas após o transplante. Ainda assim, o acompanhamento médico continua, já que podem surgir complicações mesmo após um ano do procedimento.
Quais as fases da rejeição dos transplantes?
- Rejeição hiperaguda. ...
- Rejeição aguda. ...
- Rejeição crônica. ...
- Terapia imunossupressora. ...
- Plasmaférese. ...
- Imunoglobulina intravenosa (IGIV) ...
- Transplante de células-tronco. ...
- Transplante de órgão complementar.
O que uma pessoa que fez transplante de medula pode comer?
- ingerir, no mínimo, dois litros d'água por dia;
- consumir cereais integrais, principalmente, aveia e trigo;
- ingerir, diariamente, frutas, verduras e legumes nas principais refeições;
- usar com moderação sal e açúcar incluídos na refeição;
Quanto tempo dura um transplante de medula óssea?
O transplante de medula óssea é um tratamento indicado para doenças relacionadas com a fabricação de células do sangue e com deficiências no sistema imunológico. O procedimento é rápido, como uma transfusão de sangue, e dura em média duas horas.
Quem faz transplante de medula cai o cabelo?
O cabelo do paciente certamente cairá durante o transplante, pois trata-se de um efeito colateral do tratamento.
Quem faz transplante de medula pode tomar sol?
A pele é especialmente sensível ao tratamento e pode manifestar precocemente a doença enxerto-contra-hospedeiro (reação das células transplantadas contra o organismo do receptor). Os transplantados têm risco aumentado de câncer de pele, portanto não se exponha ao sol, principalmente no primeiro ano pós-TMO.
Quantas horas dura uma cirurgia de transplante?
Um transplante que ocorra sem complicações dura em torno de três a quatro horas.
Quando a leucemia volta depois do transplante?
A recidiva de LMA após transplante é associada à alta taxa de mortalidade, principalmente quando a recidiva ocorre pouco depois do transplante. Nestes casos, estima-se que 9% dos pacientes que apresentaram recidiva antes de D100 após o TCTH tenham sobrevida global de 2 anos.
Qual câncer precisa de transplante de medula?
Seu transplante é um tipo de tratamento para algumas enfermidades que afetam as células sanguíneas, como as leucemias e os linfomas.
Quem fez o transplante de medula óssea pode ter filhos?
As mulheres podem engravidar dentro de poucos meses após otransplante. Embora a gravidez cedo possa ser bem sucedida é aconselhável as mulheres esperem ao menos um ano depois do transplante para engravidar. Alguns centros preferem que os pacientes esperem por dois anos.
Quem faz transplante de medula pode se aposentar?
Os principais benefícios sociais para os transplantados são o Benefício de Prestação Continuada (BPC), a aposentadoria por invalidez, o auxílio-doença, a isenção do imposto de renda, a quitação da casa própria e o saque do FGTS.
Quais as doenças que precisam de transplante de medula?
Anemias: aplástica, Fanconi e hemoglobinúria paroxística noturna. Doenças hereditárias: deficiências imunológicas, doença metabólica e hemoglobinopatias. Doenças auto-imunes, como lúpus.
Pode fazer transplante de medula mais de uma vez?
Coordenador da área de Transplantes de Medula Óssea do Hospital 9 de Julho, em São Paulo, Massumoto explica que a doação é simples, rápida e nada burocrática. Mais do que isso, a pessoa pode fazer várias vezes ao longo da vida, sem qualquer prejuízo para a saúde.
Porque o frio causa resfriado?
Quais são os emojis novos do WhatsApp 2021?